Startup Sttatus4 é campeã no Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2026

Startup Sttatus4 é campeã no Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2026

Startup residente no Parque Tecnológico de Sorocaba é a 2ª empresa brasileira a vencer prêmio mundial de sustentabilidade. Foto: divulgação

A Stattus4, startup residente no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), venceu na categoria Água do Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2026, tornando-se a segunda empresa brasileira a conquistar a premiação em 17 anos de existência. Considerado um dos mais importantes reconhecimentos mundiais voltados à inovação e ao impacto social em sustentabilidade, o prêmio teve seus vencedores anunciados nesta terça-feira (13), durante evento que integra a Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. A CEO e cofundadora da startup, Marília Lara, representou toda a equipe na cerimônia.

Realizada pelo país árabe, a premiação reconhece soluções inovadoras e de alto impacto em diferentes áreas do desenvolvimento sustentável. Nesta edição, o prêmio recebeu 7.761 inscrições, de 173 países, e apenas 33 iniciativas avançaram à final.

Na categoria Água, a Stattus4 concorreu com mais de 860 projetos, sendo a segunda empresa brasileira a figurar entre os três finalistas globais, desde a criação da premiação. A startup disputou a etapa decisiva com empresas da Holanda e de Ruanda.

“É uma honra ser um dos vencedores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade. Estar ao lado de empresas com projetos tão fantásticos reforça que o que estamos fazendo na Stattus4 é realmente inovador, relevante e faz a diferença. É uma chancela de todo o esforço da nossa equipe. Estamos muito felizes com a premiação e energizados para ir além, aumentar nosso impacto, alcançar mais clientes e beneficiar ainda mais pessoas, chegando cada vez mais perto do nosso propósito de salvar a água do mundo”, destaca a CEO Marília Lara.

Segundo o CTO e também cofundador, Antonio Oliveira, a conquista representa um reconhecimento global de que enfrentar a crise hídrica exige novas abordagens baseadas em tecnologia, inteligência artificial e decisões orientadas por dados. Para ele, o prêmio valida a missão da Stattus4 de transformar dados de campo em ações concretas para reduzir perdas de água tratada e aumentar a eficiência dos sistemas de saneamento. “O reconhecimento nos permite acelerar o desenvolvimento de uma nova geração de soluções digitais, evoluir nossos modelos de IA e ampliar nossa capacidade de escalar impacto, fortalecer parcerias estratégicas e contribuir para uma gestão da água mais inteligente, resiliente e sustentável em escala global.”

Fundada em 2015, a Stattus4 desenvolve soluções baseadas em inteligência artificial e análise de dados para apoiar concessionárias de água na identificação de vazamentos não visíveis, priorização de áreas críticas e redução de perdas.

Ao longo de sua trajetória, a empresa já atuou em mais de 250 cidades, contribuindo para a economia de cerca de 540 milhões de litros de água por dia, volume equivalente a 250 piscinas olímpicas diariamente e suficiente para abastecer aproximadamente oito milhões de pessoas.

De acordo com o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, ver uma startup alcançar uma conquista internacional, em uma área tão estratégica quanto preservação da água, mostra que o PTS está no caminho certo ao fomentar inovação com propósito. “É a prova de que a tecnologia desenvolvida aqui, em Sorocaba, tem impacto global e contribui diretamente para enfrentar desafios reais da humanidade, como a crise hídrica”.

Sobre o PTS

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) é um ambiente de inovação que visa fomentar o desenvolvimento de empresas e projetos tecnológicos na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Tem como objetivos principais promover tecnologias, bem como contribuir com o desenvolvimento social e econômico da RMS. Para tanto, cria um ambiente propício para a geração de empregos, o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida da população.

O PTS atua nas áreas automobilística, de automação industrial, biociências, educação e pesquisa, energias renováveis e Tecnologia da Informação (TIC). Com aproximadamente 1,8 milhão de metros quadrados de área total, possui mais de 50 empresas instaladas e mais de 150 em seu ecossistema. Também trabalha em parceria com 19 instituições de ensino e apoia 70 startups.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

Conteúdo
https://brasilinovador.com.br

Conexões
https://brasilinovador.com.br/guia

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.