Caminhão movido a biometano percorrerá mais de três mil quilômetros até chegar a Belém (PA)
Como sair de São Paulo e chegar a Belém (PA) carregado de propósito? A resposta está na parceria entre Scania, SENAI-SP, Ultragaz, LOTS Group e Itaipu Norte, que juntos cruzam o interior do Brasil em caminhões movidos a biometano – combustível renovável gerado a partir de resíduos orgânicos. Esta viagem leva aos participantes da COP30 (30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climática) experiência única de imersão nos conceitos e práticas da Economia Circular, por meio da Escola Móvel do SENAI-SP.
“O projeto mostra a distância que existe entre ambição e ação – aqui concretizada em fazer a rota com uso de um combustível renovável”, diz Patricia Acioli, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Operação Industrial da Scania. “Mais do que apontar os desafios de infraestrutura, queremos levantar possibilidades, evidenciar eficiência logística e mostrar que por meio de parcerias é possível escalar a tecnologia e fortalecer o ecossistema de transporte e logística. Isso tudo com um elemento educador e acessível relevante”, complementa a executiva. Do ponto de partida em São Bernardo do Campo, hub industrial da Scania, até o destino no SENAI-PA, na cidade de Belém (PA), serão mais de três mil quilômetros percorridos, com uma parada especial no SENAI-DF, em Brasília.
“Entre dezembro de 2024 e maio deste ano, percorremos 31 cidades do Estado de São Paulo, levando conscientização sobre a necessidade de transformar os modelos tradicionais de produção e consumo ao promover a economia circular desde o design inteligente até a reutilização de materiais. E o ponto final foi a participação no Fórum Mundial de Economia Circular, realizado na capital paulista”, conta Getulio Rocha Junior, gerente de Infraestrutura e Suprimentos do SENAI-SP. “Sensibilizar a sociedade sobre a urgência de repensar comportamentos em prol da sustentabilidade é essencial, um movimento que iniciamos no ano passado e que integra ações práticas aos objetivos da COP30”, completa.
A energia que movimenta a Escola Móvel até a cidade-sede da COP30 é o biometano — combustível 100% renovável produzido a partir da purificação do biogás, gerado pela decomposição de resíduos agrícolas, urbanos e lodo de esgoto, fornecido pela Ultragaz, pioneira no setor de energia. “Para a Ultragaz, fomentar parcerias que provoquem mudanças e promovam a infraestrutura necessária para o uso do biometano é essencial para liberar todo o potencial desse energético, capaz de posicionar o Brasil como referência em descarbonização. Afinal, o biometano representa uma oportunidade concreta de alavancar a redução de emissões de carbono de frotas pesadas e indústrias, além de impulsionar a transição energética no país”, enfatizou Erik Trench, Diretor de Gases Renováveis da Ultragaz.
O percurso foi cuidadosamente estruturado com apoio da LOTS Group – braço logístico da Scania. Garantindo alta eficiência logística, de um trajeto que sai da região Sudeste, passa pelo Centro-Oeste, até chegar ao destino em Belém, mesmo diante dos desafios de infraestrutura no país. Toda a operação será monitorada em tempo real pelo Centro de Comando Digital (DCC) da LOTS, assegurando precisão no acompanhamento da frota, otimização do trajeto e sinergia entre as empresas envolvidas.
Segundo Edson Guimarães, CEO LATAM da LOTS Group, a iniciativa reforça a visão de futuro da companhia: “A Rota para Belém é um passo decisivo para mostrar ao mundo que o Brasil já tem condições de liderar a transformação para a logística sustentável. Mais do que realizar a transição energética de frotas, neste projeto, provamos que a eficiência nasce da combinação entre tecnologia, inteligência de dados e a real colaboração entre empresas por meio da dedicação e experiência de profissionais altamente capacitados. Ao lado de parceiros como Scania, Ultragaz e SENAI-SP, levamos à COP30 um exemplo concreto de que é possível rodar caminhões de ponta a ponta do país com inovação, redução de emissões e impacto social positivo.”
Mais do que inovação tecnológica, a rota também será marcada pelo protagonismo feminino: uma motorista da LOTS Group conduzirá o caminhão durante o trajeto de ida até Belém. A participação integra o programa Elas no Volante, criado para ampliar a representatividade das mulheres no transporte rodoviário de cargas (um setor historicamente masculino). “Esse projeto é ainda mais especial porque contará com o protagonismo de uma motorista da LOTS à frente de um caminhão movido a biometano, simbolizando diversidade e inclusão em um setor desafiador”, destaca Guimarães.
“Participar deste movimento reforça nosso compromisso com um futuro mais sustentável. A COP30 é um marco para reforçar que os setores de transporte e logística podem liderar a transição para uma economia de baixo carbono, e estar ao lado da Scania nos motiva a seguir fortalecendo esse papel”, comentou Glaycon Dias, diretor regional da Itaipu Norte, concessionária Scania do Grupo WLM, com presença estratégica e sólida atuação no estado do Pará.
Escola móvel do SENAI-SP e um “mergulho” nos conceitos da Economia Circular
A Escola Móvel do SENAI-SP contempla uma aula imersiva sobre os principais conceitos da Economia Circular, desvendando seus princípios, benefícios e possibilidades de transformação. O modelo de produção e consumo que predomina hoje se baseia em uma lógica linear: extrair, fabricar, usar e descartar. Já a Economia Circular busca reproduzir a lógica da natureza nos sistemas de produção e consumo. Em vez de extrair recursos e descartar produtos, promove a reutilização, o reparo e a reciclagem, mantendo os materiais em uso por mais tempo, reduzindo o desperdício e minimizando o impacto ambiental.
Biometano: um passivo ambiental que se torna ativo energético
O biometano pode ser gerado de restos de culturas agrícolas, dejetos de animais, resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano. Hoje, o Brasil tem 14 plantas de biometano, com capacidade total de gerar 900 mil metros cúbicos por dia. O volume é pequeno se comparado aos cerca de 50 milhões de metros cúbicos de gás natural consumidos diariamente. De acordo com a Abiogás, a oferta deste combustível 100% sustentável poderia ser multiplicada por quatro. A entidade que reúne as empresas do setor de biometano vê um potencial teórico de 120 milhões de metros cúbicos a longo prazo no país.
A Scania foi a pioneira a apresentar no país um caminhão movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano, e ainda gás natural liquefeito (GNL), em 2018. O início das vendas foi em 2019. De lá pra cá, já foram 2 mil unidades vendidas. A fabricante ajudou a desenvolver o setor agregando distribuidores, produtores, embarcadores e agentes públicos para fomentar os corredores azuis, garantir a cobertura de gás pelo litoral e, recentemente, iniciar o processo de interiorização da expansão dos postos de gás. O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Abastecido de biometano a redução de emissões de CO2 pode chegar a até 90%. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população em razão da diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado, que são muito inferiores na comparação ao diesel.
As pioneiras soluções da Scania são oferecidas em caminhões semipesados e pesados vocacionados para atender aplicações urbanas, coleta de lixo, fora de estrada e rodoviárias para diversos segmentos. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos em qualquer proporção. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos e seguros. As potências oferecidas são 280, 340, 420 e 460 cavalos, nas trações 4×2, 6×2 e 6×4.
Sobre a Scania
A Scania é líder mundial no fornecimento de soluções de transporte. Juntamente com os nossos parceiros e clientes, estamos liderando a mudança para um sistema de transporte mais sustentável. Em 2024, entregamos 96.443 caminhões, 5.626 ônibus, bem como 11.170 motores industriais, marítimos e para geração de energia aos nossos clientes. As vendas líquidas totalizaram mais de 216 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% foram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera hoje em mais de 100 países e emprega cerca de 59.000 pessoas. No Brasil, a fabricante está desde 1957. A pesquisa e o desenvolvimento são realizados globalmente em nossa sede principal em Södertälje, na Suécia. A produção ocorre na Europa e na América Latina, com centros regionais de produtos na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte do Grupo TRATON.
Sobre o SENAI-SP
Com mais de 80 anos de atuação, o SENAI-SP tem a missão de impulsionar a competitividade da indústria por meio da educação profissional, inovação, tecnologia e empreendedorismo. A instituição supera 1 milhão de matrículas anuais em cursos que vão da formação inicial à pós-graduação, contando com 90 unidades fixas e 78 escolas móveis em todo o estado. Além da formação, o SENAI-SP desenvolve projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e promove programas de aceleração de startups, intraempreendedorismo e inovação aberta, apoiando empresas de todos os portes e setores e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.
Sobre a Ultragaz
A Ultragaz é uma empresa referência em soluções de energia para residências e empresas, atuando com segurança, eficiência e responsabilidade socioambiental. Com mais de 87 anos de história, a empresa foi pioneira na distribuição do gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil e segue sendo protagonista na transição energética do país, agora com as soluções de biometano, energia elétrica renovável e bioGLP.
Guiada pelo propósito de usar a energia para mudar a vida das pessoas, a Ultragaz atende mais de 11 milhões de lares e 57 mil empresas em 23 estados e no Distrito Federal, por meio de uma ampla rede com mais de 6,3 mil revendas e 50 bases operacionais. A inovação está no centro da atuação da Ultragaz, que investe continuamente em tecnologia, novos modelos de negócio e relacionamento, aprimorando a jornada e experiência do cliente e oferecendo soluções energéticas cada vez mais sustentáveis.
A empresa integra a holding Ultrapar, um dos maiores grupos empresariais do Brasil, que também atua na distribuição de combustíveis (Ipiranga), no segmento de armazenagem para granéis líquidos (Ultracargo) e soluções logísticas integradas (Hidrovias).
Sobre a LOTS Group
A LOTS Group é uma empresa global de soluções logísticas, pertencente ao Grupo Scania. Com presença na Europa, América Latina e Ásia, a companhia sueca combina tecnologia, inovação operacional e experiência no setor de transportes para transformar a logística tradicional em operações mais eficientes, sustentáveis e orientadas por dados. No Brasil desde 2017, a LOTS atua como parceira estratégica de grandes embarcadores, oferecendo modelos de gestão com foco em performance, digitalização e descarbonização da cadeia logística.
Sobre a Itaipu Norte – somos WLM
A Itaipu Norte faz parte do Grupo WLM, o maior grupo econômico privado do mundo Scania, com presença estratégica nos estados do Pará e Amapá. A concessionária atua com a venda de caminhões pesados e extrapesados, chassis para ônibus, peças genuínas Scania e serviços especializados de manutenção preventiva e corretiva. Com foco em eficiência e proximidade com os clientes, a Itaipu Norte investe constantemente em infraestrutura, capacitação de equipes e soluções inovadoras para apoiar o desenvolvimento logístico da região amazônica. Sua atuação reforça o compromisso do Grupo WLM com a sustentabilidade, a geração de valor para os clientes e o fortalecimento econômico das comunidades locais.