A manifestação de interesse para participar do programa de apoio de startups está aberta até o dia 10 de novembro
A programação do palco Startups do Tecnopuc Experience 2025 começou com uma boa notícia. O Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em parceria com o Tecnopuc, lançou, na manhã desta quinta-feira (30), o Labs 2.0, um programa de apoio a startups que já passaram por processos de aceleração, com foco em gerar oportunidades de negócios junto a empresas que também atuaram como âncoras dos programas de aceleração.
O programa tem foco na jornada de consolidação das startups a partir da validação de players de mercado, por meio da realização de provas de conceito (POCs) com empresas âncoras convidadas pelo BRDE. As inscrições para garantir as 20 vagas estarão abertas de 20 de novembro a 11 de janeiro de 2026, mas a manifestação de interesse já está disponível até o dia 10 de novembro. A divulgação dos selecionados será em 23 de janeiro de 2026 e a abertura do programa está prevista para o dia 9 de fevereiro de 2026.
O Labs 2.0 vai até agosto do ano que vem. Entre os benefícios para as startups estão o acesso ao espaço físico do Tecnopuc e a conexão com os hubs temáticos e com os mais de 300 membros do local, acesso a mentorias especializadas, contato com investidores e empresas âncoras do BRDE e suporte financeiro para validação de mercado e escalabilidade.
O lançamento ocorreu com a presença do reitor da PUCRS, professor Irmão Manuir José Mentges, com o presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, e com o diretor de Planejamento da iniciativa, Leonardo Busatto. Os três destacaram que a parceria fortalece não só as startups participantes, mas também o ambiente de inovação da região Sul do Brasil.
“Temos aqui uma convergência de propósitos visando ao desenvolvimento de um grande ecossistema de inovação que atenda aos anseios do setor produtivo, da pesquisa aplicada e a formação do aprendizado. Sem dúvida, estamos falando de um programa cuja geração de valor é inquestionável”, pontuou o reitor da PUCRS.
Busatto afirmou que o surgimento de ideias inovadoras entre universitários contribui para que a economia gaúcha cresça e tenha grandes saltos. Já Vieira destacou a história do BRDE Labs, que está na sexta edição, e afirmou estar muito feliz com a criação do programa 2.0 ao lado da PUCRS.
“Nosso DNA é a inovação e a tecnologia, é exatamente o que nós estamos fazendo aqui”, comentou o presidente do BRDE.
Este conteúdo é um oferecimento do TIC em Trilhas, uma iniciativa que oferece, de forma gratuita e online, trilhas de formação em Tecnologias da Informação e da Comunicação a partir de metodologias ativas de aprendizagem e com apoio de mentores e monitores especializados. A iniciativa integra o projeto Residência em TIC 02, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei n° 8.248/91, sob coordenação da Softex e diversos parceiros e instituições renomadas com expertise na área.
 
								 
								 
													 
								 
								 
								 
								 
             
             
             
             
             
             
             
             
             
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								