Na última semana, Santa Catarina ocupou o palco central do Pavilhão Brasil, no Web Summit Lisboa 2025, para fazer o anúncio internacional da próxima edição do Startup Summit, que será realizado entre os dias 26 e 28 de agosto de 2026. A apresentação foi conduzida por Luiza Pedroso, gestora do programa Startup SC, que destacou Florianópolis como a capital brasileira das startups e reforçou a evolução do setor no estado.
“O Startup Summit nasceu em Santa Catarina, mas tem vocação nacional e internacional. Queremos consolidar o evento como uma referência global para startups, posicionando o Brasil cada vez mais como um polo relevante de inovação e empreendedorismo”, afirma Luiza.
Em 2025, o Startup Summit – que é realizado pelo Sebrae Startups e pela ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) – reuniu 9,9 mil participantes, mais de 700 startups e 200 investidores. A expectativa é que a edição de 2026 amplie esse alcance: a projeção é de que o evento receba cerca de 150 expositores, 250 fundos de investimento, e mais de três mil startups.
“A projeção nacional que o ecossistema catarinense de startups alcançou nos últimos anos mostra que estamos no caminho certo para transformar o estado em uma referência global em tecnologia e empreendedorismo. O Startup Summit 2026 será mais uma demonstração dessa força e relevância, conectando o que temos de melhor à comunidade global de inovação”, destaca Alexandre Souza, Gerente de Inovação do Sebrae SC.
“O Startup Summit 2026 será mais uma oportunidade para consolidarmos Santa Catarina como referência nacional em inovação. Nossa expectativa é ampliar ainda mais o impacto do evento, fortalecendo a conexão entre empreendedores, investidores, lideranças e poder público”, completa Diego Brites Ramos, presidente da ACATE. “Queremos entregar uma experiência que reflita o amadurecimento do setor de tecnologia e sua relevância para o desenvolvimento econômico do país.”