A Azon lança o modelo Forest as a Service, reforçando que manter a Floresta em pé, vale mais do que reflorestar. Foto: divulgação

Startup Azon transforma floresta em conteúdo e engajamento via assinatura

Segundo dados do MapBiomas (2023), o Brasil perdeu mais de 17% da cobertura original da Amazônia desde 1985, o que representa cerca de 45 milhões de hectares — uma área equivalente ao território da Suécia. Ainda assim, a região concentra aproximadamente 10% de toda a biodiversidade do planeta, desempenhando papel fundamental na regulação do ciclo das chuvas na América do Sul e no equilíbrio climático global.

Um levantamento do WWF e do Banco Mundial mostra que, sem medidas urgentes de preservação, o desmatamento pode levar a Amazônia a um ponto de não retorno até 2030, transformando vastas áreas de floresta em savana degradada. Além do impacto ambiental, esse cenário comprometeria diretamente setores como a agricultura e a geração de energia no Brasil, já que 70% do PIB nacional depende das chuvas produzidas pela floresta.

Em um cenário em que a pauta da sustentabilidade ganha cada vez mais espaço nas agendas corporativas e na vida dos consumidores, iniciativas que unem preservação ambiental e tecnologia vêm se destacando.

É nesse contexto que surge a Azon, trazendo inovação e acessibilidade para a causa socioambiental. Com o modelo inédito de Forest as a Service, a empresa democratiza a preservação das florestas ao permitir que qualquer pessoa ou empresa possa “assinar” para proteger áreas de preservação ambiental. Os assinantes têm acesso a conteúdos digitais exclusivos, experiências de engajamento e relatórios transparentes sobre o impacto gerado, aproximando consumidores, marcas e comunidades de uma causa essencial para o futuro do planeta.

“O Forest as a Service representa uma evolução no modo de se relacionar com a preservação. Mais do que compensar carbono, o modelo propõe um formato inédito de engajamento, em que pessoas e empresas passam a participar ativamente da conservação da floresta”, afirma José Trivellato, CEO da Azon.

Na prática, a assinatura garante que uma determinada área de floresta seja protegida e monitorada. Periodicamente os assinantes recebem relatórios sobre biodiversidade, vídeos e imagens do projeto preservado, além de conteúdos educativos e inspiracionais que mostram como sua contribuição impacta diretamente na conservação.

A missão da Azon é clara: “Valorizar a Floresta em Pé”. O compromisso da empresa parte da premissa de que é mais barato e eficiente preservar a floresta existente do que arcar com os custos, riscos e complexidade de processos de reflorestamento no futuro.

“Hoje, as pessoas passam em média mais de 5 horas por dia no celular, segundo levantamento da DataReportal (2024). Esse tempo, muitas vezes gasto em redes sociais e consumo de entretenimento, pode agora ser também uma oportunidade de conexão com a natureza. O modelo da Azon transforma a preservação em conteúdo digital e experiências acessíveis diretamente na palma da mão, aproximando o público da biodiversidade brasileira de forma simples, engajante e alinhada ao estilo de vida conectado da sociedade contemporânea” completa José Trivellato.

O lançamento oficial da Azon aconteceu durante a São Paulo Climate Week 25, onde a marca apresentou ao mercado esse novo capítulo da preservação ambiental, convidando pessoas e negócios a serem protagonistas. A publicação do aplicativo, prevista para dezembro de 2025, trará a experiência completa de interação e acompanhamento das áreas preservadas, reforçando a proposta de democratizar o acesso à preservação da floresta.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: www.azon.eco.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.