Foto: divulgação

Scanntech lança 2ª edição do (IN) Nova, premiação baseada em dados reais de consumo

Dedicado a reconhecer o que de fato gera impacto no varejo, o prêmio acontece no dia 13 de agosto, durante o (IN) Motion, principal fórum de discussão C-level sobre inovação e eficiência em dados da América Latina, realizado em São Paulo

Com o compromisso de reconhecer inovações que vão além do buzz e geram impacto comprovado no varejo alimentar, a Scanntech anuncia a segunda edição do Prêmio (IN) Nova – Inovações de Impacto. A premiação nasceu a partir da compreensão de que a inovação é a principal força motriz do crescimento no setor de bens de consumo de alto giro (FMCG). Em sua primeira edição, no ano passado, o prêmio revelou que embora as inovações representassem apenas 0,5% dos itens, elas foram responsáveis por 75% do crescimento em faturamento do setor.

“A inovação é uma realização conjunta: da indústria que cria e do varejo que acredita no lançamento e aposta junto. Pode parecer que estamos apenas premiando lançamentos, mas estamos reconhecendo produtos que entregam maiores benefícios aos consumidores e assim desenvolvem o varejo e a indústria. O varejo alimentar representa 11% do nosso PIB e iniciativas que ajudam a desenvolver este setor são fundamentais para a nossa economia.“, afirma Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.

Com o entendimento da relevância das inovações, a Scanntech buscou mapear desde lançamentos de grandes indústrias até às menores que estão despontando no mercado. A detecção de empresas tão diversas só é possível devido à Scanntech ter a maior base de dados integrada no nível ticket do mundo, processando dados de mais de 13,5 bilhões de tickets ao ano.

A exemplo disso, na 1ª edição da premiação, em 2024, o prêmio reconheceu desde a febre do crescimento do hidratante labial Carmed Fini Beijos da Cimed, passando pelo estouro do gelo saborizado Coco Leve para cervejas, fenômeno que depois da premiação, veio a viralizar no carnaval deste ano. Veja a lista dos ganhadores do ano passado.

Metodologia proprietária baseada em dados

O processo de seleção possui metodologia desenvolvida pela Scanntech, em parceria com as consultorias MC Kinsey e V2G – dirigida por Luiz Guedes, Professor Doutor da FIA. A análise inicial é feita através de algoritmos aplicados na base da própria Scanntech que lista os SKUS lançados a partir de janeiro de 2024, e posteriormente qualifica sua performance em loja. Após a triagem via Algoritmos os lançamentos são avaliados por sua performance em buscas no Google assim como qualitativamente por especialistas de mercado e por um comitê composto por nomes como Marcos Bebiano, diretor de negócios do Google; Fátima Merlin, economista e referência em shopper insights, fundadora da Connect Shopper; Fernando Silva e Luís Guedes, ambos professores doutores da FIA; além de Carlos Correa, executivo com passagem por grandes grupos do varejo, e atual diretor executivo da APAS (Associação Paulista de Supermercados).

O prêmio que contempla as categorias Alimentos, Bebidas, Limpeza, Perfumaria e Impacto Social, estreia este ano com produtos vendidos no canal Perfumaria.

Para cada um dos grupos de produtos serão premiados o primeiro, segundo e terceiro lugares com troféus e o direito de uso do selo “Top Inovação” correspondente a cada categoria, exceto para a categoria de “Impacto Social”, a qual é selecionada uma única vencedora entre as finalistas.

O resultado será apresentado no dia 13 de agosto, às 16:40, durante o (IN) Motion, principal fórum de discussão C-level sobre inovação e eficiência em dados da América Latina, realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo das 8:30 às 20:10, com palestras como Andre Agassi, lenda do tênis mundial, Chris Barton, fundador do Shazam — aplicativo que revolucionou a descoberta musical e abriu caminho para a inteligência artificial voltada ao consumidor, Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda; Peter Fader, um dos principais especialistas mundiais em marketing e CRM, que atualmente ocupa uma posição de destaque na Wharton School da Universidade da Pensilvânia; Pedro Fernandes, sócio da McKinsey & Company e especialista em transformação via conhecimento do consumidor; Maurício Martiniano, responsável por Strategic Insights & Experiences no Google Brasil.

Acompanhe as novidades no link e adquira seu ingresso no site.

Sobre a Scanntech

Usada por 100% das redes nacionais e 90% das redes regionais do canal alimentar e por mais de 400 das maiores indústrias, a Scanntech segue revolucionando o modo de se usar informações de mercado. A companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo, da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados de mais de R$1 trilhão do faturamento do varejo brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 60 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.