Tecnopuc recebe investimento de emenda parlamentar para 2026. Foto: divulgação
O Tecnopuc receberá um investimento de R$ 3 milhões em 2026, oriundo de uma emenda parlamentar do senador Hamilton Mourão. O anúncio ocorreu durante cerimônia promovida pela PUCRS, no final de novembro, para agradecer ao senador pelos recursos que ele havia destinado ao Hospital São Lucas (HSL) e ao Instituto do Cérebro (InsCer) nos dois últimos anos, totalizando R$ 1,5 milhão.
“Hoje, nos reunimos para celebrar um gesto que ultrapassa números. Estamos aqui para exaltar aquilo que realmente transforma a vida das pessoas, o compromisso com o bem comum, com a ciência e com o futuro”, declarou Solimar Amaro, diretor de relacionamento institucional da PUCRS, destacando o significado do encontro.
Em seu discurso, Ir. Manuir Mentges, reitor da PUCRS, falou como a Universidade mantém um robusto ecossistema de saúde que se compromete a gerar impacto e valor para a sociedade em três eixos principais: acadêmico, envolvendo ensino, pesquisa e extensão; o HSL, referência para muitos municípios cujo 60% dos atendimentos são SUS; e a pesquisa de ponta realizada em institutos como o InsCer e o de Geriatria e Gerontologia que se ocupam em pensar possibilidades futuras para tornar a medicina e todas as áreas da saúde mais competitivas e não tão dependentes do contexto internacional.
“O nosso Parque Científico e Tecnológico, o Tecnopuc, recebeu este ano o reconhecimento global de melhor parque científico e tecnológico. Um parque que tem 22 anos de trajetória e nele atuam em torno de 6 mil pessoas, mais de 300 empresas e startups, sendo um grupo dessas empresas voltadas para a inovação em saúde, mas também outras áreas importantes, como o agronegócio”, apontou o Reitor.
O senador Mourão agradeceu o reconhecimento e enfatizou que esse investimento representa o cumprimento de seu dever como representante eleito pelo Rio Grande do Sul, utilizando as emendas parlamentares, que são recursos da nação, de forma judiciosa e com a certeza de que serão bem empregadas na PUCRS. Ele ressaltou a importância do investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área da saúde, mencionando o desafio do envelhecimento da população e o aumento dos custos que a tecnologia na saúde impõe.
“Todos nós temos orgulho desta universidade, daquilo que ela representa para o nosso Estado. Eu ouso dizer que todo e qualquer recurso que entrar nessa instituição terá o melhor destino possível. Não temos a mínima dúvida disso. Pesquisa, desenvolvimento, inovação são fundamentais”, declarou o senador.
Para Flavia Fiorin, diretora do Tecnopuc, o investimento reconhece o papel vital que o Tecnopuc desempenha no ecossistema de inovação e apoiará os projetos do Parque. “O recurso chega em um momento em que a expansão de nossa atuação em verticais estratégicas é prioridade. Este investimento irá apoiar a otimização da nossa infraestrutura, apoiar o desenvolvimento de talentos e, principalmente, fortalecer o elo entre a academia, o setor privado e o governo, transformando ciência em soluções reais com impacto na vida das pessoas”.