Um encontro que conecta educação, tecnologia, ideias, talentos, oportunidades e preparação para o futuro do trabalho. Foi assim que o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, definiu o Futur.E durante a abertura oficial do evento, na tarde desta quarta-feira (1º), no Centro de Eventos FIERGS. A maior iniciativa de educação já promovida pela entidade reunirá, até sexta-feira (3), mais de 27 mil estudantes, professores, gestores públicos, empresários da indústria e pessoas interessadas em inovação, empreendedorismo e qualificação profissional de todo o Rio Grande do Sul.
De acordo com Bier, o Futur.E representa o empenho do Sistema FIERGS em acompanhar as transformações tecnológicas, investindo em inovação nas indústrias e na qualificação profissional. “Para nós, educação é preparar pessoas para o futuro e para novos desafios. Estamos fazendo grandes transformações hoje, pensando no amanhã. Na prática, estamos colocando mais empresas dentro da sala de aula e mais salas de aula dentro da empresa, com foco em resultados”, ressaltou.
Em fala direcionada aos jovens, o presidente do Sistema FIERGS destacou que a indústria é um espaço de crescimento, com inúmeras possibilidades. Aos educadores, salientou a importância das parcerias e das trocas, focadas em melhorar o aprendizado dos estudantes: “Este evento é um laboratório do amanhã. Veremos protótipos, torneios, oficinas e muita troca. Vamos experimentar, perguntar e testar. Nosso papel é aproximar educação, trabalho, talentos e oportunidades”.
A programação envolve mostra de projetos de alunos do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), torneios de robótica, apresentações culturais, oficinas e palestras do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS). Diretora-geral de Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta enfatizou que o Futur.E engloba diferentes iniciativas de educação, inovação e tecnologia que já eram realizadas pelas entidades em um único evento, unindo três dos quatro pilares do Sistema FIERGS.
“Isso tudo surge a partir do planejamento estratégico do Sistema FIERGS, que abrange conceitos que são chaves e têm tudo a ver um com o outro: atração de talentos, inovação e competitividade. Não existe como preparar talentos para a competitividade sem uma educação inovadora. Nosso grande propósito é mostrar que o Sistema FIERGS está absolutamente orientado para a competitividade da indústria, e a única maneira de fazermos isso é através da educação”, disse Susana.
O secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, compartilhou sua experiência como aluno do Senai-RS na juventude, destacando a importância da qualificação profissional e da parceria com a entidade para o programa RS Qualificação. Sossella também comentou sobre a Regra de Proteção do Programa Bolsa Família, que permite que os beneficiários permaneçam no programa por até um ano, mesmo depois de conseguirem emprego com carteira assinada.
“Isso serviu para que pudéssemos mostrar para o cidadão que ele pode ganhar mais assinando a carteira. Dos 64 mil empregos gerados em janeiro, fevereiro e março no Rio Grande do Sul, 23% vieram do CAD Único e 32% do Bolsa Família. Então, podemos acreditar nas pessoas, oportunizando a qualificação. E tenho muito orgulho de dizer que nós, com essa parceria com o Senai-RS, oferecemos essa qualificação a partir das Carretas do Saber”, ressaltou Sossella.
O secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, definiu o Futur.E como um evento histórico e parabenizou o Sistema FIERGS pela iniciativa. “Discutimos o quanto a inovação é importante para gerar novos mercados e o quanto precisamos transicionar as nossas indústrias mais tradicionais, mas o foco fundamental, o pilar central sobre o qual se faz a inovação, são as pessoas e a educação. E fiquei muito impressionado com a capacidade que o Sistema FIERGS está tendo para trazer conceitos de tecnologia e inovação, mas também de responsabilidade social”, destacou.
SOBRE O FUTUR.E
Com 27 mil inscritos, o Futur.E ocorre de 1º a 3 de outubro, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre. A iniciativa gratuita reúne atrações que conectam inovação, empreendedorismo e preparação para o futuro do trabalho. Entre os destaques do evento, estão o Torneio FRC Off-Season, que reúne equipes de 16 estados competindo com robôs industriais projetados, construídos e programados por elas, apresentações da peça de teatro Adolescer e oficinas de robótica e de currículos. Outra novidade é a plataforma Oportunidades na Indústria (Oi), um portal gratuito de empregabilidade, criado especialmente para divulgar as vagas disponíveis no setor industrial do Rio Grande do Sul.
A programação completa pode ser conferida no site future.fiergs.org.br