Sistema CNA/Senar promove debate sobre adaptação justa para o Agro

Painel aconteceu na terça (12), no estande da Blue Zone - Divulgação CNA

O Sistema CNA/Senar promoveu, na terça (12), em seu estande na Blue Zone, um debate sobre o tema “Transição Justa para o Agro”, durante a programação da COP 30, que acontece até o dia 21 de novembro, em Belém.

O debate, moderado pelo presidente eleito do Sistema Farsul, Domingos Velho Lopes, reuniu o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, André Dobashi, o diretor de Educação Formal e Infraestrutura do Senar, André Sanches, e a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano.

O painel abordou a importância do setor mostrar ao mundo que a agropecuária é parte da solução para os problemas climáticos, graças às tecnologias sustentáveis aplicadas nos últimos anos e que os produtores rurais já vêm fazendo em termos de produção sustentável.

Na abertura do encontro, Domingos Velho Lopes destacou que o país já cumpre sua pauta da transição energética por meio do agro e ocupa a primeira posição no G-20 em geração de energia limpa, contribuindo de forma expressiva para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

André Dobashi falou sobre técnicas sustentáveis na propriedade que já contribuem para a transição justa promovida pelo setor, como o Sistema de Plantio Direto, que ajudou o produtor rural a evoluir em termos de produtividade.

Segundo ele, o setor também pode agregar mais tecnologias à sua produção para promover soluções climáticas e difundir informações para um número cada vez maior de produtores. Um dos desafios, na sua avaliação, é promover o acesso de mais produtores a tecnologias como rastreabilidade de dados e agricultura digital.

Educação – O diretor de Educação Formal e Infraestrutura do Senar, André Sanches, deu um panorama sobre o trabalho da instituição voltado para profissionais que vão atuar no agro, com o intuito de prepará-los para o processo de transição justa para o agro. E reforçou o papel da produção sustentável do ponto de vista ambiental, econômico e social.

De acordo com o diretor, esses são conceitos transversais de todos os treinamentos que o Senar oferece, tanto nos cursos de formação quanto nos cursos de nível superior da Faculdade CNA. Ele ressaltou, ainda, a importância da transferência de tecnologia e conhecimento dentro do setor agropecuário.

Já Débora Ingrisano, da OCB, falou sobre o engajamento das cooperativas com a produção sustentável e da interação com os produtores neste processo.

Débora também defendeu o uso da educação como ferramenta para a sustentabilidade e transição justa.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

https://brasilinovador.com.br
https://brasilinovador.com.br/guia

Publicidade, Mantenedores e Media Partners
midia@brasilinovador.com.br

Conteúdo, Releases e Mailing de Imprensa
rede@brasilinovador.com.br

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.