Premiação na edição 2024, divulgação Sindienergia-RS.
Com o tema Transição Energética Justa, a cerimônia de 2025 homenageará iniciativas e lideranças que impulsionam o ecossistema renovável do Rio Grande do Sul.
O Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS) realizará, no dia 9 de dezembro, às 19h, a 4ª edição do Prêmio Destaques Renováveis, uma das principais celebrações do setor no Brasil. A cerimônia ocorrerá na Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280), em Porto Alegre, reunindo autoridades, especialistas, empresas e instituições que impulsionam a agenda da transição energética no Estado.
Com o tema “Transição Energética Justa”, esta edição reconhece projetos, profissionais e políticas que têm contribuído decisivamente para reforçar a confiança, atrair investimentos e acelerar a transformação do Rio Grande do Sul como referência nacional em energia limpa. Em um ano marcado pela retomada pós-enchentes, o setor renovável consolidou seu papel estratégico para reconstruir infraestruturas críticas, ampliar a diversificação da matriz e fortalecer a segurança energética regional.
Ao todo, serão 15 categorias que recebem a distinção – homenageando lideranças, organizações e empresas que refletem diferentes dimensões da inovação, sustentabilidade, governança e articulação institucional no ecossistema energético gaúcho.
“O prêmio reconhece quem se empenha para fazer a transição energética acontecer na prática, com impacto real na sociedade. Em 2025, o Rio Grande do Sul mostrou que inovação, responsabilidade ambiental e desenvolvimento econômico podem e precisam caminhar juntos, para construirmos um Estado mais resiliente e competitivo. Celebrar essas iniciativas é reforçar que a energia renovável representa, de fato, uma força estruturante da nossa economia”, avalia a presidente do Sindienergia-RS, Daniela Cardeal.
RS entre as lideranças em energia limpa no Brasil
Com 85% de sua matriz elétrica renovável, o Rio Grande do Sul figura entre os estados mais avançados do País na transição energética. O território gaúcho reúne 2,04 GW em parques eólicos, está entre o Top 3 nacional em geração solar distribuída, projeta mais de 23 GW em novas instalações fotovoltaicas e ainda está entre os maiores potenciais hídricos do Brasil. Também desponta como fronteira estratégica para biometano, hidrogênio verde e eólica offshore, com mais de 100 GW de potencial estimado entre lagoas e o litoral oceânico. Esses indicadores reforçam o protagonismo do RS como um dos ecossistemas mais dinâmicos e promissores do setor no Brasil.
Premiados – Destaques Renováveis 2025
Categoria – Empresa/Entidade – Representante
Ações de Transição Energética do Estado – Sulgás | Marcelo Leite
Representante do Executivo – Casa Civil do Governo do Estado do RS | Artur Lemos
Representante do Legislativo – Câmara de Vereadores de Piratini | Jimmy Carter
ESG – Moët Hennessy do Brasil | Catherine Petit
Inovação – Coprel | Mateus Stefanello
Federação – FIERGS | Claudio Bier
Comunicação com a Sociedade – Rede Pampa | Alexandre Gadret
Relações Internacionais – Consulado da Bélgica | Valentine Mangez e Katia Pinheiro
Entidade Setorial – ABRAPCH / ABRAGEL | Alessandra Torres e Charles Lenzi
Representante das Empresas – WSP | Helen Waldemarin
Representante da Indústria – Blue Aspirations | Valeska de Bartolo
Educação – Badesul | Claudio Gastal
Colaborador – Sindienergia-RS | Renata Perassollo e Júlia Dierchx
Destaque Renovável Público do Ano – Portos RS | Cristiano Klinger
Destaque Renovável Privado do Ano – Biometano Sul | Rafael Salamoni
Patrocinadores da edição:
Anfitrião – Tecnova. Ouro – Biotérmica Energia; FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul); Sulgás. Prata – DGE Soluções Renováveis; Portos RS; SERGS (Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul). Bronze – ABG Engenharia e Meio Ambiente; Badesul (Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul); Blue Aspirations; Curvelo & Pasqualini Advogados Associados; DNV; Souto Correa Advogados; WSP. Apoiadores – Barlovento Applus+; Coprel (Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento); Engie Brasil; IP Logística.
Sobre o Prêmio Destaques Renováveis
Criado em 2021, o Prêmio Destaques Renováveis está construindo uma trajetória como referência nacional ao reconhecer esforços que fortalecem a matriz limpa, ampliam a competitividade das indústrias e estimulam a adoção de soluções sustentáveis no Rio Grande do Sul. Em sua quarta edição, a premiação reforça o compromisso do Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS) em promover boas práticas, valorizar lideranças e impulsionar a transição energética como eixo de desenvolvimento econômico e social.
Sobre o Sindienergia-RS
O Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS) é a entidade representativa da cadeia de energias renováveis do Estado. Fundado em 2011, o Sindienergia-RS representa mais de 100 associados, abrangendo fabricantes de equipamentos e desenvolvedores de projetos, que atuam na geração, transmissão, armazenamento e comercialização de energia de fontes como eólica, solar, hídrica, biomassa, biocombustíveis, geotérmica e híbridas. Articula com empresas, indústrias, universidades, instituições públicas e setores produtivos uma agenda comum: acelerar inovação, ampliar investimentos e fortalecer políticas que consolidem o Rio Grande do Sul como polo nacional em energia limpa. A entidade atua na defesa institucional, no estímulo à competitividade industrial, na promoção de tecnologia e na articulação estratégica entre poder público, mercado e sociedade.