Krilltech está entre as 21 selecionadas no desafio Al Miyah Challenge
A startup brasileira Krilltech, integrante do portfólio do HUB CNA, é uma das 21 finalistas do desafio “Al Miyah para Agricultura”, primeira competição da Iniciativa de Água Mohamed bin Zayed, nos Emirados Árabes Unidos.
A conquista é resultado da atuação do HUB CNA e do Escritório Internacional da CNA em Dubai. A parceria ajudou a posicionar o Brasil como referência global em agtech, gerando oportunidades para startups brasileiras em mercados internacionais.
Segundo nota oficial, foram registradas 846 inscrições, de 54 países diferentes. As 21 startups escolhidas, de 13 nações, irão apresentar propostas de soluções inovadoras para o uso sustentável da água na agricultura nos dias 15 e 20 de setembro, em Dubai. Clique aqui e confira as startups selecionadas para o desafio.
“Esse resultado reflete o reconhecimento internacional da qualidade das tecnologias desenvolvidas no Brasil. A seleção da Krilltech no desafio demonstra que as soluções criadas aqui, com o apoio do Sistema CNA/Senar, são eficazes para as propriedades no Brasil e ganham destaque internacional”, destacou o diretor executivo adjunto do ICNA, Matheus Ferreira.
Para a coordenadora de Inovação do HUB CNA, Danielle Leonel, a seleção da Krilltech é fruto do trabalho que o HUB do Instituto CNA desenvolve na identificação das melhores tecnologias para o agro brasileiro, com testes em campo que validam soluções acessíveis e adaptadas à realidade do produtor rural.
“A startup passou por esse processo e comprovou resultados reais. Quando conseguimos comprovar a eficácia dessas tecnologias, não apenas damos visibilidade a elas, mas também as conectamos a oportunidades internacionais. A colaboração com a área de Relações Internacionais da CNA foi essencial para identificar esse desafio e projetar uma solução brasileira no cenário global”.
Já a representante do Escritório Internacional da CNA em Dubai, Ana Frucci, afirmou que o papel nos escritórios internacionais vai além de promover o agro brasileiro e defender os interesses do setor. É também mostrar ao mundo o compromisso do Brasil e das empresas em adotar tecnologias que promovam uma produção sustentável e eficiente.
“Ver uma empresa indicada pelo HUB CNA avançar para a próxima fase do Al Miyah Challenge é um reconhecimento importante, que reforça que estamos no caminho certo e que a inovação brasileira tem muito a contribuir para os desafios globais”.
O destaque da proposta da Krilltech é a Arbolina, um insumo nanotecnológico desenvolvido para atuar nos processos fisiológicos das plantas, aumentando a fotossíntese, promovendo maior eficiência no uso da água e fortalecendo a resiliência em cenários de déficit hídrico.
O CEO da startup Krilltech, Marcelo Rodrigues, comentou que o reconhecimento internacional reforça a distinção da tecnologia da empresa e a importância do trabalho que desenvolve para consolidar o Brasil não apenas como exportador de commodities, mas como um player global que oferece soluções de alta tecnologia para uma agricultura sustentável.
“A parceria com o HUB CNA tem sido estratégica e fundamental nesse processo, não só para o avanço das inovações da Krilltech, mas também para impulsionar o ecossistema de diversas outras startups brasileiras que compartilham da mesma missão de transformar o agro com ciência e inovação em benefício do agricultor”, disse.
A partir dessa etapa, serão selecionadas as startups para avançar para a fase de projeto piloto. O resultado será divulgado no dia 15 de outubro. As tecnologias selecionadas terão a oportunidade de realizar projetos piloto de um ano nos Emirados Árabes Unidos. A premiação total é de USD 2 milhões, sendo USD 1 milhão destinado ao primeiro colocado.