cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
rede-brasil-inovador-south-summit-brazil-innovation-inovacao-esg-ai-ia-ecossistema-startups-media-partner-aldo-cargnelutti-ceo-16

Rio + Agro de 29.07 a 02.08.24 no Rio de Janeiro

Durante o evento, organizado com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Agência vai promover encontros de negócios entre investidores estrangeiros e entidades nacionais representativas do agronegócio. O Rio + Agro ocorre de 29 de julho a 2 de agosto, na capital carioca

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com os ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Agricultura e Pecuária (MAPA) e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Industria, Comércio e Serviços do governo do estado do Rio de Janeiro (SEDEICS-RS), vai promover, durante a primeira edição do Fórum Internacional para o Desenvolvimento Agroambiental Sustentável, Rio + Agro, uma série de atividades voltadas à atração de investimentos para o país, com foco na transição energética e produção de fertilizantes. Organizado com apoio Governo do Estado do Rio de Janeiro, o evento vai reunir, de 29 de julho a 2 de agosto, no Clube de Golfe do Rio de janeiro, na Barra da Tijuca, especialistas de diferentes partes do mundo para dialogar sobre ciência, tecnologia, inovação e negócios no setor agroambiental, mostrando o protagonismo cada vez maior do Brasil como exemplo global de práticas sustentáveis.

“É uma oportunidade de promovermos a atração de investimentos estrangeiros para suprir os gaps que nós temos dentro da cadeira produtiva do agronegócio como, por exemplo, a nossa dependência de importação de fertilizantes”, afirma o coordenador da gerência de Investimentos da ApexBrasil, Carlos Padilla. “O agro brasileiro é pujante, somos os maiores produtores e exportadores de diversos alimentos e produtos, e temos como meta reduzir a grande dependência desse insumo que vem de fora”, explica Padilla, se referindo ao Plano Nacional dos Fertilizantes (PNF), que foi revisado e atualizado em 2023 pelo Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert), com metas para superar a dependência externa do produto. Atualmente, mais de 87% dos fertilizantes usados pela agricultura brasileira são importados e a meta do PNF é chegar até 2050 com uma produção nacional capaz de atender entre 45% e 50% da demanda interna.

Para alcançar esse objetivo, o PNF prevê a reativação de fábricas, incentivos a novas plantas industriais, investimento na produção de nutrientes sustentáveis, entre outras ações. “A atração de investimentos internacionais para construir fábricas de fertilizantes no país é uma estratégia fundamental. Precisamos ampliar a nossa produção e, para isso, precisamos de investimentos”, reforça a gerente de Investimentos da ApexBrasil, Helena Brandão.

Com este foco, a ApexBrasil convidou 11 empresas estrangeiras relevantes do segmento de fertilizantes, energia verde e gás natural, de diferentes países, para se reunirem com autoridades e especialistas nacionais do setor, promovendo a discussão de projetos e rodadas de investimentos durante o Rio + Agro. Além dos encontros no evento, a Agência levará ainda os investidores para visitar o Senai CTIQT(Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), escola profissionalizante e centro de capacitação tecnológica e inovação, estruturada para que as empresas e os produtos brasileiros possam competir em um mercado globalizado. Haverá também visita técnica ao Porto do Açu, próximo a São João da Barra, no Norte Fluminense – o maior complexo portuário e industrial privado de águas profundas da América Latina.

“A ApexBrasil e o Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da sua Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, tem um acordo de cooperação que tem gerados muito frutos para os negócios e investimentos nas cadeias do agronegócio do Brasil. No Rio+Agro, teremos mais uma atividade importante, pois um evento internacional para o desenvolvimento agroambiental sustentável com uma ação de atração de investimentos para o Brasil com a participação de investidores e empresários de todo o mundo será mais um passo para ampliar a imagem do agronegócio sustentável do Brasil no mundo”, destaca o secretário-executivo do MAPA, Irajá Lacerda.

“O governo do presidente Lula vem trabalhando para impulsionar a indústria nacional de insumos agrícolas e diminuir nossa dependência externa. Sob a liderança do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, reestruturamos o Confert e aprovamos o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), além de incluir incentivos à construção e ampliação de novas fábricas no Regime Especial da Indústria Química (Reiq)”, reforça Carlos Durans, diretor de Insumos e Materiais Intermediários do MDIC. Durans lembra, ainda, que a agroindústria está entre as seis missões da Nova Indústria Brasil, lançada pelo governo em janeiro deste ano.

Potenciais investidores

A maior parte das empresas internacionais convidadas pela ApexBrasil já investe no agronegócio e na produção de energia verde no mercado brasileiros, possuem escritório ou até mesmo fábrica no Brasil. Mas diante do cenário atraente, a Agência observa o interesse dessas companhias para aportar novos investimentos ou até mesmo estabelecer novas filiais aqui no país – justamente para alcançar a meta do PNF.

Dentre as participantes internacionais, por exemplo, está a Casale, empresa suíça que atua com licenciamento e projetos para indústrias de fertilizantes. Em junho deste ano, com o apoio da ApexBrasil, a Casale abriu um escritório em São Paulo, com o interesse de iniciar parcerias e investimentos no Brasil na área de fertilizantes nitrogenados, amônia verde e outros insumos para o agronegócio brasileiro. “O suporte da ApexBrasil nos últimos dois anos foi fundamental para o nosso estabelecimento aqui no Brasil. Estamos certos de que o mercado brasileiro será crucial para a modernização das plantas industriais existentes e para o desenvolvimento de novas plantas”, afirma o Area Sales Manager – LATAM da Casale, Luca Pasco. Ele afirma que muitas empresas estão planejando novos investimentos no Brasil, neste setor, e que este é um bom momento para atuar no país.

Entre outras empresas de fora que já que já têm escritório ou fábrica no Brasil e participarão do encontro, estão as suíças Eurochem, líder mundial na produção de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos, e a Atlas Agro, empresa suíça que acaba de iniciar a construção da primeira fábrica de hidrogênio verde no Brasil, em Uberaba-MG, com investimentos totais de cerca R$ 4,3 bilhões (US$ 850 milhões). Outro participante é o grupo espanhol Solatio, com projeto no Piauí para produção de hidrogênio verde (H2V), que pode viabilizar a produção de fertilizantes verdes.

Das 11 convidadas, somente duas ainda não atuam no país. São as estatais bolivianas YPFB – Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos, homóloga à Petrobras, e a EBIH – Empresa Boliviana de Industrialização de Hidrocarbonetos. Ambas tratarão de temas de gás natural e projetos em conjunto com o Brasil.

Ao todo, o Rio + Agro terá cinco dias de programação, com mais de 50 palestrantes, keynote speakers (palestrantes principais), palestras internacionais e diversas marcas expositoras. O estande institucional da ApexBrasil, em parceria com MDIC e MAPA, no evento, será o ponto de encontro dos convidados estrangeiros.

A abertura do evento será no dia 29, (segunda-feira), e contará com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, especialistas da Agência e outras autoridades. Há previsão de participação do vice-presidente da república e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin.

Sobre o Rio + Agro

O Rio + Agro será o primeiro evento internacional do agronegócio realizado no Rio de Janeiro. Trata-se de um Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável, com foco mundial no desenvolvimento com equilíbrio econômico, ambiental e social. O evento vai reunir alguns dos principais nomes em desenvolvimento sustentável, pesquisa científica e inovação. Serão mais de 50 palestras, dez delas internacionais, ao longo de cinco dias. O evento é organizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai ocorrer de 29 de julho a 2 de agosto, no Clube de Golfe, Barra da Tijuca. Acesse mais informações sobre o evento aqui.

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil é uma entidade sem fins lucrativos, interesse coletivo e utilidade pública, que mostra para o mundo o que o Brasil tem a oferecer. A Agência atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos para setores estratégicos da economia, dando mais visibilidade às empresas brasileiras mundo afora. Para isso, encabeça uma série de ações, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira e fazer negócios. Atualmente, a Agência apoia mais de 17 mil empresas sendo 43% delas de micro e pequeno porte.

Serviço

Rio + Agro / Estande da ApexBrasil e outras instituições governamentais – projeto de investidores internacionais

Data: 29 de julho a 2 de agosto

Local: Campo Olímpico de Golfe, Av. General Moisés Castelo Branco Filho, 700 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.