cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
rede-brasil-inovador-south-summit-brazil-innovation-inovacao-esg-ai-ia-ecossistema-startups-media-partner-aldo-cargnelutti-ceo-16

Supermercados apostam em IA para driblar crise de mão de obra e otimizar custos

Patrick: “Criamos algo tão simples e humano que faz uma entrevista de emprego se parecer com uma conversa com amigos. O segredo é a sofisticação tecnológica por trás disso tudo” – (crédito: Leo Caldas/Divulgação)

Supermercados apostam em IA para driblar crise de mão de obra e otimizar custos

O setor supermercadista, que movimentou mais de R$ 1 trilhão no Brasil em 2023, segundo a Pesquisa Ranking ABRAS 2024, viu o número de vagas explodir com a expansão dos canais de venda, como atacarejos e e-commerce

A busca por eficiência e redução de custos, impulsionada pela alta competitividade do setor supermercadista, está levando as empresas a adotarem soluções tecnológicas cada vez mais sofisticadas. A inteligência artificial (IA) emerge como uma das principais aliadas nesse cenário, especialmente para lidar com um dos maiores desafios do setor: a dificuldade em preencher vagas operacionais e a alta rotatividade de funcionários.

O setor supermercadista, que movimentou mais de R$ 1 trilhão no Brasil em 2023, segundo a Pesquisa Ranking ABRAS 2024, viu o número de vagas explodir com a expansão dos canais de venda, como atacarejos e e-commerce. Para dar conta dessa demanda, muitas empresas estão recorrendo a plataformas de recrutamento com inteligência artificial (ATS), que prometem agilizar e otimizar o processo seletivo.

Um dos cases de sucesso mais recentes é o do grupo nordestino Novo Atacarejo, que reduziu o tempo de contratação de 45 para apenas cinco dias com a ajuda de uma plataforma de IA. A empresa conseguiu contratar 350 pessoas em apenas uma semana, um feito que a catapultou para o 21º lugar no ranking da ABRAS.

A startup Recrut.AI, responsável pela plataforma utilizada pelo Novo Atacarejo, destaca a simplicidade e a experiência do candidato como diferenciais. Com apenas cinco perguntas e um ambiente descontraído, a IA consegue identificar os perfis mais adequados para as vagas, reduzindo a taxa de rotatividade e, consequentemente, os custos com recrutamento e treinamento.

“O nosso maior valor não é segredo. A gente se tornou líder entre supermercados porque a gente entende o problema do varejo para preencher vagas operacionais. E, por isso, criamos algo tão simples e humano que faz uma entrevista de emprego se parecer com uma conversa com amigos. O segredo é a sofisticação tecnológica por trás disso tudo”, afirmou Patrick Gouy, CEO e criador da IA da Recrut.AI

https://www.correiobraziliense.com.br/

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.