A TeamViewer, provedora líder global de soluções para ambientes de trabalho digitais, anunciou durante o Gartner IT Symposium, em Barcelona, o lançamento do Agentless Access.
O novo recurso da plataforma corporativa TeamViewer Tensor permite que fabricantes e integradores de máquinas (OEMs, sigla em inglês para Fabricantes de Equipamentos Originais) acessem remotamente equipamentos e outros sistemas de Tecnologia Operacional (TO) sem necessidade de instalar softwares separadamente em cada dispositivo. Isso reduz a complexidade para as equipes de TI e TO, além de reforçar a cibersegurança e a conformidade em ambientes de produção conectados.
O Agentless Access amplia as capacidades do TeamViewer Tensor, agora totalmente otimizado para operações remotas industriais e de tecnologia operacional, ao oferecer gestão centralizada e configuração simplificada para terminais TO, incluindo Interfaces Homem-Máquina (HMIs, do inglês Human-Machine Interfaces), sistemas legados e dispositivos fechados.
Clientes como a Schwäbische Werkzeugmaschinen GmbH, fabricante alemã de sistemas de usinagem de alta precisão voltados para a indústria metalúrgica, já utilizam o recurso para programação remota de CLPs (Controladores Lógicos Programáveis), permitindo gerenciar e automatizar máquinas no chão de fábrica. Com o Acesso Condicional Híbrido do TeamViewer Tensor, os fabricantes contam com uma solução completa para conectividade segura, flexível e controlada em redes altamente segmentadas, simplificando os fluxos de manutenção e resolução de problemas.
À medida que as fábricas se modernizam e se tornam mais conectadas, os sistemas industriais ficam cada vez mais vulneráveis a ataques cibernéticos. As organizações precisam de soluções de conectividade resilientes e adaptáveis capazes de proteger sistemas críticos, maximizar o tempo de atividade, garantir conformidade e manter o controle operacional.
O Agentless Access enfrenta esses desafios, permitindo que os fabricantes trabalhem diretamente em PLCs e IHMs para manutenção ou resolução de problemas sem realizar alterações de software em dispositivos, eliminando uma grande barreira operacional que pode introduzir riscos ou tempo de inatividade. O TeamViewer Tensor impõe acesso remoto zero-trust em redes segmentadas e as protege com controles de acesso granulares, isolamento de protocolo e registro completo de auditoria com logs detalhados. Com isso, as equipes de TI mantêm a governança e a visibilidade, enquanto os profissionais de TO retêm o controle operacional e a segurança.
“TI e TO têm objetivos diferentes, mas compartilham o mesmo desafio, que é manter as operações seguras e em funcionamento”, diz Caroline Hempfing, Diretora de Gestão de Produtos da TeamViewer. “O Agentless Access preenche essa lacuna ao oferecer uma forma confiável de conexão remota a sistemas críticos, sem comprometer a conformidade ou a segurança – uma exigência no atual cenário de produção conectada.”
Com a crescente interconexão entre os ambientes de TI e TO, o Agentless Access possibilita colaboração segura entre ambos os domínios por meio de uma única plataforma. A TeamViewer apresentará o novo recurso e outras inovações para operações remotas seguras também durante o Microsoft Ignite, de 18 a 21 de novembro, em São Francisco (EUA), e o Smart Remote Service, de 23 a 25 de novembro, em Berlim (Alemanha), mostrando como os fabricantes podem aprimorar a segurança cibernética e a eficiência operacional.
Na web, a TeamViewer está em www.teamviewer.com
Sobre a TeamViewer
A TeamViewer é a fornecedora líder global de plataformas voltadas para ambientes de trabalho digitais que conectam pessoas com tecnologia, permitindo aprimorar e automatizar processos para acelerar a evolução e a transformação digital nas empresas. Em 2005, a TeamViewer lançou a solução homônima TeamViewer, primeiro software capaz de se conectar a computadores em qualquer lugar do planeta para aumento de produtividade e redução de custos com viagens e deslocamentos desnecessários dos técnicos de suporte para resolução de problemas em outras regiões. Rapidamente, a tecnologia TeamViewer se tornou o padrão da indústria mundial para acesso e suporte remotos e a solução número 1 de centenas de milhões de usuários em todo o mundo para resolução de problemas de TI. Atualmente, mais de 660 mil clientes de todos os setores, desde pequenas e médias empresas até as maiores companhias de renome internacional, confiam na tecnologia TeamViewer para otimizar seus locais de trabalho digitais, capacitando tanto os funcionários que atuam em escritórios como os que estão na linha de frente. As organizações utilizam o extenso portfólio de soluções da TeamViewer para evitar e resolver interrupções com terminais digitais de qualquer tipo, gerenciar com segurança cenários complexos de TI e de dispositivos industriais e aprimorar processos com assistência e fluxos de trabalho com Realidade Aumentada (RA), alavancando a Inteligência Artificial (IA) e promovendo uma perfeita integração com os principais parceiros de tecnologia. No contexto da Transformação Digital global e de desafios como a escassez de mão de obra qualificada, o trabalho híbrido, a análise acelerada de dados e o surgimento de novas tecnologias, as soluções da TeamViewer oferecem um nítido valor agregado, aumentando a produtividade, reduzindo o downtime de máquinas, acelerando a integração de talentos e melhorando a satisfação do cliente e dos funcionários. Com sede em Göppingen, na Alemanha, a empresa emprega mais de 1.900 pessoas em todo o mundo e alcançou uma receita de cerca de 671 milhões de euros em 2024. A TeamViewer SE (TMV) está listada na Bolsa de Valores de Frankfurt e pertence ao MDAX.