cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Foto: divulgação.

GS1 Brasil Ventures busca startups inovadoras no South Summit Brazil

CVCs estão fazendo hunting de startups em eventos de inovação, e a GS1 Brasil responde com um programa que aproxima startups de grandes empresas

No atual cenário de transformação acelerada, a inovação deixou de ser uma vantagem competitiva para se tornar uma questão de sobrevivência. O South Summit Brazil, um dos principais eventos de inovação aberta da América Latina, que acontece entre os dias 9 e 11 de abril em Porto Alegre, reflete essa dinâmica: grandes empresas estão em busca de soluções disruptivas e parcerias estratégicas com startups capazes de transformar cadeias produtivas inteiras.

É nesse contexto que surge a GS1 Brasil Ventures, iniciativa da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, organização sem fins lucrativos. Para apresentar a solução que busca promover conexões relevantes entre startups e o mercado e as vantagens de ecossistema de inovação, a GS1 Ventures marca presença no South Summit, no estande 75 dos Armazéns do Cais do Porto da capital gaúcha, em parceria com a Ventiur Smart Capital e Comunitá Sicredi RS.

A proposta surge em um momento em que o ambiente corporativo está mais aberto à inovação colaborativa. Empresas de diversos setores vêm buscando soluções capazes de impulsionar a transformação de processos por meio de automação, rastreabilidade, digitalização e práticas sustentáveis.

A GS1 Brasil Ventures prioriza startups com modelos de negócio B2B ou B2B2C, em estágio de tração ou escala, e que apresentem soluções aplicáveis a segmentos como logística, varejo, indústria, meios de pagamento, educação e sustentabilidade. A seleção acontece por chamada aberta, com análise de alinhamento estratégico e potencial de impacto.

“Mais do que gerar negócios, a proposta é construir pontes. Afinal, ideias inovadoras precisam muito mais do que capital para prosperar: precisam de conexões reais, acesso a dados, mentoria e ambientes propícios à experimentação”, afirma João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil. Segundo ele, a GS1 Brasil Ventures tem como objetivo fortalecer um modelo de inovação que una startups e empresas em torno de desafios concretos e soluções conectadas à realidade do mercado.

“Inovar em áreas chave é imperativo. Inovar faz parte do ciclo de renovação e sobrevivência das empresas e os novos negócios e a conexão com startups são o caminho mais curto”, destaca Sandro Cortezia, CEO e fundador da Ventiur Smart Capital, empresa parceira da GS1 na curadoria das empresas participantes.

As startups interessadas podem se inscrever pelo site www.gs1br.org/ventures , onde também estão disponíveis os critérios de participação. A iniciativa prevê ciclos contínuos de seleção, com oportunidades abertas para empresas que compartilhem dos propósitos e diretrizes do programa.

O Comunitá é uma iniciativa de Corporate Venture Capital de quatro cooperativas do Sicredi: Pioneira, Caminho das Águas, Região Centro RS/MG e Norte SC. O programa está em operação desde 2022 e tem o objetivo de investir e acelerar startups que possam contribuir com o crescimento dos associados, das comunidades e das cooperativas do Sicredi. A Ventiur é responsável pela estruturação do veículo, prospecção de startups para investimento e gestão do portfólio para o sucesso do negócio. O CVC Comunitá já investiu em quatro startups.

Sobre a Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que atua no país desde 1983. Seu principal propósito é promover mais eficiência e sustentabilidade para os negócios, ao mesmo tempo em que contribui para a segurança e a qualidade de vida da sociedade. Embora seja amplamente reconhecida por atribuir o código de barras presente nas embalagens de produtos, a entidade impulsiona a automação e a padronização de processos, desempenhando um papel essencial no funcionamento da cadeia de abastecimento e no desenvolvimento socioeconômico.

Para os consumidores, os benefícios incluem segurança, transparência nas informações dos produtos, agilidade nas compras e maior interação com fabricantes por meio do QR Code Padrão GS1. A GS1 Brasil conta com mais de 59 mil empresas associadas, que representam 36% do PIB e 12% dos empregos formais e atua em mais de 40 setores da economia, além de fortalecer o relacionamento comercial e a competitividade das empresas.

Mais informações aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.