Serviço de Urologia do GHC apresenta inovações no tratamento do câncer de próstata

Gestores destacam importância da prevenção e do cuidado à saúde do homem. Foto: divulgação

Prevenir é viver. Esse foi o tema do evento científico realizado nessa quarta-feira, 5 de novembro, em alusão ao Novembro Azul, no Grupo Hospitalar Conceição. Com o objetivo de apresentar inovações no tratamento e diagnóstico do câncer de próstata e espalhar a palavra da prevenção da doença, profissionais de saúde participaram de uma série de palestras informativas sobre o tema no auditório do Centro de Oncologia e Hematologia do GHC.

A abertura do evento contou com a presença do diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, do diretor de Atenção à Saúde do GHC, Luís Antônio Benvegnú, e da diretora de Inovação, Gestão do Trabalho e Educação, Quelen Tanize Alves da Silva. O médico urologista e coordenador do serviço de Urologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Daniel Melecchi, o médico oncologista Luís Felipe Schmidt, o médico clínico responsável pela Emergência do Hospital Conceição, Gabriel Hey, e o coordenador do Ambulatório do Hospital Conceição, José Paulo Pereira Machado Júnior também participaram da abertura do evento.

Em seguida, a administradora Alexandra Jochims Kruel e o médico urologista Daniel Melecchi apresentaram dados do crescimento do serviço de urologia no último ano no GHC. A realização do projeto de biópsia-dia, que prevê a realização e divulgação do resultado de biópsias e o diagnóstico de casos suspeitos de câncer de próstata no prazo de um dia e o aumento dos turnos de cirurgias no setor de Urologia estiveram entre os destaques apresentados.

Para desmistificar o cuidado dos homens com a sua saúde, a enfermeira Amanda Norenberg apresentou um panorama sobre o que leva os homens, como tendência social, a não procurarem os serviços de saúde para a prevenção de doenças. Após esse painel, a enfermeira Adriana Alves mediou uma conversa entre as fisioterapeutas Paula Costa Silveira e Roberta Osório Azambuja sobre a disfunção do assoalho pélvico em homens que realizam a cirurgia de prostatectomia radical. As profissionais explicaram a importância do serviço do ambulatório de Fisioterapia Pélvica para a reabilitação da insuficiência urinária nestes casos.

A última palestra antes do intervalo foi realizada pela farmacêutica Kátia Machado, que explicou quais são os medicamentos utilizados no tratamento do câncer de próstata e como a terapia oral tem sido associada com bons resultados para tratar a doença.

Promoção de saúde

Na sequência, os médicos urologistas Daniel Melecchi e Nazareno Fernandes, o médico oncologista Luís Felipe Schmidt, a radioterapeuta Juliana Di Vitta, o radiologista Luiz Giestra e a patologista Tatiana Nunes participaram de um tumor board, uma discussão de um caso clínico real, realizada periodicamente no serviço de Urologia para debater abordagens de tratamento de pacientes com câncer de próstata.

Após isso, o enfermeiro Dandolo Ruschel apresentou um painel sobre o uso de terapias complementares, como o reiki, no tratamento da doença. Por fim, o educador físico Alex Borin fez uma atividade com os presentes, para relembrar a importância do exercício físico para a promoção da saúde.

Para o médico urologista Daniel Melecchi, um dos organizadores do evento, esse tipo de programação é essencial para a conscientização da população sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, por meio da realização de exames periódicos, e do cuidado com a saúde do homem de forma geral.

“Este é um evento que está virando tradição no hospital. Sabemos que o câncer de próstata, atualmente, é a segunda neoplasia mais comum no homem. São quase 60 mil casos por ano e 17 mil mortos. Mas também sabemos que, com o diagnóstico precoce, o exame de PSA e de toque, conseguimos atingir quase 95% de cura. Então, este evento é essencial para lembrar que o atendimento à saúde do homem necessita não só da ação do médico, mas de todo o hospital, de todos os profissionais que aqui trabalham”, finalizou.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

Conteúdo
https://brasilinovador.com.br

Conexões
https://brasilinovador.com.br/guia

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.