A inteligência artificial transforma o modo de executar obras de redes de franquias no Brasil. Com o uso da tecnologia, a Zinz, empresa que conecta franqueados a empreiteiras por meio de uma plataforma digital, já finalizou 120 projetos usando a IA, somando R$21 milhões transacionados e mais de 19 mil m² reformados até 2025.
“Nas obras comerciais, os atrasos continuam sendo o principal vetor de aumento de custo e de perda de eficiência operacional. Ao aplicar modelos de inteligência artificial à gestão das etapas, conseguimos antecipar desvios, validar conformidade técnica em tempo real e reduzir significativamente o ciclo total da obra”, explica o CTO da Zinz, Gustavo Pahal.
Como a IA atua
A plataforma da Zinz permite que o prestador de serviço registre cada etapa da obra com fotos. A partir desse material, a IA verifica se o trabalho está em conformidade com as Normas Brasileiras de Construção Civil. Caso haja divergências, o sistema indica visualmente os ajustes necessários, mostra comparações com o padrão ideal e ainda prevê o tempo estimado para correção e entrega. As análises geradas são revisadas pela equipe técnica da empresa após a aprovação do cliente, e, em caso de algo fora do regulamento, o pagamento destinado ao prestador de serviço é vetado.
Nos últimos 12 meses, foram 113 obras concluídas, representando R$ 11 milhões em investimentos e 8,3 mil m² reformados. Atualmente, a empresa mantém 52 obras consecutivas em andamento e, apenas nos últimos seis meses, a IA analisou 1.690 etapas de execução.
Outro diferencial é a Análise de Contexto da Obra, etapa que avalia como a obra é planejada, executada e entregue, permitindo identificar gargalos, desperdícios, atrasos e oportunidades de melhorias. Nessa fase, também é utilizado a inteligência artificial para prever o tempo e os recursos financeiros necessários em cada projeto. “O que percebemos aqui na Zinz é que essa funcionalidade tem ajudado empresas e marcas a planejar expansões com maior controle orçamentário e padronização das entregas em diferentes regiões do país’’, explica Pahl.
A integração da IA permite que a Zinz faça algo que o setor nunca teve: auditoria técnica contínua, cruzando projeto, memorial e execução em tempo real. Essa capacidade, somada ao acompanhamento humano, faz da Zinz a primeira plataforma do país a oferecer esse nível de controle para obras comerciais, um avanço especialmente relevante para redes que precisam abrir 10, 20, 100 lojas por ano sem perder o controle e padrão.
Sobre a Zinz
A Zinz, nasceu em Curitiba e é uma empresa especializada na intermediação de obras de franquias. Hoje, atua em âmbito nacional, desde o orçamento inicial até os repasses financeiros para garantir segurança, eficiência e desburocratização do processo. São mais de 220 parcerias com marcas de franquias e 4,5 mil profissionais e construtores cadastrados na plataforma. Em 2024 foram 100 obras feitas e 12 mil m² reformados. A projeção para 2025 é ter mais de 20 mil m² reformados em todo o país.