A Estação do Desenvolvimento tornou-se um dos pontos mais procurados pelos visitantes.

Sistema Transporte apresenta iniciativas em inovação e sustentabilidade

Instalada na Green Zone da COP30, em Belém (PA), a Estação do Desenvolvimento tornou-se um dos pontos mais procurados pelos visitantes ao apresentar, de forma simples e didática, como o setor de transporte e logística está acelerando sua transição para um futuro de baixo carbono. O espaço reúne 34 cases reais de boas práticas, selecionados por chamamento público do Sistema Transporte, que convidou empresas, entidades e instituições a compartilhar experiências bem-sucedidas de inovação, eficiência operacional e responsabilidade socioambiental.

Todos esses cases podem ser conhecidos de perto pelo público no estande do Sistema Transporte (CNT, Sest, Senat e ITL) na Green Zone da COP30. As iniciativas são apresentadas de maneira interativa, permitindo ao visitante entender como soluções concretas já estão transformando a mobilidade e a logística no país.

O projeto conta com o patrocínio de Moveinfra, ABAC, ATP, Gol, Eletra e ClickBus. O apoio institucional é garantido por Pacto Global, Abani, Instituto Ethos, IOE, Childhood, ApexBrasil, SLOCAT, CEBDS, Iris/GIST Impact e Unicamp. Como parceiros estratégicos, MWM, Loxam – A Geradora e TikTok reforçam o compromisso com a inovação, a inclusão e o desenvolvimento coletivo.

A seguir, alguns dos destaques presentes na Estação do Desenvolvimento:

Bravo Serviços Logísticos – Descarbonização com Biometano no Transporte Pesado – Posto off grid em Paulínia (SP) e 23 caminhões a gás em operação. O biometano reduz até 95% das emissões.

Grupo SADA – Remanufatura de Cegonhas a GNV – Primeira frota nacional de cegonhas movidas a GNV: 19 unidades, com meta de 35 até 2025 e redução de 15% a 30% das emissões.

Reiter Log – Pitstops de Abastecimento de Biometano – Quatro postos próprios em SP, PR e RS, 24 mil abastecimentos e 3,7 milhões de m³ de biometano utilizados, evitando 7.999 tCO₂e.

VLI – Monitoramento e Mitigação de Desastres Naturais na Ferrovia – Sensores, visão computacional e fibra óptica para monitoramento 24h. Automação do protocolo de chuvas elevou a segurança operacional.

Rumo Logística – Green Bonds para Descarbonização da Ferrovia – Primeira emissão de green bonds ferroviários da América Latina, totalizando USD 500 milhões.

Transportes Bertolini – Projeto Itucumã – Reserva de 180 mil hectares no AM, com conservação ambiental, geração de renda e captura de bilhões de toneladas de GEE.

Hidrovias do Brasil – Programa Aceleraê – Mais de 200 jovens formados em áreas portuárias vulneráveis. SROI de 1,91:1.

FETRANSPAR – Micro Corredores Sustentáveis – Projeto com biometano como combustível-ponte, envolvendo 70 caminhões, com redução de até 89% de GEE.

Aeromovel – Mobilidade Urbana Sustentável – Sistema 100% elétrico e automatizado em Porto Alegre e implantação em Guarulhos. Consumo até 40% menor que BRTs e VLTs.

Unicamp – Programa Brave com Agave – Transforma o agave em bioenergia e biomassa industrial. Impacto social e econômico em regiões semiáridas.

SOBRE O SISTEMA TRANSPORTE

O Sistema Transporte é formado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística).

Criada em 1954, a CNT é a representação máxima do transporte brasileiro com mais de 190 mil empresas associadas e 2,7 milhões de empregos gerados. Pautada pelos ideais de inovação, excelência e sustentabilidade, a Confederação Nacional do Transporte defende os interesses do setor, produz informação e conhecimento e realiza projetos voltados a apoiar a gestão dos negócios e o desenvolvimento da atividade transportadora no país.

O SEST SENAT transforma a realidade dos trabalhadores do transporte e dos seus dependentes e contribui para elevar a competitividade dos transportadores por meio da oferta de serviços de educação profissional e de qualidade de vida. O SEST SENAT está presente em todo o país, com mais de 170 unidades em funcionamento, onde são ofertados cursos especializados, presenciais e a distância, nas mais diversas áreas do conhecimento – da operação à gestão dos negócios. Além disso, oferece atendimentos nas áreas de odontologia, psicologia, nutrição, fisioterapia e atividades de esporte e lazer.

O ITL é a referência em educação, pesquisa e inteligência para o setor de transporte. O trabalho da instituição está voltado, especialmente, à área empresarial – com foco na alta gestão –, ao planejamento e às discussões sobre o futuro do transporte. O Instituto gera mais competitividade para o setor de transporte e promove uma formação avançada em nível acadêmico e profissional de alta performance.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.