Evento reuniu empreendedores, academia e poder público em Canoas, além de envolver estudantes através do Rotas Kids
A cidade de Canoas tornou-se o ponto de encontro do ecossistema de inovação da Região Metropolitana de Porto Alegre e do Litoral Norte, nessa terça-feira (11), em mais uma edição do programa Rotas da Inovação. Promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), o evento envolveu empreendedores, integrantes da academia, da comunidade e do poder público em atividades realizadas no campus da Universidade La Salle. Paralelamente, o Rotas Kids mobilizou centenas de estudantes da rede pública por meio de oficinas temáticas.
O projeto de interiorização reforça a integração entre governo e o ecossistema do Estado e faz parte do escopo do programa Inova RS, focado na definição de prioridades e oportunidades locais, valorizando os ativos e potenciais de cada uma das oito regiões gaúchas. “Nosso objetivo é estarmos, como Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, junto aos nossos parceiros nas diferentes cidades e regiões para discutir a inovação no Rio Grande do Sul”, iniciou a titular Sict, Simone Stülp.
“Nosso Estado é líder em inovação no Ranking de Competitividade dos Estados elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e uma das dinâmicas que acreditamos que levaram a esse resultado é justamente pela forma que temos articulado as discussões relativas ao tema junto a todos os parceiros”, complementou Simone, ao reiterar que a estratégia de desenvolvimento gaúcha congrega diferentes atores, incluindo as universidades, setor empresarial e comunidade.
Em referência à realização do Rotas da Inovação e à proposta de desenvolvimento baseada no ecossistema inovador, o reitor da Unilasalle, Cledes Antonio Casagrande, mencionou que as instituições comunitárias “querem somar aos governos estaduais e municipais e ao setor empresarial para contribuir com o avanço social e econômico”.
A programação contou com painéis que analisaram o cenário local da inovação e as perspectivas para os empreendimentos, temáticas abordadas por representantes do Inova RS, da Rede RS Startup, da Invest RS, Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), Sebrae e gestores municipais. As atividades também ocorreram por meio de parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Badesul, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Na mesma tarde, foram entregues os prêmios de Profissional Destaque à coordenadora de Inovação na Prefeitura de Gravataí, Paula Tarrasconi Schmitz, e de Ecossistema Destaque ao Inova Canoas.
Rotas Kids
A agenda em Canoas contou, ainda, com o Rotas da Inovação Kids, iniciativa comandada pelo programa Educar para Inovar, da Sict, e que se notabiliza pela promoção de oficinas a estudantes de escolas públicas.
Num mergulho no universo da ciência, tecnologia e inovação, as turmas participaram de oficinas como Fotografia Integrada com Drone, realizada em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa-RS); Inovação e Empreendedorismo, ministrada pela Feevale; Criando um console e um computador portáteis de baixíssimo custo com Raspberry e Transformando seus colegas em um controle tátil para jogos com a Makey-makey – ambas ministradas pela QI Faculdade e Escola Técnica; Construtores de Labirintos, desenvolvida pelo SESI, e o workshop Criatividade em Pauta, em parceria com a Universidade La Salle.
As próximas edições do Rotas da Inovação e do Rotas Kids acontecem nesta quinta-feira (13), no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves.