Tatiana Pimenta, CEO da Vittude, destaca que sem um entendimento profundo dos indicadores de adoecimento e da dinâmica organizacional, é impossível estruturar um programa eficiente de saúde mental

Tatiana Pimenta da Vittude: investir em saúde mental é estratégico e rentável

Janeiro Branco: soluções de saúde mental para eficiência operacional e otimizar investimentos nas empresas

O Brasil é o país com o maior índice de ansiedade do mundo e o quinto mais depressivo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No ambiente de trabalho, cerca de 30% dos profissionais brasileiros sofrem de burnout, conforme dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt). Apenas em 2023, o INSS registrou 288 mil afastamentos de trabalhadores por questões de saúde mental, um aumento de 38% em relação ao ano anterior. E segundo estudo da Vittude, referência no desenvolvimento e gestão estratégica de programas de saúde mental para empresas, em parceria com Opinion Box, 40% das pessoas percebem o trabalho como fonte significativa de estresse e desgaste mental.

“Essa crise impacta tanto o bem-estar dos indivíduos quanto o desempenho financeiro das empresas. O aumento da sinistralidade no sistema de saúde suplementar gera altos custos para as organizações que oferecem planos de saúde, o que representa entre 14% e 20% da folha de pagamento. Nosso objetivo inicial na Vittude foi democratizar o acesso à saúde mental, especialmente em áreas com escassez de profissionais, criando uma plataforma que conecta psicólogos a pacientes. Hoje, oferecemos soluções corporativas focadas na prevenção e no tratamento de transtornos mentais, pois as corporações têm um papel crucial em programas estruturados de cuidado com a saúde mental”, afirma Tatiana Pimenta, cofundadora e CEO da Vittude.

Pensando em atuar como parceira das organizações neste sentido, a CEO da companhia destaca: “Investir em saúde mental é estratégico e rentável. As soluções da Vittude foram desenvolvidas para ajudar empresas a alocar seus recursos de forma eficaz, maximizando o retorno sobre os investimentos. Com a nova Lei 14.831/24, que criou o Certificado de Empresa Promotora de Saúde Mental, e a atualização da Norma Regulamentadora N.º 1, que agora exige a gestão de riscos psicossociais no trabalho, estamos preparados para atender essa demanda e ajudar organizações a estruturar programas estratégicos de saúde mental”, complementa Tatiana.

Uma dessas ferramentas é o Vittude Insights, lançado no início do ano. O produto possibilita uma análise avançada dos dados coletados em plataforma online, aplicativo mobile e também em integrações com bases externas de saúde ocupacional e operadoras. Esse recurso fornece insights para a alocação inteligente de recursos e adoção de protocolos de cuidado coordenado, visando sempre o melhor desfecho de saúde para os colaboradores. O objetivo é transformar dados de saúde em inteligência estratégica para as companhias.

Outro destaque é o Deep Dive de Saúde Mental, lançado no primeiro semestre também de 2024. Esse diagnóstico institucional inclui relatório com análises detalhadas e planos de ação, permitindo priorizar investimentos e aumentar a eficiência operacional das empresas. A partir da análise epidemiológica que envolve instrumentos psicométricos, entrevistas e grupos focais, avalia a percepção dos colaboradores sobre a saúde mental no ambiente de trabalho e analisa os fatores e riscos psicossociais no trabalho, as políticas, processos e soluções atuais, além de sua interface com diferentes stakeholders internos.

“É impossível estruturar um programa eficiente, que gere resultados positivos para colaboradores e para o negócio sem uma compreensão profunda dos indicadores de adoecimento e da dinâmica organizacional. Isso exige robustez, conhecimento técnico e versatilidade para atuar em todo o ciclo de cuidado. Esse movimento destaca a importância do tema e mostra que, para combater a escalada do adoecimento mental, é necessário um trabalho conjunto entre governo, empregadores e empresas que desenvolvem tecnologia de ponta para enfrentar essa crise de saúde mental. E nós estamos na vanguarda desse enfrentamento”, conclui a CEO.

Sobre a Vittude:

A Vittude é referência no desenvolvimento e gestão estratégica de programas de saúde mental para empresas, sendo parceira dos maiores empregadores do Brasil. Com um ecossistema de soluções inteligentes em saúde mental, desenvolve projetos apoiados em 4 pilares: diagnóstico, educação, clínica e inteligência. Atende mais de 200 clientes, entre eles Grupo Boticário, Vivo, Ambev, Cocamar, Saint Gobain, Telhanorte Tumelero, L’Óreal, SAP e Thomson Reuters, possuindo mais de 3,5 milhões de pessoas beneficiadas por suas soluções. A empresa já recebeu mais de R$40 milhões em investimentos dos fundos Crescera Capital, Redpoint eVentures, Scale Up Ventures e Superjobs.vc.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.