Sobrevivente do Milagre dos Andes estará na Gramado Summit 2026

O uruguaio Gustavo Zerbino inspira plateias a partir da experiência que chocou o mundo. Foto: divulgação 

O público já pode esperar uma experiência inspiradora e inesquecível na Gramado Summit 2026, que terá como tema “Make it human” (humanizar). Um dos primeiros palestrantes confirmados para o festival internacional de inovação é o empresário uruguaio Gustavo Zerbino Stajano, um dos 16 sobreviventes da tragédia dos Andes, que ainda gera repercussão, instiga a produção de livros e filmes e fomenta a curiosidade sobre os 72 dias de isolamento na cordilheira.

“Será um dos cases mais incríveis a pisar no palco principal da Gramado Summit. A gente sempre colocou o ser humano em primeiro lugar, e as histórias mais verdadeiras são as que conectam e inspiram. A história do Zerbino e dos demais sobreviventes mostra que o impossível pode ser alcançado”, diz Marcus Rossi, CEO e fundador do evento.

Outros nomes de peso também foram garantidos na edição: a psicanalista Maria Homem, os atores Marcos Veras e Danni Suzuki, o jornalista Felipe Suhre, o judoca medalhista olímpico Flávio Canto, a escritora Leila Ferreira, autora do livro “A arte de ser leve”, o filósofo Emanuel Aragão e o empresário do ramo de bebidas José Felipe Carneiro.

A Gramado Summit 2026 ocorre de 6 a 8 de maio, no Serra Park. O primeiro lote de ingressos já está disponível no site oficial, atualizado com as atrações da próxima edição e a nova identidade visual do festival.

SOBRE ZERBINO

Aos 72 anos, Gustavo Zerbino é exemplo de inteligência, resiliência, atitude e fé e hoje inspira audiências de todo o mundo com os aprendizados da experiência no caso conhecido como Milagre dos Andes. O avião que partiu de Montevidéu com 45 pessoas – um time de rúgbi e seus familiares – caiu a caminho de Santiago, em outubro de 1972. Por 72 longos dias, os sobreviventes enfrentaram as adversidades da cordilheira inabitável, até o resgate. Nesse período, nem todos que sobreviveram à queda do avião resistiram à falta de comida, à precariedade de abrigo e a uma fatal avalanche que atingiu parte do grupo.

Com apenas 19 anos e estudante de medicina na época, Gustavo foi crucial no socorro aos feridos. Em meio à luta pela sobrevivência, ele recolheu pertences dos falecidos para entregar às famílias, na expectativa de ser resgatado com vida. A história gerou a adaptação recente “A Sociedade da Neve” (Netflix), filme que recebeu duas indicações ao Oscar.

Quem é Gustavo Zerbino?

  • Empresário uruguaio e um dos 16 sobreviventes da tragédia dos Andes
  • Pai de 6 filhos
  • Foi jogador de rúgbi
  • Diretor da Companhia Cibeles S.A, que fabrica e distribui produtos farmacêuticos, agroquímicos, veterinários e suplementos no Uruguai
  • Representante da Merck Sharp & Dohme
  • É presidente da Câmara de Especialidades Farmacêuticas do Uruguai
  • Foi presidente da União de Rúgbi do Uruguai e é vice-presidente e cofundador da Fundação Rúgbi Sem Fronteiras (rugbysinfronteras.org)
  • Membro do Conselho Consultivo da Unicef no Uruguai
  • Integra um projeto de reinserção de apenados

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

https://brasilinovador.com.br
https://brasilinovador.com.br/guia

Publicidade, Mantenedores e Media Partners
midia@brasilinovador.com.br

Conteúdo, Releases e Mailing de Imprensa
rede@brasilinovador.com.br

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.