Foto: divulgação

Sindienergia-RS e Países Baixos fortalecem conexões para o futuro das energias renováveis

O Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS) promoveu a 2ª edição do Ciclo de Diálogos Internacionais, com o tema “RS e Países Baixos: Negócios internacionais e inovação para o futuro das energias renováveis”. A programação foi realizada  na terça-feira, 29 de julho, no auditório da entidade, em Porto Alegre, em parceria com o NBSO Porto Alegre (Escritório Neerlandês de Apoio aos Negócios no Sul do Brasil).

O evento reuniu empresários, investidores, representantes do setor e autoridades públicas com foco no intercâmbio técnico-estratégico entre o ecossistema energético gaúcho e os Países Baixos – país considerado uma referência global em inovação aplicada à transição energética.

A presidente do Sindienergia-RSDaniela Cardeal, destacou a relevância do encontro para o setor: “Em parceria com o NBSO Porto Alegre, tivemos a oportunidade de receber grandes empresas neerlandesas que apresentaram tecnologias que vão muito além da geração de energia. Falamos sobre operação, manutenção, descomissionamento, qualificação e indústria. O Rio Grande do Sul, que abriga alguns dos parques eólicos mais antigos do Brasil, precisa discutir o futuro da matriz energética com profundidade e todos os seus potenciais, como solar, eólica, bioenergia e hidrogênio – e foi isso que conseguimos proporcionar aqui”, projetou.

A abertura internacional foi conduzida por Caspar van Rijnbach, representante-chefe do NBSO Porto Alegre, que reforçou a importância da cooperação: “É uma honra representar os Países Baixos neste momento em que o mundo busca acelerar a transição energética de forma concreta. Enquanto a Europa precisa reduzir sua dependência de fontes fósseis, o Brasil – especialmente o Sul – reúne condições únicas para se tornar um grande exportador de energia limpa. Nesse cenário, os Países Baixos atuam como ponte tecnológica, logística e de conhecimento. Este diálogo impulsiona ainda mais parcerias que podem gerar resultados significativos, conectando desafios locais a soluções globais”, incentivou.

Diálogo estratégico potencializa aproximação entre inovação neerlandesa e potencial gaúcho

O painel principal contou com a participação de cinco empresas que são sediadas nos Países Baixos: Pablo Terres, gerente Comercial para América do Sul, detalhou expertises da Mammoet, fundada há mais de 200 anos e especializada em soluções de transporte e içamento de grandes cargas para projetos de infraestrutura e energia, incluindo parques eólicos; A Greenmolen B.V., representada por sua CEO Cora de Koning, desenvolve sistemas modulares para geração, armazenamento e gestão de energia sustentável, com foco em eficiência e autossuficiência; William Boger, gerente de Vendas e Desenvolvimento de Negócios, apresentou a Bright Renewables, subsidiária do Host Group voltada à produção de biogás, biometano, hidrogênio e metanol verdes.

Fugro, líder global em geociência e dados geoespaciais, participou com Alessander Kormann, diretor Técnico para América Latina, destacando que a companhia já integrou cerca de 50% dos projetos eólicos offshore no mundo. Por fim, Ángel García, gerente de Negócios, falou de forma online pela XINTC Electrolysers, que fornece tecnologia industrial para a produção de hidrogênio verde em larga escala. Todas as empresas demonstraram interesse em ingressar ou expandir suas operações no Brasil, especialmente no Sul do País, região estratégica para o desenvolvimento de projetos de energias renováveis em diferentes frentes.

Além das apresentações, a iniciativa proporcionou interação entre painelistas e participantes, promovendo networking qualificado, trocas espontâneas e a construção de parcerias entre o setor privado, instituições públicas e o ecossistema de inovação.

O evento reuniu grandes players. Além de empresários e lideranças do setor, estiveram presentes representantes de entidades e órgãos como: FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), InvestRS (Agência Gaúcha de Promoção de Investimentos e Comércio), Portos RS (Autoridade Portuária do Rio Grande do Sul), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), SEMA-RS (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS) e SEDEC-RS (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS).

A realização do Ciclo de Diálogos Internacionais integra a agenda institucional do Sindienergia-RS e reafirma o papel da entidade como articuladora de conexões estratégicas para o fortalecimento sustentável da matriz energética gaúcha.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.