A Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), assinou nesta terça-feira, dia 11 de novembro, o Acordo de Estabelecimento de Relação de Cidades-Irmãs com a cidade de Wuhan, na China. O ato solene ocorreu no Edifício Matarazzo, sede da prefeitura, e contou com a presença de delegação de Wuhan, liderada pelo Sr. Lin Wenshu, Vice-Presidente do Comitê Permanente do Congresso Popular Municipal. A relação entre as duas cidades começou a ser fortalecida em abril de 2024, com a assinatura de um memorando de entendimento sobre intercâmbio amigável e cooperação.
O acordo prevê a realização de intercâmbios e cooperação em áreas como economia, comércio, ciência e tecnologia, cultura, esportes, saúde, educação e capacitação de pessoal.
Esta é uma parceria estratégica que conecta São Paulo a um dos principais centros de inovação e tecnologia da China. O acordo abre portas para que nossos setores produtivos, de comércio e de pesquisa possam colaborar mais estreitamente, gerando desenvolvimento mútuo.
Sobre Wuhan
Wuhan, capital da província de Hubei (China Central), é uma das principais metrópoles da China, com mais de 19 milhões de habitantes. A cidade é um polo econômico, industrial, educacional e tecnológico de destaque, abrigando o “Vale Óptico da China”, um importante parque tecnológico. Tradicionalmente forte na indústria pesada e automotiva (sendo sede da Dongfeng Motor Corporation), hoje se consolida como um centro de pesquisa e inovação.