Expointer 2024 - Foto: Dudu Leal

Sistema FIERGS terá programação voltada a negócios na 48ª Expointer

Estande institucional de 350 metros quadrados será palco de rodada de negócios, road show e apresentação de projetos de inovação.

Com foco em negócios, oportunidades e tecnologia, o Sistema FIERGS terá, neste ano, sua maior participação na Expointer, principal feira do agronegócio na América Latina. Entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, estão previstas rodadas de negócios com compradores internacionais, road show do programa Brasil Mais Produtivo e ações de inovação voltadas ao agro.

“O agronegócio movimenta o setor industrial. Para termos uma ideia da dimensão, o Rio Grande do Sul é o segundo maior exportador de máquinas e equipamentos agrícolas do país. Por isso, é essencial estar presente na Expointer”, destaca o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier. No estado, são 14,4 mil empresas e 325 mil empregos ligados ao agronegócio.

Neste ano, o estande da instituição, localizado na área de máquinas e implementos, será maior do que nas edições anteriores, ocupando 350 metros quadrados. Segundo a diretora executiva e de Relações Institucionais, Ana Paula Werlang, o investimento é uma iniciativa estratégica do Sistema FIERGS para estreitar laços com o agronegócio. “Temos vários sindicatos do agronegócio associados à FIERGS. É fundamental que eles se sintam representados e que mantenhamos uma proximidade constante com esse setor tão relevante para o nosso estado”, afirma Ana Paula.

PROGRAMAÇÃO

No dia 2 de setembro, às 14h, o estande do Sistema FIERGS será palco de um encontro entre empresários, autoridades e parceiros estratégicos no road show Brasil Mais Produtivo (B+P). O evento apresentará o programa nacional, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com Senai-RS, Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), voltado a ampliar a competitividade de micro, pequenas e médias empresas industriais por meio da otimização de processos e do uso eficiente de energia.

A diretora-geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, ressalta a importância do road show para engajar os empresários. “Teremos uma programação especial para mostrar que é possível uma indústria reduzir até 10% do desperdício energético e aumentar sua produtividade em até 20%, por meio de modificações simples. É um programa fundamental para o avanço da indústria rumo à transformação digital”, diz Susana.

Já nos dias 3 e 4 de setembro, o Sistema FIERGS, em parceria com ApexBrasil, Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers) e Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq-RS), promoverá rodadas de negócios internacionais, reunindo 26 empresas brasileiras – sendo 17 gaúchas – e nove compradores de países América do Norte, Oriente Médio, Eurásia, América do Sul, América Central, Ásia e África.

O objetivo é fortalecer as negociações e abrir novos mercados para as empresas. As rodadas, com foco em máquinas e equipamentos agrícolas, acontecem a partir das 10h. “Vivemos um momento delicado para as exportações da indústria gaúcha. Tudo o que pudermos fazer para apoiar os empresários industriais será feito. As rodadas de negócios são uma oportunidade para diversas empresas aumentarem suas vendas no exterior,” afirma o presidente Bier.

Também no dia 4, o estande da FIERGS receberá atividades do Programa Indústria do Amanhã, iniciativa da federação em parceria com o Instituto Caldeira que implementa inovação e prepara talentos para promover transformações na indústria. Os painéis irão abordar agronegócio, tecnologia e inovação, com ênfase em robótica, inteligência artificial no campo e experiências de startups e indústrias do agro que utilizam estratégias inovadoras para lidar com o futuro. Um dos painéis irá destacar o Center for Embedded Devices and Research in Digital Agriculture (Cedra), projeto lançado pelo Sistema FIERGS e pela Embrapii, que tem como base a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias para a agroindústria brasileira.

Para acompanhar todas as novidades do Sistema FIERGS na Expointer, participe do grupo no WhatsApp.

https://chat.whatsapp.com/HEuQBdaIWh5GaZNrFVh9zI

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.