A Finor, consultoria brasileira de dados e inteligência artificial com foco no setor financeiro, foi adquirida pela Artefact, multinacional francesa especializada em IA e transformação digital. Fundada em Porto Alegre em 2020, a Finor integra a comunidade Tecnopuc e o NAVI Hub — vertical de inovação em inteligência artificial do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS. Especializada em soluções que integram finanças, tecnologia e matemática, a Finor atua nos segmentos bancário, de serviços financeiros e seguros, com projetos voltados à modelagem de risco de crédito, gestão de ativos e passivos, otimização de portfólio, detecção de fraudes e gestão de receitas.
Em 2023, a Finor se conectou mais fortemente ao ecossistema de inovação da PUCRS por meio do Tecnopuc e do NAVI Hub, consolidando sua atuação no mercado de inteligência artificial aplicada ao setor financeiro. A empresa já entregou projetos para grandes instituições no Brasil e nos Estados Unidos, incluindo Edenred, IFC (do Grupo Banco Mundial), Bradesco e Unico.
“A parceria com o Tecnopuc foi fundamental para nosso crescimento e internacionalização. Nesse ambiente, conseguimos estruturar melhor o negócio e amadurecer como empresa. Foi durante esse período que montamos nossa operação internacional, o que nos levou à aquisição pela Artefact”, afirma Tiago Filomena, cofundador da Finor ao lado de Guilherme Kirch, ambos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Segundo os fundadores da Finor, a IA representa uma oportunidade sem precedentes para redefinir processos, aumentar a produtividade e oferecer vantagens competitivas às instituições financeiras. “Desde a nossa criação, temos nos pautado por impacto, confiança e talento. A parceria com a Artefact nos permite escalar nossa missão e apoiar instituições financeiras a adotar a IA de forma responsável, gerando resultados transformadores no Brasil, América Latina e Estados Unidos”, cita Tiago.
A aquisição adiciona cerca de 30 profissionais altamente qualificados em IA à equipe da Artefact na América Latina, o que deve ampliar o impacto dos projetos e expandir a atuação da empresa. “O diferencial da Finor, ao unir expertise setorial e excelência tecnológica, fortalece nossa capacidade de atender clientes de Bancos e Seguradoras na América Latina. Juntos, podemos entregar a próxima geração de soluções em IA e consolidar a Artefact como o ecossistema de serviços em IA mais impactante da América Latina”, concluiu André Fonseca, CEO da Artefact.
Segundo Daniel Borges, coordenador do NAVI Hub, a aquisição reflete o potencial da startup, percebido desde sua chegada ao ecossistema do Tecnopuc: “A Finor é uma das startups mais relevantes do Tecnopuc, com um perfil técnico e acadêmico de altíssimo nível. A aquisição era apenas uma questão de tempo, todo o trabalho que desenvolvemos dentro do NAVI tem como propósito culminar em momentos únicos como este na trajetória de uma startup. Todas as conexões, conversas e aproximações que promovemos para a Finor agora se materializam em sua aquisição pela gigante Artefact.”
Para Afonso Sales, também coordenador do NAVI, a aquisição da Finor por uma líder global valida o potencial do ecossistema e abre uma nova fronteira de colaboração: ” Isso prova que estamos no caminho certo, transformando conhecimento em inovação de impacto global e conectando os nossos talentos às maiores oportunidades do mercado.”
Saiba mais sobre as empresas
Fundada em 2020 e sediada em Porto Alegre, a Finor é uma consultoria especializada em dados e inteligência artificial, com foco em instituições dos setores bancário, financeiro e de seguros. A empresa oferece soluções completas que unem finanças, tecnologia e matemática para enfrentar desafios complexos do mercado financeiro. Atua principalmente no Brasil e nas Américas, com projetos em áreas como risco de crédito, gestão de ativos, otimização de portfólio, precificação, fraudes e receitas.
A Artefact é uma consultoria global de dados e IA, dedicada a acelerar a adoção dessas tecnologias de forma estratégica e eficiente. Com mais de 1.700 colaboradores em 25 países, a empresa atua em toda a cadeia de valor — do planejamento à execução — com serviços que vão desde governança de dados até a implementação de soluções avançadas de IA. Parceira de mais de 1.000 clientes, a Artefact entrega projetos em escala com foco em maximização de receita e eficiência operacional em diversos setores da economia.