- WTM Spotlight na Arábia Saudita deve imergir o setor de viagens mundial no crescimento do turismo do país
- A RX é a organizadora dos principais eventos de viagens e turismo, incluindo o World Travel Market (WTM) em Londres, o Arabian Travel Market (ATM) em Dubai e os eventos WTM na Cidade do Cabo e em São Paulo.
- O evento de estreia acontecerá de 29 de setembro a 1º de outubro de 2026 no Centro de Convenções e Exposições Riyadh Front (RFECC, Riyadh Front Exhibition & Convention Centre).
A RX, líder global em eventos e exposições e organizadora do Arabian Travel Market (ATM), do World Travel Market (WTM) e dos eventos WTM na Cidade do Cabo e em São Paulo, anunciou oficialmente o lançamento do WTM Spotlight na Arábia Saudita. O evento inaugural está programado para ocorrer em Riad, Arábia Saudita, de 29 de setembro a 1º de outubro de 2026, no Centro de Convenções e Exposições Riyadh Front (RFECC).
WTM Spotlight é uma nova marca e lançamento dentro do portfólio da WTM, projetado para focar em um mercado específico e criar oportunidades inestimáveis para expositores e visitantes regionais e internacionais. Os participantes podem se envolver em uma combinação de conversas internas e externas, construindo conexões significativas com líderes do setor e profissionais de viagens, enquanto mergulham na cultura do destino.
Comentando o anúncio, Vasyl Zhygalo, Diretor Executivo para Oriente Médio e Mercados Emergentes da RX, disse: A WTM Spotlight na Arábia Saudita representa um novo capítulo empolgante para o portfólio da WTM. Ao criar eventos que se aprofundam em um mercado específico, oferecemos aos stakeholders regionais e internacionais, bem como aos profissionais de viagens, uma oportunidade incomparável de construir relacionamentos essenciais, obter insights mais profundos, descobrir tendências futuras de viagens e descobrir novas maneiras inovadoras de conectar o mundo. Em última análise, essas experiências compartilhadas e insights culturais estabelecem a base para relacionamentos duradouros e mutuamente benéficos.
“A Arábia Saudita é o local perfeito para lançar este conceito – seu setor de turismo é um dos mais ambiciosos e de crescimento mais rápido do mundo, e a WTM Spotlight desempenhará um papel fundamental no apoio ao seu desenvolvimento como destino, conectando o mundo à Arábia Saudita e esta ao mundo.”
A Arábia Saudita passou por uma transformação significativa no turismo com a Visão 2030, demonstrando o ambicioso plano do Reino de diversificar sua economia e se posicionar como um destino turístico líder global. O turismo é um elemento-chave desta estratégia, com uma meta nacional para que o setor contribua com 10% para o PIB até 2030 – um aumento em relação aos apenas 3,8% de 2019.
Assim, o Ministério do Turismo estabeleceu metas ambiciosas para o setor turístico, visando atrair 150 milhões de visitantes anualmente até 2030. Segundo pesquisas, o valor do mercado turístico pode aumentar de US$ 53,87 bilhões em 2024 para US$ 100,23 bilhões até 2030, uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 10,90%.
Para encorajar esse crescimento, o governo investiu bilhões de dólares, incluindo grandes projetos como NEOM, o Projeto Mar Vermelho, Qiddiya, Diriyah e Roshn, além de uma ampla expansão na aviação, como o lançamento da Riyadh Air e uma estratégia para triplicar a capacidade anual de passageiros para 330 milhões até 2030.
A edição inaugural do WTM Spotlight na Arábia Saudita terá duração de três dias, em um formato B2B2C dinâmico, com mais de 450 expositores e atraindo 6.500 visitantes regionais e internacionais. Mais de 150 compradores internacionais, cuidadosamente selecionados por seu genuíno interesse no mercado saudita, impulsionarão um engajamento significativo. Essa abordagem não apenas garante o máximo benefício comercial para expositores regionais, mas também abre novas oportunidades de saída, capacitando destinos a ampliar seu alcance neste mercado promissor e lucrativo.
Visitantes e compradores terão acesso a uma gama de oportunidades, incluindo novos produtos regionais e internacionais, e construirão parcerias que os ajudarão a criar experiências de viagem de classe mundial. Compradores internacionais terão a oportunidade de explorar o cenário turístico da Arábia Saudita e como incorporar seus destinos em seus portfólios. Ao mesmo tempo, os consumidores sauditas poderão se conectar diretamente com marcas e destinos de viagens regionais e globais, permitindo-lhes planejar viagens personalizadas.
Em paralelo à exposição, um programa de conferências com líderes de pensamento regionais e globais examinará as oportunidades que moldam o futuro do turismo na Arábia Saudita, desde conectividade e megaprojetos até inovação e as preferências em evolução dos consumidores em todo o GCC. Com o respaldo das ferramentas Smart Event da RX, expositores, visitantes e compradores também se beneficiarão da geração de leads valiosos, conexões e insights baseados em dados durante todo o evento.
“A WTM Spotlight na Arábia Saudita apresentará os melhores elementos dos nossos eventos – conexões comerciais selecionadas, experiências culturais autênticas, conteúdo inovador e engajamento direto com o consumidor – tudo isso em um dos mercados turísticos mais dinâmicos e em rápido desenvolvimento do mundo”, acrescentou Zhygalo.
“Reunindo líderes globais do turismo, stakeholders sauditas e consumidores de alto valor, o evento não apenas abrirá oportunidades comerciais, mas também promoverá intercâmbios significativos que moldarão o futuro das viagens tanto no Reino quanto em toda a região”, concluiu.
A WTM Spotlight na Arábia Saudita complementará o portfólio mais amplo da WTM, incluindo o Arabian Travel Market (ATM), com foco específico no mercado de alto crescimento da Arábia Saudita. O evento desempenhará um papel crucial no fortalecimento da colaboração regional, posicionando o Reino como um polo para visitantes que chegam ao país, ao mesmo tempo em que conecta os viajantes em rápida expansão da Arábia Saudita com destinos em todo o GCC e além.
TERMINA
Sobre a WTM Spotlight na Arábia Saudita
A WTM Spotlight na Arábia Saudita é a plataforma de lançamento definitiva para as ambições turísticas da Arábia Saudita – uma plataforma criada especificamente para conectar o crescente setor turístico do Reino com a indústria global de viagens. O evento promove um intercâmbio significativo entre stakeholders regionais e players internacionais. É onde marcas globais de viagens obtêm acesso direto a um dos novos mercados mais promissores e onde a Arábia Saudita apresenta seus destinos, visão e oportunidades de investimento para o mundo. A WTM Spotlight na Arábia Saudita desempenha um papel vital na trajetória do Reino como uma força em ascensão no turismo global.
Sobre a RX
A RX é líder global em eventos e exposições, alavancando expertise, dados e tecnologia do setor para construir negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Presente em 25 países em 42 setores da indústria, a RX realiza aproximadamente 350 eventos anualmente. A RX está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos os nossos colaboradores. A RX capacita empresas a prosperarem, alavancando insights baseados em dados e soluções digitais. A RX faz parte da RELX, uma fornecedora global de ferramentas analíticas e de decisão baseadas em informações para clientes profissionais e empresariais. Para mais informações, visite www.rxglobal.com.
Sobre a RELX
A RELX é uma fornecedora global de ferramentas analíticas e de decisão baseadas em informações para clientes profissionais e empresariais. A RELX atende clientes em mais de 180 países e possui escritórios em cerca de 40 países. Emprega mais de 36.000 pessoas, das quais mais de 40% estão na América do Norte. As ações da RELX PLC, sua controladora, são negociadas nas bolsas de valores de Londres, Amsterdã e Nova York usando os seguintes códigos de ação: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX. *Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em Link
O portfólio da World Travel Market (WTM) abrange eventos de viagens e portais online líderes em quatro continentes. Os eventos são:
Arabian Travel Market (ATM), agora em seu 33º ano, realizada anualmente em Dubai – a porta de entrada para viagens e turismo globais com sua conectividade incomparável – é onde a energia da oportunidade ganha vida.
Mais do que um evento, a ATM é um centro dinâmico para comunidades do setor, com fóruns, experiências e networking que se estendem muito além do salão de exposições ao longo da semana. Em um período de rápida expansão, a ATM cresceu 16% em relação ao ano anterior, atraindo mais de 55.000 profissionais de viagens de 166 países.
A próxima edição da ATM acontecerá em Dubai, de 4 a 7 de maio de 2026.
WTM London é o evento de viagens e turismo mais influente do mundo para a comunidade global de viagens. O evento é o destino ideal para quem busca uma visão macro da indústria de viagens e uma compreensão mais profunda das forças que a moldam. A WTM London é onde líderes influentes, compradores e empresas de turismo de alto nível se reúnem para trocar ideias, impulsionar a inovação e acelerar os resultados de negócios.
Próximo evento: 4 a 6 de novembro de 2025 no ExCel London.
WTM Latin America acontece anualmente na cidade de São Paulo e atrai cerca de 20.000 profissionais de turismo durante os três dias do evento. O evento oferece conteúdo qualificado, além de networking e oportunidades de negócios. Nesta sua nona edição – foram oito eventos presenciais e um 100% virtual, realizado em 2021 – a WTM Latin America continuou focada na geração efetiva de negócios e atingiu a reserva antecipada de seis mil reuniões entre compradores, agentes de viagens e expositores em 2022.
Próximo evento: 14 a 16 de abril de 2026 – Expo Center Norte, SP, Brasil.
WTM Africa foi lançada em 2014 na Cidade do Cabo, África do Sul. Em 2022, a WTM Africa facilitou mais de 7 mil atendimentos únicos pré-agendados, um aumento de mais de 7% em relação a 2019, e recebeu mais de 6 mil visitantes (não auditados), o mesmo número de 2019.
Próximo evento: 13 a 15 de abril de 2026 – Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo, Cidade do Cabo Link
Sobre a ATW Connect: O braço digital da Africa Travel Week é um hub virtual repleto de conteúdo interessante, notícias e insights do setor, além da oportunidade de ouvir especialistas sobre diversos tópicos em nossa nova série mensal de webinars. Tudo com o propósito de manter a todos nós do setor de viagens e turismo conectados. A ATW Connect concentra-se nos mercados receptivo e emissor de turismo de lazer em geral, viagens de luxo e no setor de viagens MICE/negócios, bem como em tecnologia de viagens.
WTM Global Hub, é o portal online do WTM Portfolio criado para conectar e apoiar profissionais do setor de viagens em todo o mundo. O centro de recursos oferece as orientações e o conhecimento mais recentes para ajudar expositores, compradores e outros profissionais do setor de viagens a enfrentar os desafios da pandemia global do coronavírus. O WTM Portfolio está recorrendo à sua rede global de especialistas para criar conteúdo para o centro. Link