Sandbox Regulatório de Gramado encerra inscrições com 26 projetos e participação internacional

Sandbox Regulatório de Gramado encerra inscrições com 26 projetos e participação internacional
Os projetos inscritos visam testar soluções inovadoras em um ambiente regulatório experimental. Foto: divulgação

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, encerrou na última quinta-feira (31) o período de inscrições para o Edital de Chamamento Público N° 002/2025, referente ao Sandbox Regulatório de Turismo de Gramado. Com o tema “Turismo Inteligente, Sustentável e Inclusivo”, a iniciativa foi um sucesso, atraindo um total de 26 projetos de base tecnológica. O edital, que foi republicado para permitir a participação de empresas estrangeiras, alcançou seu objetivo de ampliar o alcance da chamada, recebendo uma proposta internacional.

Os projetos inscritos visam testar soluções inovadoras em um ambiente regulatório experimental, conforme estabelecido pelo Decreto Municipal nº 2.273/2025. O objetivo é enfrentar desafios estratégicos do setor turístico municipal, como mobilidade, experiência do visitante, sustentabilidade e gastronomia.

O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, André Castilhos dos Reis, comemorou o resultado. “O número de inscritos superou nossas expectativas e corrobora com nossa estratégia de que realizar a testagem de soluções inovadoras em Gramado foi uma decisão acertada para colocar Gramado no mapa da inovação no Brasil e no mundo”, disse.

Próximas Etapas

Com o fim do prazo de submissão, o processo entra agora na Fase 2 – Avaliação e Seleção. Os 26 projetos serão analisados pela Comissão Técnica do Sandbox, seguindo as etapas previstas no cronograma:

Checagem de Elegibilidade (Avaliação Técnica Preliminar): A comissão verificará se os proponentes cumprem os requisitos mínimos e se a documentação está de acordo com o edital.

Validação e Seleção (Banca de Avaliação): Os projetos elegíveis passarão por uma análise qualitativa, baseada em critérios como grau de inovação, viabilidade técnica e potencial de impacto para o turismo local.

A divulgação final dos projetos selecionados para os testes está prevista para os próximos dias, conforme o cronograma oficial do edital. As soluções aprovadas receberão uma autorização temporária para testar seus modelos de negócio em ambiente real e controlado

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

Conteúdo
https://brasilinovador.com.br

Conexões
https://brasilinovador.com.br/guia

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.