Startup Weega elimina a burocracia na medicina com robô que processa contas em 50 segundos

Startup Weega tira a burocracia na medicina com robô que processa contas em 50 segundos

Amigos transformaram uma ideia em uma das empresas de tecnologia hospitalar que mais cresce no país. Foto: divulgação

A Weega Technologies, empresa paranaense especializada em soluções tecnológicas com foco no setor de saúde, está transformando a rotina de hospitais particulares em todo o país ao concentrar seus esforços em proporcionar mais agilidade ao back office desses locais — e, assim, liberar tempo de suas equipes para fazer o que realmente importa: salvar vidas. Os resultados mostram que a estratégia está dando certo.

Com mais de R$ 2 milhões em investimentos próprios já aplicados no desenvolvimento de seu principal produto — a solução para Faturamento Digital – Yantra BOT, que processa as contas médicas, com redução de tempo de 10 minutos para 50 segundos por conta processada —, a Weega se prepara para destinar outro meio milhão de reais nos próximos meses, fortalecendo sua presença em um mercado que exige eficiência, precisão e confiabilidade. Desde 2024, a empresa vem dobrando o faturamento e o número de colaboradores, consolidando-se como uma das mais promissoras do setor.

“Nosso segredo está em identificar as necessidades reais do mercado e transformar experiência em propósito”, resume Gilson Eloy Fernandes França, CEO da Weega Technologies.

A história da Weega é marcada por essas máximas — além de reencontros e amizade. Gilson Eloy Fernandes França e Marcelo Ferreira de Souza, que haviam empreendido juntos na década de 1980, retomaram a parceria em 2008. Essa parceria se consolidou, com a junção de duas empresas, uma de tecnologia e outra de comunicação e marketing, que logo redirecionou sua atuação em tecnologia corporativa com foco em saúde.

Após essa transição, complementaram a sociedade Philipe Antônio Machado do Nascimento (CTO – ERP/IN), Juliano Campos de Souza (Coordenador de ERP), Juliano Teixeira dos Santos (Gerente de Infra e Segurança) e Eduardo Martins Pedrol (Coordenador de Infra e Segurança).

A partir da vivência de seus sócios fundadores, a Weega iniciou uma jornada para propiciar uma verdadeira transformação digital aos ambientes hospitalares. Começou pela oferta de infraestrutura — servidores, redes e conectividade — e rapidamente evoluiu para o desenvolvimento de sistemas próprios, integrando dados e automatizando rotinas que antes eram manuais.

Hoje, a Weega é referência em integração de software, infraestrutura e inteligência de dados, com soluções que abrangem gestão hospitalar, faturamento digital, integração de equipamentos médicos e segurança da informação.

Entre os destaques está a solução de Faturamento Digital – Yantra BOT, uma automação que nasceu de uma consultoria hospitalar em 2009 e evoluiu de um protótipo simples para uma sistema complexo,  fruto de mais de 10 mil horas de desenvolvimento, com previsão de investimento  de mais 3 mil horas de desenvolvimento até julho de 2026.

Até agora, essa solução já processou mais de 510 mil contas médicas, somando R$ 212 milhões em faturamento processado. “Quando criamos a ferramenta, queríamos reduzir falhas e dar mais agilidade ao processo. Hoje, ela se tornou um sistema robusto, integrado e essencial na rotina de vários hospitais”, destaca Philipe Nascimento, gestor do projeto.

Além do Yantra BOT, a empresa desenvolve produtos específicos para áreas como oftalmologia e cardiologia — o YANTRA OPTICAL e o YANTRA CARDIO —, além do Business Starter Analysis (BSA), uma solução de inteligência analítica desenvolvida com Power BI que oferece mais de 80 dashboards prontos e 27 conjuntos de dados específicos para o ERP Tasy, ajudando gestores a acompanhar indicadores como giro de leitos, tempo médio de permanência e prazo de recebimento.

“Nosso foco é levar informação e inteligência onde antes havia improviso. Ainda há hospitais que operam sem informações precisas de sua operação, e isso pode representar riscos reais para pacientes e gestores”, afirma Marcelo (CTO Infra e Segurança de TI).

Em 2024, a Weega iniciou uma nova fase de profissionalização. A empresa adotou uma estrutura de gestão corporativa, com corpo diretivo formal, área comercial estruturada, participação em eventos nacionais e presença institucional fortalecida. O resultado veio rápido: o faturamento praticamente dobrou entre 2024 e 2025, e a previsão é de crescimento de 20% em 2026, com novos investimentos em marketing, tecnologia e ampliação e desenvolvimento das equipes.

“Trabalhamos com o mesmo propósito de sempre, mas com uma estrutura muito mais integrada e madura”, destaca Gilson. “Nosso objetivo agora é crescer de forma sustentável, sem perder o DNA de inovação com foco no ser humano.”

Por trás da tecnologia, há uma cultura organizacional forte, baseada em colaboração, criatividade e valorização das pessoas. Vários dos atuais sócios começaram como colaboradores e cresceram junto com a empresa. “O ambiente é dinâmico, com incentivo à troca de conhecimento e à inovação. Acreditamos que o sucesso é sempre coletivo”, conclui Gilson.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

Conteúdo
https://brasilinovador.com.br

Conexões
https://brasilinovador.com.br/guia

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.