Na manhã desta terça-feira (06/05), o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) participou da reunião do grupo formado por integrantes do setor empresarial na área de Transporte e Logística no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. A iniciativa busca aproximar o setor produtivo das novas tecnologias, impulsionar o desenvolvimento de soluções estratégicas e promover a inovação como diferencial competitivo para as empresas do segmento. Representado pelo superintendente de Comunicação e Marketing, Tony Bernardini, e pelo membro da COMJOVEM Porto Alegre, Junior Cavalca, o SETCERGS reforçou seu compromisso de atuar como ponte entre os desafios operacionais do segmento e as oportunidades oferecidas pelo ecossistema de inovação.
“Essa conexão é essencial para transformar desafios em oportunidades, aproximando empresas tradicionais de soluções tecnológicas que vão impulsionar competitividade, eficiência e sustentabilidade”, afirmou o superintendente do SETCERGS, Tony Bernardini.
A proposta do trabalho nasceu durante um encontro informal no South Summit Brazil, e rapidamente ganhou adesão.
“Lá surgiu a ideia de estruturarmos algo mais concreto para o setor e naquele momento, firmamos o compromisso de voltar ao Caldeira, nos reunir e iniciar a construção da vertical de Transporte e Logística. Hoje, estamos dando o primeiro passo dessa jornada. A proposta aqui é simples, mas poderosa: criar um espaço de escuta ativa e troca. Esses grupos foram pensados exatamente para isso”, afirmou a gerente de portfólio do Instituto Caldeira, Liliane Basso.
Já o CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, destacou o papel da comunidade empresarial como protagonista do processo de transformação.
“O principal é o engajamento. É por isso que é tão importante que vocês se sintam parte da entidade”, reforçou.
Para o membro da COMJOVEM Porto Alegre, Junior Cavalca, o diálogo é o ponto de partida para a inovação real.
“Essa transformação só vai acontecer no Brasil quando todos sentarem à mesa e colocarem suas dores em comum. Só assim poderemos avançar juntos”, disse.
O Instituto Caldeira se posiciona como uma plataforma de transformação, com foco em atrair soluções tecnológicas globais, estimular novos modelos de negócios e conectar empresas a ferramentas de inovação. A criação de verticais por setor, como essa, acelera o processo de inovação direcionada — algo diretamente alinhado à atuação estratégica do SETCERGS em favor de um transporte mais moderno, eficiente e integrado.
Sobre o SETCERGS
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – SETCERGS foi fundado em agosto de 1959 e é o órgão de representação sindical patronal do transporte rodoviário de cargas com base territorial na maior parte do Estado do Rio Grande do Sul.
Redação: Marcelo Matusiak