cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Os gestores discutiram as maneiras mais eficazes de integrar as políticas públicas das regiões e refletiram como tornar o Brasil um país mais sustentável e justo

5CNCTI: secretários estaduais de CTI apresentam resultados das etapas regionais e discutem formas de integração

Para pensar formas de integração das políticas de ciência, tecnologia e inovação entre as regiões brasileiras, os cinco coordenadores das etapas regionais da 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação se reuniram durante o primeiro dia de evento para discutir as propostas colhidas durante os eventos e apontar as convergências entre localidades. Estiveram na mesa os secretários do Amazonas, Jeibi Medeiros, do Espirito Santo, Bruno Lamas, do Paraná, Aldo Bona, de Goiás, José Frederico Lyra, e de Pernambuco, Mauricelia Montenegro. Sob a mediação da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e integrante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Lígia Bahia, os gestores apresentaram, respectivamente, os resultados das regionais Norte, Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste.

Dando início a mesa, o secretário Jeibi Medeiros apontou as propostas colhidas na regional Norte,  como o fomento a integração de todos os atores de CTI na região, de forma que promova um monitoramento contínuo e colaborativo por parte dos governos e da sociedade, e a promoção do conhecimento dos povos tradicionais nas instituições acadêmicas e de pesquisa. Em sua fala, o gestor também pontuou a importância do olhar estratégico para a Amazônia. “É preciso olhar para a região Norte com mais estratégia e para a Amazônia como um coringa no Brasil. Precisamos nos integrar e esse é o momento”, afirmou.

Apresentando a região Sudeste como um ecossistema robusto e em franco desenvolvimento, o secretário Bruno Lamas destacou o desafio do país em reduzir as assimetrias. “Esse é momento é fundamental para isso. Não é uma tarefa fácil reunir, sentar à mesa e dialogar, principalmente, em um país com divergências ideológicas e culturais. Mas com um olhar sensível e mostrando a importância do diálogo, sabemos que é possível”, destacou.

A colaboração e a articulação das políticas públicas foram trazidas para a pauta da discussão pelo secretário Aldo Bona. Para ele, o diálogo é fundamental para a integração e o debate entre os atores nacionais. “Principalmente para identificar demandas, definir prioridades e organizar as redes de colaboração. É necessário também articular as políticas públicas de incentivo ao trabalho das redes de colaboração em torno dos temas prioritários”, frisou.

O estímulo ao olhar para o Brasil como local multipolar, onde cada região deve ser considerada como polo de poder e protagonismo em nível nacional, o secretário José Frederico convidou todos a conhecer o que é feito em cada estado do país. “Conheçam o que está sendo feito nas regiões e, especialmente, convido todos a conhecer o que tem sido produzido em Goiás. O Brasil, como um todo, tem feito coisas relevantes e é preciso olhar para tudo isso”, evidenciou o gestor.

Encerrando a mesa, a secretária Mauricélia Montenegro defendeu a criação de uma estratégia de Estado que seja apresentada de forma objetiva e executável. “O que queremos para o Estado em ciência, tecnologia e inovação? Muitas das propostas que colhemos, nós já sabíamos. Agora que reunimos tudo, o que de fato vamos fazer? A ciência, a tecnologia e a inovação devem ser a estratégia prioritária, e essa estratégia precisa ser exequível e de curto prazo”, reforçou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.