Tech Arena Robótica de 12 a 14.12.25 no PTS em Sorocaba

Tech Arena 2025 começa com pesagem e verificação de segurança de robôs 

Tech Arena 2025 começa com pesagem e verificação de segurança de robôs. Foto: divulgação

O Tech Arena 2025, um dos maiores eventos regionais de robótica, inovação e tecnologia do Brasil, começou nesta sexta-feira (12) com as pesagens e verificações de segurança dos robôs que vão participar das competições. Organizado pelo Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e realizado na cidade pela primeira vez, o evento gratuito e aberto ao público segue até domingo (14).

Unindo competição, inovação e conexão, o Tech Arena recebeu inscrições de 24 equipes, que somam mais de 200 competidores vindos de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Realizado com o apoio da empresa brasileira de robótica e automação RoboCore e da Marucci Produções e Soluções para Eventos, além de patrocínio do CNA, o evento também tem caráter social. A diretoria do PTS pede que todos os participantes e visitantes doem um quilo de alimentos não perecíveis. As arrecadações serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba.

A programação conta com 60 horas de atrações, com destaque para as batalhas de robôs. Os confrontos acontecem neste sábado (13), até as 20h, e domingo (14), das 9h às 19h, com apresentação de Bela Camps, a maior apresentadora de competições desse tipo da América Latina.

As máquinas se enfrentarão em combates que testam engenharia, estratégia e resistência, nas seguintes modalidades:

Fairyweight (150 gramas) – Ultraleves, ágeis e extremamente desafiadores de construir;

Antweight (454 g) – Compactos, rápidos e eficientes;

Cupim (até 800 g) – Categoria intermediária brasileira que combina leveza e boa capacidade ofensiva;

Beetleweight (1,36 quilos) – Uma das classes mais populares, com equilíbrio entre potência e mobilidade;

Hobbyweight (5,44 kg) – Robustos e impactantes, protagonizando os confrontos mais intensas.

O público também poderá acompanhar provas de seguidor de linha, em que os robôs percorrem um trajeto pré-definido no menor tempo possível, sem qualquer interferência humana; desafios de trekking, nos quais veículos autônomos desenvolvidos pelas equipes devem completar um percurso complexo e imprevisível rapidamente; e partidas dinâmicas de microhockey, que desafiam robôs controlados remotamente a marcar gols usando um disco semelhante ao do hóquei de rua.

Em sua primeira participação no evento, Noah Vargas Heil, de 7 anos, vindo de Penha (SC), vai batalhar nas categorias Antweight e Cupim. Piloto mais jovem de robôs de combate do País, ele começou a competir em 2024, aos 5 anos de idade, inspirado pelo pai. Em apenas um ano, já conquistou oito pódios em campeonatos nacionais.

O garoto começou a se preparar para o Tech Arena no ano passado. Confiante na vitória, as suas estratégias para derrotar os adversários são avaliá-los, não se amedrontar e manter a paciência. “Vou fazer quadradinho (movimentos no centro da arena que formam para atingir os oponentes) e atacar”, adianta.

Prêmios

O CNA sorteará entre os participantes das equipes cinco bolsas anuais de inglês (CNA Go) e três bolsas integrais válidas por um semestre para os cursos de programação e robótica Ctrl+Play. Cada bolsa é avaliada em até R$ 2.500,00. Os campeões ainda receberão troféus da RoboCore.

Fomento à robótica

Segundo o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, a robótica é uma das principais áreas de atuação do PTS. Por isso, ele considera essencial promover ações para fomentar projetos desenvolvidos campo. A intenção, inclusive, é incluir o Tech Arena no calendário oficial de eventos do Parque.

Ainda de acordo com Cancellara, o evento também é uma oportunidade para o PTS conhecer as tecnologias e inovações desenvolvidas pelas equipes inscritas. Ao mesmo tempo, buscando motivá-las a se instalar no seu ecossistema, o Parque pode apresentar toda a sua infraestrutura e demonstrar a sua capacidade de apoiar o aprimoramento das iniciativas.”Podemos contribuir com o melhor desenvolvimento de muitos trabalhos que serão mostrados aqui”.

Para ele, a economia local também é beneficiada, pois a vinda dos competidores à cidade cidade aquece principalmente os setores hoteleiro e gastronômico.

Já o CEO da RoboCore, Paulo Lenz, ressalta que o evento incentiva o desenvolvimento tecnológico de forma lúdica e interessante. Além disso, funciona como vitrine para tecnologias brasileiras. “O Brasil é muito capaz de fazer muita coisa legal não só na parte de desenvolvimento, mas também de fabricação dos projetos. O brasileiro é muito criativo; então, quando oportunidade e criatividade se justam, alcançam-se resultados fantásticos”, diz ele.

Visita de especialista em IA

O professor Francesco Borelli, da Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA), esteve na abertura do Tech Arena nesta sexta-feira (12). Especialista global em sistemas autônomos, robótica e Inteligência Artificial (IA), Borelli falou sobre a complexidade envolvida na criação de recursos da IA e elogiou o empenho dos competidores na idealização dos robôs. “Para muitas pessoas, IA significa Chat GPT ou Large Language Model (inteligência artificial usada para compreender, gerar e interagir com a linguagem humana), mas é muito mais difícil desenvolver IA para robôs, para sistemas físicos. Não é apenas um jogo; começa com jogos, mas, depois, se torna real. Então, é muito emocionante ver jovens interessados e aprendendo sobre robótica e IA.”

Sobre o PTS

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) é um ambiente de inovação que visa fomentar o desenvolvimento de empresas e projetos tecnológicos na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Tem como objetivos principais promover tecnologias, bem como contribuir com o desenvolvimento social e econômico da RMS. Para tanto, cria um ambiente propício para a geração de empregos, o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida da população.

O PTS atua nas áreas automobilística, de automação industrial, biociências, educação e pesquisa, energias renováveis e Tecnologia da Informação (TIC). Com aproximadamente 1,8 milhão de metros quadrados de área total, possui mais de 50 empresas instaladas e mais de 150 em seu ecossistema. Também trabalha em parceria com 19 instituições de ensino e apoia 55 startups.

Sobre o CNA

O CNA prepara crianças, jovens e adultos para as linguagens do presente e do futuro, seja em idiomas, robótica, programação, inteligência artificial, influência digital ou tecnologia.

SERVIÇO

Evento: Tech Arena 2025

Data e horário: 12 e 13 de dezembro, das 9h às 20h, e dia 14, das 9h às 19h

Local: Parque Tecnológico de Sorocaba (Avenida Itavuvu, 11.777 – Jardim Santa Cecilia)

Entrada gratuita e aberta ao público

Programação completa e mais informações

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

Conteúdo
https://brasilinovador.com.br

Conexões
https://brasilinovador.com.br/guia

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.