cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil

SENAI e Ministério do Trabalho e Emprego firmam acordo para qualificação de profissionais

Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego

Cursos serão oferecidos a partir de 2025, de acordo com a identificação das demandas das indústrias

Para qualificar e requalificar trabalhadores e impulsionar o mercado de trabalho no ano que vem, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Ministério do Trabalho e Emprego firmaram, nesta quarta-feira (18), um Acordo de Cooperação Técnica. O evento foi realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Observatório Nacional da Indústria, em Brasília.

A parceria visa implementar políticas de qualificação social e profissional, além de oferecer vagas gratuitas em cursos do SENAI por todo Brasil até dezembro de 2027. A iniciativa foi construída com base nas políticas do ministério, em especial no Qualifica-PAC. Juntas, as instituições vão identificar a demanda por formação nos estados e oferecer cursos que atendam as necessidades para candidatos que cumpram os requisitos de gratuidade do SENAI.

“Sabemos como é importante que as pessoas se sintam incluídas e reconhecidas pelo próprio trabalho. O objetivo dessa parceria é qualificar e requalificar essas pessoas para incluí-las no mercado de trabalho como gostariam e, consequentemente, aumentar a produtividade e a competitividade das indústrias brasileiras”, destacou o presidente da CNI, Ricardo Alban, que assinou o acordo junto com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

O ministro, por sua vez, destacou o crescimento de 20% nos empregos industriais em 2024, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e reforçou a importância desse acordo para a competitividade do país. “A indústria está retomando o crescimento e o investimento e, com isso, tem oferecido melhores condições no mercado de trabalho. Estamos cientes que o setor industrial é a base do desenvolvimento do país. A economia vai bem se a indústria vai bem e para isso precisamos de trabalhadores qualificados”, disse Marinho após assinar o ACT.

Ao longo de 2025, o departamento nacional do SENAI e as Federações das Indústrias Estaduais divulgarão os cursos e as vagas ofertadas. O diretor geral do SENAI, Gustavo Leal; o diretor superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI), Rafael Lucchesi; e o secretário-executivo do MTE, Francisco Macena, também participaram da solenidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.