Teatro YouTube, na Galeria Magalu, abre as portas com musical ‘Hip Hop Hamlet’

Localizado dentro da Galeria Magalu, no Conjunto Nacional, o espaço no coração de São Paulo conecta conteúdo digital, teatro e música. Foto: divulgação

Localizado dentro da Galeria Magalu, no Conjunto Nacional, o espaço no coração de São Paulo conecta conteúdo digital, teatro e música. Foto: divulgação

O YouTube e a Aventura anunciaram hoje que o Teatro YouTube abre oficialmente as suas portas ao público no próximo dia 18 de dezembro, com a estreia do musical ‘Hip Hop Hamlet’. Será o início de um movimento inédito que vai unir as artes cênicas e os shows com o desenvolvimento de conteúdo para a plataforma. O espaço ocupa o antigo teatro Eva Herz, que passou por obras de modernização e agora integra a Galeria Magalu, no Conjunto Nacional, localizado em um dos endereços mais icônicos de São Paulo, na Avenida Paulista.

Escrita por William Shakespeare há mais de quatro séculos, ‘Hamlet’ segue até hoje como um dos clássicos mais celebrados da história do Teatro Mundial. Com a estreia de ‘Hip Hop Hamlet’, uma versão inédita nos palcos, o público pode desfrutar de um musical contemporâneo que marca  o encontro da dramaturgia shakespeariana com os elementos da cultura Hip Hop, em uma experiência imersiva onde luzes, videocenografia e sons dão vida a um Hamlet pulsante e conectado ao presente.

Com produção da Aventura, o espetáculo foi criado coletivamente a partir da união entre Guilherme Leme Garcia e o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, grupo paulista que celebrou, em 2024, 25 anos de uma pesquisa de linguagem interdisciplinar que deu origem ao que batizaram de Teatro Hip-Hop. A música permeia toda a dramaturgia em uma trilha formada por canções de ícones nacionais e internacionais, como Aretha Franklin (‘Baby Baby Baby’), Racionais MC (‘Vida é um Desafio’), Kanye West (‘All Falls Down’), Jorge Ben Jor (‘Moça’), Toni Tornado (‘Pode Crer Amizade’) e Tim Maia (‘Sossego’).

A abertura do teatro sela a parceria entre YouTube, Magalu e Aventura, esta última responsável pela gestão, operação e programação da casa, a sexta no Brasil com administração da produtora, responsável pela Arena B3 (SP), o BTG Pactual Hall (SP), o Teatro Riachuelo (RJ), Teatro Adolpho Bloch (RJ) e a Ecovilla RiHappy (RJ).

Funcionamento

O Teatro YouTube será um palco híbrido para abrigar espetáculos teatrais, musicais e shows, projetos institucionais da plataforma, além de ações de criadores de conteúdo. O espaço multiuso foi adaptado com equipamentos para realizar gravações, transmissões ao vivo, talk shows, podcasts, entre outros.

O Teatro também será a casa do YouTube Music Nights, série de shows intimistas gravados e exibidos na plataforma desde 2018, que já registrou apresentações de Lizzo, Tássia Reis e Luisa Sonza. O show de retomada do projeto, gravado em outubro no Teatro YouTube com Glória Groove, já está disponível na plataforma e, nesta quarta-feira, 10 de dezembro, estreia uma edição com Carol Biazin reunindo algumas das principais faixas do disco “No Escuro, Quem é Você?”, recentemente indicado ao Grammy Latino como um dos maiores álbuns pop do ano.

“O YouTube Music Nights reflete o atual momento da música nacional e o investimento contínuo da plataforma em conectar artistas, criadores e público em múltiplos formatos legítimos dentro do nosso ecossistema 360º. Estamos entusiasmados em fortalecer a trajetória da nova geração, unindo palco físico e o impacto da distribuição digital do YouTube em um ambiente que impulsiona suas carreiras”, conta Sandra Jimenez, Diretora de Música do YouTube para a América Latina e US-Latin.

A programação artística regular acontecerá nas noites de quinta a domingo. Em outros horários, o Teatro YouTube estará aberto para os criadores de conteúdo e disponibilizará equipamento para gravações e lives, mediante processo de avaliação e agendamento prévio. O local funcionará como estúdio de alta qualidade, com capacidade para receber encontros de fãs, sessões de autógrafos e eventos que possam apoiar talentos e fomentar novas oportunidades.

Aventura Teatros

Sob liderança de Aniela Jordan, Giulia Jordan e Luiz Calainho, a Aventura é também a líder no mercado brasileiro de musicais e já levou mais de 4,5 milhões espectadores aos teatros em produções de sucesso como ‘Elis, a Musical’, ‘Vamp’, ‘Chacrinha’, ‘Mamma Mia!’, ‘A Noviça Rebelde’, ‘Hair’, entre muitos outros. ‘Desde a fundação da Aventura, nosso propósito tem sido revitalizar e transformar espaços culturais em verdadeiros centros de experiência e emoção, capazes de conectar pessoas e criar memórias marcantes. Estamos extremamente animados para apresentar ao público novas histórias que inspirem e proporcionem momentos verdadeiramente inesquecíveis, reafirmando nosso compromisso com a excelência artística e o impacto positivo na sociedade’, destaca Calainho. A iniciativa com o YouTube reafirma ainda o compromisso da Aventura com a excelência artística e com o fortalecimento do setor cultural, através da inovação, diversidade e da formação de novos profissionais para o futuro do mercado.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

https://brasilinovador.com.br
https://brasilinovador.com.br/guia

Publicidade, Mantenedores e Media Partners
midia@brasilinovador.com.br

Conteúdo, Releases e Mailing de Imprensa
rede@brasilinovador.com.br

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.