Moisés Hansen, Carmo Requejo e Alessandra Guglieri – Crédito: Matheus Pé/Padrinho

Tecnopuc Experience: design pode ser ferramenta para uma vida mais prática e saudável

Palco Crialab do Tecnopuc Experience mostra que, com atenção às pessoas e ao cotidiano, é possível resolver problemas de forma efetiva e inclusiva

O design já não é o mesmo de 20 anos atrás. Quem diz isso é a portuguesa Carmo Requejo, radicada em Barcelona, onde trabalha na Nacar Design. Ao longo da carreira, ela percebeu a tendência de um design mais voltado à solução de problemas e migrou para a área focada na experiência dos usuários. “No UX Design pude encontrar projetos em que realmente o trabalho é mais satisfatório e com um pouco mais de sentido”, explica. Boa parte dessas soluções estão orientadas à saúde da população, justificando sua visão.

Este também é o caso de Moisés Hansen, da Valkiria Inteligência Criativa. Provocados por um cliente, eles desenvolveram uma bota ortopédica para ser fabricada no Brasil – já que praticamente todas vinham da China – e pegaram gosto pela função. “O bom design coloca as pessoas no centro e não negligencia a questão financeira, a tecnologia e o que as pessoas querem, sendo factível na ótica do mercado”, destaca.

A Valkiria trabalha dentro de uma metodologia intitulada 2PCA:

Processo – abordagem estruturada para guiar o desenvolvimento de projetos.
Profundidade – busca por um entendimento profundo das necessidades e do contexto do projeto.
Consistência – manter a coerência e a qualidade em todas as etapas do processo de design.
Adequação – garantir que a solução de design seja apropriada e relevante para o público e o negócio.

Carmo Requejo, por sua vez, gosta de ver as coisas “do palpite ao impacto”, tema de uma conversa que teve com os participantes do Tecnopuc Experience. A designer explicou como uma série de visões – traduzidas em palpites – dão origem aos projetos que, depois de testados e validados, chegam aos clientes com soluções reais e diversas. “Aos poucos, os palpites tomam forma do que pode ser uma solução”, resume.

Nesse contexto, projetos de inovação corporativa também podem acompanhar metodologias colaborativas. Alessandra Guglieri, da DB, conta que a equipe utiliza IA para concepção de projetos, o que traz uma riqueza muito grande. “Quando a gente trabalha com IA, uma maneira de medir os avanços é ter hipóteses a serem validadas. Isso é muito importante, também, na criação de produtos de qualquer natureza”, explica.

Ela ressalta que não se utiliza a IA só para criar projetos, mas também para construir uma nova cultura, porque trazer a IA é uma mudança cultural na corporação, às vezes até mesmo pela mudança de papéis que as pessoas têm.

Já Aron Krause, do Estúdio Nômade, parte do design para ajudar empresas a entenderem essa cultura sob a perspectiva do comportamento desejado e do desenvolvimento de habilidades. “No século XX a gente conseguia ser relevante por muito tempo com uma competência. Hoje, a média é de três anos, caminhando para ser de seis meses”, estima.

Essa realidade leva à necessidade de aprender cada vez mais rápido e com aplicabilidade prática.

Este conteúdo é um oferecimento do TIC em Trilhas, uma iniciativa que oferece, de forma gratuita e online, trilhas de formação em Tecnologias da Informação e da Comunicação a partir de metodologias ativas de aprendizagem e com apoio de mentores e monitores especializados. A iniciativa integra o projeto Residência em TIC 02, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei n° 8.248/91, sob coordenação da Softex e diversos parceiros e instituições renomadas com expertise na área.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br / +55 11 94040-5356

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.