Neste ano, a Mercopar, maior feira de inovação industrial da América Latina, contará novamente com a participação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT). Foram selecionadas 30 startups gaúchas através do edital Sebrae Startups, que vão integrar o Espaço de Inovação, promovido e organizado pelo Sebrae RS por meio do Programa Sebrae Startups, com apoio da SICT e do Sistema FIERGS. A feira, realizada pelo Sebrae RS e pelo Sistema FIERGS, acontece de 14 a 17 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).
“Assim como nos anos anteriores, queremos incentivar a presença de empreendimentos inovadores na Mercopar. O evento é uma grande oportunidade de estabelecer conexões e debater temas relevantes para o setor industrial, com um olhar para os desafios impostos pelas mudanças climáticas”, destaca a titular da SICT, Simone Stülp.
A parceria entre SICT, Sebrae RS e Sistema FIERGS é estratégica porque une três forças complementares: o fomento e articulação do ecossistema de inovação pela SICT, o apoio e desenvolvimento de startups pelo Sebrae RS e o ambiente industrial e empresarial proporcionado pelo Sistema FIERGS e pela Mercopar. Essa união garante que as soluções desenvolvidas no estado cheguem diretamente às indústrias, ampliando as chances de negócios e acelerando a inovação aberta. Além disso, reforça a posição do Rio Grande do Sul como um dos estados mais inovadores e competitivos do país.
Segundo a especialista em Inovação da FIERGS, Mônica Bortoli, as startups trazem velocidade e novas formas de pensar para o ambiente da feira, com modelos de negócio disruptivos e tecnologias emergentes que inspiram as indústrias tradicionais. “É uma relação de complementaridade que fortalece todo o ecossistema. As startups ganham acesso a grandes players industriais, enquanto as indústrias encontram soluções já validadas que podem acelerar seus processos de inovação, reduzir custos e aumentar competitividade”, ressalta.
Ela acrescenta que a presença das startups na Mercopar amplia o alcance da feira e contribui para um ambiente mais dinâmico e colaborativo, onde diferentes perfis empresariais trocam experiências e geram novas oportunidades. “É um espaço que conecta talentos, empresas e tecnologias. Essa diversidade é o que faz da Mercopar um ponto de virada para quem quer crescer e inovar.”
Para o especialista em Competitividade Setorial do Sebrae RS, Fabiano Dallacorte, participar do estande coletivo da SICT na Mercopar é uma oportunidade única para micro e pequenas empresas gaúchas. “Além de ganhar visibilidade na maior feira de inovação industrial do país, as empresas têm acesso a novos clientes, parceiros e mercados, fortalecendo sua marca e ampliando sua competitividade. Com o suporte da SICT, SEDEC e Sebrae RS, essas empresas podem expor suas tecnologias de forma estratégica, potencializando negócios e colocando a inovação gaúcha em destaque no cenário nacional e da América Latina”, afirma.