cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil

Semana Caldeira: Sistema financeiro brasileiro é motivo de orgulho e favorece fintechs, avaliam CEOs da Conta Simples e EBANX

Sistema financeiro brasileiro é motivo de orgulho e favorece fintechs, avaliam CEOs da Conta Simples e EBANX

A inovação brasileira no sistema financeiro é motivo de orgulho para players do mercado, como destacaram o CEO e fundador da Conta Simples, Rodrigo Tognini, e o CEO e fundador da EBANX, Wagner Ruiz, no quarto dia da Semana Caldeira. Para eles, o país está à frente de grandes mercados internacionais quando o assunto é tecnologia, o que cria um ambiente favorável para as fintechs – startups voltadas à criação de soluções para o setor financeiro.

“O PIX trouxe uma mudança de comportamento incrível nos meios de pagamento e vai continuar transformando com o autopix (Pix automático) e o pix parcelado”, refletiu Ruiz. Para Tognini, o interesse do Banco Central em fazer uma boa regulação dos meios de pagamento e incentivar a inovação facilita o trabalho dos empreendedores do setor. “Nosso ecossistema é evoluído e bem estruturado para criar fintechs”, considerou.

Durante o painel da Semana Caldeira 2024, realizado no novo espaço do Instituto, o Campus Caldeira, os executivos apresentaram os principais desafios e as perspectivas para o futuro das fintechs e dos meios de pagamento. Para o CEO da Conta Simples, o segredo está em adicionar mais valor aos clientes. O negócio, que começou em 2019 como uma conta para CNPJs, evoluiu para um sistema de gestão. “Percebemos que apenas o serviço transacional não gerava tanto valor. Então começamos a oferecer um sistema de gestão, e aí estou falando de dados. Hoje, gerenciamos dados para as empresas”, afirmou.

Como desafio, Tognini citou a dificuldade de acessar esses dados. “O Open Finance possibilita que a gente traga dados de grandes bancos para os nossos clientes, mas a questão é que esses grandes bancos também vão querer se apoderar desses dados”, ponderou.

Para o CEO da EBANX, empresa que facilita o pagamento para empresas internacionais venderem no Brasil, mesmo que os bancos queiram controlar esses dados, o Open Finance é um caminho inevitável. “A grande abertura se deu com o PIX. Os bancos terão que fornecer os dados. Houve uma mudança de comportamento. E agora veremos o PIX na Apple, no Google”, projetou, afirmando que, no próximo ano, 50% dos pagamentos digitais serão feitos com PIX.

Inteligência Artificial ajuda na tomada de decisão das fintechs

A Inteligência Artificial já é uma realidade dentro do sistema financeiro, e com as fintechs não poderia ser diferente. Na Conta Simples, além do suporte ao cliente, a IA desempenha um papel importante na tomada de decisões contra fraudes, riscos e no segmento de crédito. “É transformacional. É preciso saber o que pedir, mas a IA acelera a informação e as análises para a tomada de decisão. Além disso, usamos a IA para os processos internos”, afirmou Tognini.

Quanto ao futuro dos meios de pagamento, ele também acredita que as proporções entre o uso de cartões e PIX mudarão radicalmente. “O cartão não vai morrer, mas será diferente. Nós paramos de emitir cartões corporativos, mas com o PIX, usamos a inteligência do sistema de cartões para criar novas soluções”, afirmou.

Já para Ruiz, da EBANX, o futuro é continuar expandindo para outros países. Atualmente, a empresa está presente em 29 países. Entre os clientes está o Spotify. “No Brasil, temos grandes expectativas para o autopix. O Brasil tem sido um exemplo que se replica em outros lugares. Nosso grande desafio para o futuro é crescer na África e na Índia”, refletiu. A Inteligência Artificial também tem muito potencial, na visão dele, principalmente quando programada para atender ecossistemas específicos. “Hoje, já usamos IA para análise e prevenção de fraudes, mas imagina o que ainda vem por aí”, concluiu.

A Semana Caldeira conta com patrocinadores e apoiadores que nos ajudaram a tornar possível esses cinco dias de muito conteúdo e conexões. São eles:

Patrocinadores

Rio Grande: Banrisul

Master: Alura+Fiap, Dell, Gerdau, Meta e Vulcabras

Apoio

A-players, Dufrio, Delta Global, IEL, Ingram, Grilo, Grupo Zaffari, Mercado Bitcoin, Paim, Renner Startups, Samsung ads, SebraeX, SLC Agrícola, TKE, Banco Topázio, Unifertil, Unimed, Vipal

Media Partner

RBS

https://institutocaldeira.org.br/

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.