Leite ressaltou que o Estado saiu de um cenário de crise fiscal para uma fase de maior capacidade de investimento - Foto: Mauricio Tonetto/Secom.

Semana Caldeira: Eduardo Leite destaca virada de jogo na educação

Governador apresentou avanços da rede pública e frisou importância da colaboração entre Estado, setor privado e sociedade civil

Em um almoço realizado nesta sexta-feira (3/10), no Instituto Caldeira, o governador Eduardo Leite dialogou com lideranças nacionais e internacionais dos campos da educação, inovação e inclusão produtiva, dentro da programação da Semana Caldeira. Na ocasião, Leite ressaltou que o Rio Grande do Sul vive uma verdadeira virada de jogo na educação, resultado de um conjunto de ações que vêm transformando a realidade da rede pública e estabelecendo bases sólidas para o futuro.

O governador destacou que o Estado saiu de um cenário de crise fiscal, no qual salários atrasavam e escolas sofriam com precariedade na infraestrutura e na merenda, para uma fase de maior capacidade de investimento. Entre os avanços, citou a redução drástica no tempo de execução de obras emergenciais – de até mil dias para cerca de 90 dias –, a ampliação dos recursos destinados à alimentação escolar e a implantação do Programa de Reconhecimento da Educação, com metas e bonificações, como o pagamento do 14º salário condicionado a resultados.

Outro ponto enfatizado foi a expansão das escolas em tempo integral. Antes do seu governo eram apenas 18 e, agora, já chegam a mais de 500 unidades em todo o Estado, oferecendo aos alunos mais oportunidades de aprendizado e formação cidadã.

“Estamos mudando a lógica da gestão pública e trazendo para a educação um modelo baseado em resultados, acompanhamento de indicadores e reconhecimento dos bons desempenhos. É essa mobilização, junto com iniciativas como a do Caldeira, que nos permite acreditar que a escola pública gaúcha está preparada para oferecer às novas gerações as ferramentas de que precisam para alcançar seus sonhos”, afirmou Leite.

Cooperação entre governo, sociedade civil e setor privado

A fala do governador foi reforçada por lideranças parceiras. O diretor-presidente do Instituto Jama, Jaime Sirotsky, destacou a convocação de Leite para que a educação seja tratada como responsabilidade coletiva. “É uma grande satisfação ver no nosso governador essa visão e convocação de uma educação que pertence à sociedade e que precisa ter sua participação muito intensa.”

O almoço contou com a presença de importantes nomes do cenário nacional e internacional, como Priscila Cruz, presidente do Todos Pela Educação; Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; Claudia Costin, ex-diretora global de Educação do Banco Mundial; Ana Almanzar, vice-prefeita de Nova Iorque; Marcelo Alfaro, diretor de educação do BID América do Sul; Lia Glaz, presidente da Fundação Telefônica; Kabir Seith, diretor da TUMO Center for Creative Technologies, da Armênia; e Affonso Nina, presidente da Brasccom. A participação de diferentes instituições ressaltou a importância da cooperação entre governo, sociedade civil e setor privado para enfrentar os desafios da educação.

No Instituto Caldeira, o governador Eduardo Leite dialogou com lideranças nacionais e internacionais nesta sexta (3) – Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Geração Caldeira 2025

Durante o almoço, também foram apresentados os destaques do Geração Caldeira 2025, iniciativa voltada à capacitação de jovens de 16 a 24 anos que estudaram ou estudam em escolas públicas. O programa oferece bolsas, mentorias e trilhas de formação em áreas como inteligência artificial, programação, design e gestão comercial, além de certificados reconhecidos por grandes empresas de tecnologia. A meta é alcançar até 40 mil jovens na modalidade on-line no próximo ano. A Semana Caldeira, que chega à sua quarta edição, reúne mais de 100 atividades e palestrantes nacionais e internacionais, consolidando Porto Alegre como um polo de inovação, educação criativa e empreendedorismo.

Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.