cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Acordo prevê atendimento a 32 unidades consumidoras ligadas à instituição e economia de R$ 8,3 milhões até 2029

RZK Energia fecha contrato com a UFC para fornecimento no mercado livre

Ampliando continuamente sua presença e operações no Nordeste, a RZK Energia firmou um contrato de longo prazo com a Universidade Federal do Ceará (UFC) para o fornecimento de energia renovável no ambiente de contratação livre (ACL). Ao todo, 32 unidades consumidoras (UCs) vinculadas a uma das maiores e mais prestigiadas instituições de ensino do Brasil serão atendidas até 2029 no mercado livre de energia pela comercializadora.

Com uma economia de R$ 8,3 milhões para a universidade ao longo de 60 meses, o acordo prevê a contratação de um volume de 133.861,59 megawatt-hora (MWh), destinado ao abastecimento de faculdades, laboratórios, sedes administrativas e centros culturais e de pesquisa em oito municípios cearenses, a exemplo de Fortaleza, Sobral, Crateús, Russas, Eusébio, Quixadá, Itapajé e Pentecoste.

Entre as unidades consumidoras estão todos os campi da UFC, que abrigam mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação, além da Reitoria, da Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO), do Museu de Arte da UFC (Mauc) e do Instituto de Ciências do Mar (Labomar). A partir da parceria estabelecida com a RZK Energia, essas estruturas simbólicas da universidade terão acesso a energia elétrica proveniente de fontes renováveis, como a solar fotovoltaica e o biogás, promovendo não apenas redução de custos, mas também maior sustentabilidade devido à consequente diminuição de emissões.

“Como uma das principais empresas de geração renovável, comercialização e gestão de energia do país, continuamos investindo em uma forte estratégia de crescimento que nos permite atender de modo competitivo clientes públicos e privados de diferentes perfis, como a UFC, que está na vanguarda da educação e da inovação científica na região Nordeste e no Brasil”, conta João Pedro Correia Neves, sócio da RZK Energia, empresa que dentro do mercado livre de energia ainda atende outras grandes entidades públicas, a exemplo dos Correios, do Metrô de São Paulo, da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Crescimento do mercado livre e democratização da transição energética

Aberta para consumidores de média e alta tensão do Grupo A (acima de 2,3 kV) desde o início de 2024, a modalidade de contratação de energia pelo ACL permite que a negociação seja feita diretamente com o fornecedor, fora da distribuidora e com possibilidade de escolha por fonte de geração renovável, resultando em redução emissões e economia nas despesas com eletricidade.

Desde outubro de 2023, o mercado livre de energia cresceu 50% no acumulado de 12 meses e o volume de energia consumida aumentou cerca de 14%, segundo dados da Abraceel. Segundo a entidade, a quantidade de consumidores livres atingiu 53,8 mil unidades consumidoras no período, representando um ganho de 17,9 mil novos consumidores.

De acordo com seu sócio, a RZK Energia tem acompanhado esse momento de abertura e crescimento do mercado livre de energia no país como uma oportunidade para o avanço da transição energética. “Estamos olhando para um potencial de 20 milhões de unidades consumidoras a partir da abertura total do mercado livre de energia nos próximos anos. Além de democratizar o acesso à energia limpa e barata por meio da flexibilidade na escolha do fornecedor e da fonte, a oferta no ACL também pode agregar ofertas de maior valor agregado e tecnologia, a exemplo da feita pela RZK Energia, que inclui ferramentas decisivas para ganhos de economia e sustentabilidade seja na gestão de consumo ou na auditoria de faturas”, explica ele.

Sobre a RZK Energia

A RZK Energia é uma empresa dos grupos RZK e Nova Milano. Com foco na geração, comercialização e gestão de energia, a empresa atua na transição energética, sempre atualizada quanto às mudanças regulatórias e tecnológicas do setor, adotando práticas inovadoras e eficientes. Está presente com seus empreendimentos em diversos estados brasileiros, como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e no Rio de Janeiro, onde opera a maior usina de geração distribuída do Brasil, localizada em Nova Iguaçu. Levando em conta suas usinas em operação, além das que estão em construção, a potência instalada é de 300 MW, utilizando fontes de energia solar fotovoltaica e de biogás. O atual objetivo da RZK Energia é atingir a marca de 350 megawatts-pico de potência, se posicionando como um dos grandes players do setor no Brasil.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.