O Sistema FIERGS lançou, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), uma chamada especial do programa IEL LAB. Em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), a iniciativa é voltada exclusivamente às indústrias da área da saúde, oferecendo participação totalmente subsidiada e apoio, parcial ou integral, nos custos das Provas de Conceito realizadas durante a execução dos projetos.
A nova frente do programa aproximará as empresas de startups, universidades, centros de pesquisa e outros agentes do ecossistema de inovação, fomentando a aceleração de soluções para os desafios reais do ramo. “Queremos promover uma verdadeira transformação, conectando o potencial criativo das startups com os desafios reais desse setor”, avaliou a diretora-geral de Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta. As inscrições para as indústrias vão até o dia 31 de outubro e podem ser feitas pelo link https://www.ielrs.org.br/inovacao/iel-lab.
O IEL LAB entra em mais uma jornada de conexão que já contemplou diversas áreas da economia gaúcha, desde o agro até o setor de calçados. Uma história de sucesso do programa é a parceria firmada entre a Usaflex, o Grupo Cofrag e a startup catarinense Nanovetores, resultando em um calçado cosmético, em que o forro do sapato é um “mini-hidratante” inteligente. Em vez de ser um tecido comum, ele é revestido com nanocápsulas – pequenas bolhas invisíveis que guardam ingredientes ativos. Ou seja, o calçado cuida da pele do usuário enquanto ele caminha, hidratando e perfumando seus pés.
“A parceria é um grande sucesso. O produto foi aceito no mercado, sendo uma evolução do que nós já tínhamos, mas com novas propriedades. Por meio do IEL LAB conseguimos inovar muito mais rápido e com menos investimento de todas as partes, unindo apenas as forças e o que cada empresa faz de melhor”, destacou o gerente de inovação da Usaflex, Alexandre Matte.
Durante a fase de inscrições, as indústrias submetem seus desafios, ou seja, os problemas a serem resolvidos. Na sequência, os contemplados serão divulgados e as startups, que possuem gratuidade na adesão, serão selecionadas. Após a definição das startups, os participantes passarão pelas etapas de aceleração, com mentorias e a elaboração do plano de trabalho, e de desenvolvimento das Provas de Conceito – processo que analisa a viabilidade de uma ideia antes que recursos significativos sejam investidos, testando a aderência e seu potencial impacto em um determinado cenário.
CONFIRA O CRONOGRAMA DA CHAMADA ESPECIAL
31/10: término do período de inscrições das indústrias;
1º/11 a 15/11: divulgação dos desafios e seleção das startups;
16/11 a 19/12: etapa de aceleração, com mentorias e a definição dos planos de trabalho;
05/01/2026: desenvolvimento das Provas de Conceito.