Instalada na Green Zone da COP30, em Belém (PA), a Estação do Desenvolvimento tornou-se um dos pontos mais procurados pelos visitantes ao apresentar, de forma simples e didática, como o setor de transporte e logística está acelerando sua transição para um futuro de baixo carbono. O espaço reúne 34 cases reais de boas práticas, selecionados por chamamento público do Sistema Transporte, que convidou empresas, entidades e instituições a compartilhar experiências bem-sucedidas de inovação, eficiência operacional e responsabilidade socioambiental.
Todos esses cases podem ser conhecidos de perto pelo público no estande do Sistema Transporte (CNT, Sest, Senat e ITL) na Green Zone da COP30. As iniciativas são apresentadas de maneira interativa, permitindo ao visitante entender como soluções concretas já estão transformando a mobilidade e a logística no país.
O projeto conta com o patrocínio de Moveinfra, ABAC, ATP, Gol, Eletra e ClickBus. O apoio institucional é garantido por Pacto Global, Abani, Instituto Ethos, IOE, Childhood, ApexBrasil, SLOCAT, CEBDS, Iris/GIST Impact e Unicamp. Como parceiros estratégicos, MWM, Loxam – A Geradora e TikTok reforçam o compromisso com a inovação, a inclusão e o desenvolvimento coletivo.
A seguir, alguns dos destaques presentes na Estação do Desenvolvimento:
Bravo Serviços Logísticos – Descarbonização com Biometano no Transporte Pesado – Posto off grid em Paulínia (SP) e 23 caminhões a gás em operação. O biometano reduz até 95% das emissões.
Grupo SADA – Remanufatura de Cegonhas a GNV – Primeira frota nacional de cegonhas movidas a GNV: 19 unidades, com meta de 35 até 2025 e redução de 15% a 30% das emissões.
Reiter Log – Pitstops de Abastecimento de Biometano – Quatro postos próprios em SP, PR e RS, 24 mil abastecimentos e 3,7 milhões de m³ de biometano utilizados, evitando 7.999 tCO₂e.
VLI – Monitoramento e Mitigação de Desastres Naturais na Ferrovia – Sensores, visão computacional e fibra óptica para monitoramento 24h. Automação do protocolo de chuvas elevou a segurança operacional.
Rumo Logística – Green Bonds para Descarbonização da Ferrovia – Primeira emissão de green bonds ferroviários da América Latina, totalizando USD 500 milhões.
Transportes Bertolini – Projeto Itucumã – Reserva de 180 mil hectares no AM, com conservação ambiental, geração de renda e captura de bilhões de toneladas de GEE.
Hidrovias do Brasil – Programa Aceleraê – Mais de 200 jovens formados em áreas portuárias vulneráveis. SROI de 1,91:1.
FETRANSPAR – Micro Corredores Sustentáveis – Projeto com biometano como combustível-ponte, envolvendo 70 caminhões, com redução de até 89% de GEE.
Aeromovel – Mobilidade Urbana Sustentável – Sistema 100% elétrico e automatizado em Porto Alegre e implantação em Guarulhos. Consumo até 40% menor que BRTs e VLTs.
Unicamp – Programa Brave com Agave – Transforma o agave em bioenergia e biomassa industrial. Impacto social e econômico em regiões semiáridas.
SOBRE O SISTEMA TRANSPORTE
O Sistema Transporte é formado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística).
Criada em 1954, a CNT é a representação máxima do transporte brasileiro com mais de 190 mil empresas associadas e 2,7 milhões de empregos gerados. Pautada pelos ideais de inovação, excelência e sustentabilidade, a Confederação Nacional do Transporte defende os interesses do setor, produz informação e conhecimento e realiza projetos voltados a apoiar a gestão dos negócios e o desenvolvimento da atividade transportadora no país.
O SEST SENAT transforma a realidade dos trabalhadores do transporte e dos seus dependentes e contribui para elevar a competitividade dos transportadores por meio da oferta de serviços de educação profissional e de qualidade de vida. O SEST SENAT está presente em todo o país, com mais de 170 unidades em funcionamento, onde são ofertados cursos especializados, presenciais e a distância, nas mais diversas áreas do conhecimento – da operação à gestão dos negócios. Além disso, oferece atendimentos nas áreas de odontologia, psicologia, nutrição, fisioterapia e atividades de esporte e lazer.
O ITL é a referência em educação, pesquisa e inteligência para o setor de transporte. O trabalho da instituição está voltado, especialmente, à área empresarial – com foco na alta gestão –, ao planejamento e às discussões sobre o futuro do transporte. O Instituto gera mais competitividade para o setor de transporte e promove uma formação avançada em nível acadêmico e profissional de alta performance.