Startup Trackfy é apontada como referência em IoT industrial no Report do Cubo Itaú

Startup Trackfy é apontada como referência em IoT industrial no Report do Cubo Itaú

Tulio Cerviño, CEO da Trackfy. Foto: divulgação

Documento reúne avaliação de especialistas que traçam perspectivas para os principais eixos tecnológicos do mercado.

A Trackfy, empresa brasileira que desenvolve soluções de IoT e data analytics aplicadas à otimização de processos industriais, é um dos destaques do Report Inovação 2026, publicação anual do Cubo Itaú, maior centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina.

O relatório apresenta as 25 lideranças do ecossistema de inovação em setores como indústria, logística, jurídico, saúde, mídia e tecnologia, oferecendo um panorama abrangente sobre os movimentos tecnológicos que devem moldar o mercado nos próximos anos.

O reconhecimento reflete os resultados operacionais que a companhia vem alcançando. Recentemente, a Trackfy uniu-se à multinacional WakeCap, movimento que ampliou significativamente a vertical industrial global da companhia, tendo, agora, atuação em sete países e participação em projetos que somam mais de US$ 150 bilhões em valor agregado. A empresa também consolidou cases expressivos em operações industriais de grande porte, com reduções de até 40% nos incidentes de segurança em áreas monitoradas e ganhos médios de produtividade de 20% em rotinas de manutenção e operação.

“Com a tecnologia aplicada diretamente ao chão de fábrica, a produtividade média chegou a 67%, com retorno sobre o investimento de até 50 vezes o capital empregado, enquanto as organizações avançaram de forma consistente em indicadores de segurança e na experiência dos trabalhadores”, afirma Tulio Cerviño, CEO da Trackfy.

No Report Inovação 2026, especificamente no capítulo dedicado à Indústria (página 38), o executivo analisa as transformações em curso no setor industrial. Para ele, o destaque está na convergência entre inteligência artificial e Internet das Coisas (AIoT), movimento que amplia de forma decisiva o papel da automação e da inteligência operacional nas fábricas. “O verdadeiro diferencial está em integrar diferentes nós e fontes de dados em uma central digital, onde as informações se conectam, se comunicam e se retroalimentam continuamente”, diz, permitindo decisões mais rápidas, precisas e orientadas por dados ao longo de toda a operação industrial.

Outro ponto relevante abordado na publicação é o avanço das redes 5G e a evolução para 6G e 10G, que prometem ampliar a capacidade de transmissão e viabilizar aplicações críticas com menor necessidade de infraestrutura física.

“A mudança aponta para um novo estágio da conectividade industrial, mais leve e acessível, inclusive em ambientes remotos ou de alta complexidade operacional. O avanço impulsiona a adoção de soluções de IoT mais eficientes e alinhadas às necessidades reais da indústria”, observa Cerviño.

Rede Brasil Inovador

Brasil Inovador é uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

Notícias
https://brasilinovador.com.br

Conexões
https://brasilinovador.com.br/guia

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.