Ricardo Alban foi eleito presidente da CNI em 2023. Foto: divulgação
Perspectivas para a indústria nacional e desafios da sustentabilidade em 2026 serão os principais temas da terceira edição do INDX na próxima terça-feira (2). O evento criado pelo Sistema FIERGS para promover discussões estratégicas voltadas ao fortalecimento da indústria terá como palestrante o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban. O encontro ocorrerá no Salão de Convenções da FIERGS, na sede da entidade, em Porto Alegre, a partir do meio-dia. Lideranças do setor industrial, autoridades governamentais e representantes de sindicatos estão entre os convidados.
O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, destaca que a presença de Alban na terceira edição do INDX é fundamental para ajudar a comunidade industrial gaúcha a entender o cenário esperado para o próximo ano. “Ter o presidente da CNI conosco no INDX é decisivo para alinharmos posições e atuarmos de forma conjunta em defesa da indústria. O Rio Grande do Sul enfrenta desafios que exigem respostas rápidas e coordenação nacional, especialmente nas pautas de competitividade, sustentabilidade e inserção internacional. Trabalhar lado a lado com a CNI fortalece a nossa capacidade de influenciar políticas públicas e de garantir que as demandas da indústria gaúcha sejam tratadas com a prioridade que merecem”, enfatizou.
Lançado pelo Sistema FIERGS em março deste ano, o INDX teve como primeiro palestrante o governador Eduardo Leite. A segunda edição, realizada em julho, contou com a participação do presidente da Cotrijal, Nei César Manica, e do diretor-geral da CMPC, Antônio Lacerda, que falaram sobre investimentos bilionários no RS. A série de eventos busca trazer à sede da entidade convidados especiais para apresentar visões estratégicas e promover debates qualificados, com foco no crescimento do setor industrial e da economia gaúcha.
SOBRE RICARDO ALBAN
Com uma trajetória profissional voltada à promoção da indústria, Ricardo Alban foi eleito presidente da CNI em 2023 — antes disso, presidiu a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) por nove anos e o Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB) entre 2018 e 2023. Nesse mesmo período, atuou como vice-presidente da CNI. Alban é sócio-diretor da Biscoitos Tupy, tradicional fábrica de alimentos baiana fundada por sua família, e participa ativamente em entidades empresariais e de desenvolvimento regional. Atua, ainda, como vice-presidente da Associação Nacional da Indústria de Biscoitos e presidente do Sindicato da Indústria do Trigo, Milho, Mandioca, Massas Alimentícias e de Biscoitos do Estado da Bahia, além de ser membro do Conselho Nacional do Sesi; membro da Associação Nordeste Forte, membro titular do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e membro do Conselho de Administração da Renova, do Conselho de Administração da Cetrel e do Conselho Consultivo Agro da Unigel.