Semana Caldeira: “Resiliência, ação e não só discurso. Aqui vocês tiveram atitude”, afirma Clóvis Tramontina

“Resiliência, ação e não só discurso. Aqui vocês tiveram atitude”, afirma Clóvis Tramontina, na Semana Caldeira

Com cinco dias de intensa programação, a Semana Caldeira começou nesta segunda-feira (23), trazendo à tona uma série de discussões sobre inovação e empreendedorismo. A abertura do evento, organizado pelo Instituto Caldeira, foi marcada pela presença de Clóvis Tramontina, presidente do conselho de administração da Tramontina, uma das maiores multinacionais do Brasil. O tema de sua apresentação, “Empreender não é um ato. É uma jornada”, sintetiza a filosofia de vida e gestão do empresário, que compartilhou sua longa trajetória à frente da empresa com o público presente. O painel, realizado na arquibancada do Instituto Caldeira, atraiu um grande número de espectadores, lotando o espaço.

A abertura oficial do painel foi conduzida por Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira, que começou sua fala agradecendo ao público presente e destacando o esforço da comunidade Caldeira nos últimos meses. Ele mencionou o árduo trabalho que foi necessário para reconstruir o espaço após a enchente ocorrida em maio. “Fomos acometidos por essa situação absolutamente extraordinária. Primeiro, tivemos que tirar a água, e depois tivemos que reconstruir. E foi o que fizemos, literalmente, até ontem à noite, perto da meia-noite, quando tínhamos cerca de 60 pessoas trabalhando aqui”, relatou Valério.

Clóvis Tramontina, em seguida, iniciou sua fala parabenizando o Instituto pela recuperação rápida do espaço após o incidente. “Isso aqui é um orgulho para nós, gaúchos, pois podemos mostrar que somos capazes de fazer a diferença, de reerguer o Estado. E vamos reerguer”, declarou o executivo, destacando a importância de resiliência em tempos difíceis. Ele também enfatizou que para promover a inovação, é preciso aceitar o erro como parte do processo.

O sucesso vem do erro, assim foi com a energia elétrica, assim foi com o telefone, assim foi com o automóvel. O erro te conduz ao sucesso. Errar é humano e fantástico
O empresário compartilhou detalhes de sua trajetória pessoal e profissional, abordando os desafios e conquistas que marcaram sua vida. Ele revelou aspectos de sua história familiar, mencionando que foi o primeiro filho de sua mãe a vingar, após quatro gravidez. “Eu fui o primeiro a nascer no hospital, e ser o número um sempre marcou minha personalidade. Na escola, na igreja, eu queria ser o número um em tudo”, comentou Tramontina, que desde cedo manifestava seu desejo de liderança.

Ao longo dos anos, Clóvis passou por diversos setores dentro da empresa, o que lhe permitiu desenvolver uma visão abrangente do negócio. “Quando eu estava na auditoria, percebi que queria ser vendedor e ir para São Paulo, onde estava o maior mercado da nossa marca”, relembrou. Em São Paulo, ele conseguiu se destacar por meio de parcerias estratégicas com grandes varejistas, destacando-se em um mercado competitivo. “Uma das minhas maiores forças é a construção de relacionamento”, afirmou, destacando o papel fundamental das parcerias para o sucesso da Tramontina. Foi essa capacidade de estabelecer e manter boas relações que permitiu que a marca se inserisse em uma das maiores lojas de departamento da cidade na década de 1980.

A estratégia de crescimento não parou por aí. “Depois disso, eu disse: ‘Agora temos que ir para o Carrefour’. É por isso que digo que empreender não é um ato, é uma jornada”, disse Tramontina, reforçando que o empreendedorismo exige visão de longo prazo e capacidade de adaptação. “Durante três meses, o Carrefour vendeu mais talheres avulsos do que Coca-Cola”, contou o executivo, com orgulho, ao lembrar de um dos grandes marcos.

O empresário continuou a compartilhar momentos importantes de sua carreira, incluindo a implementação de um programa de reuniões com todos os funcionários da empresa. Intitulado “Integração”, o projeto foi criado com o objetivo de ouvir as ideias e preocupações dos colaboradores. “O programa levou quase um ano e incluiu mais de 80 reuniões, para que pudéssemos escutar todos os mais de 3 mil funcionários”, relatou Tramontina, destacando a importância de um ambiente de trabalho onde os colaboradores têm voz ativa.

“O líder precisa ter valores, valores do bem, para ser um exemplo a ser seguido”
Outro ponto importante levantado por Tramontina foi o avanço da empresa nas redes e na publicidade. “Quando voltei de São Paulo nos anos 1980, passei a cuidar da área de propaganda, que, até então, era tratada como um produto no departamento de compras. Eu disse: ‘Precisamos tratar a propaganda como investimento, não como custo’. E assim começamos a investir”, explicou o executivo, ressaltando a importância da comunicação estratégica para a construção de uma marca sólida.

“Construir uma marca leva anos, não é algo que se faz de um dia para o outro”, afirmou Tramontina. “O mais importante em uma marca é ter valores fortes. O discurso, a mensagem que ela transmite, precisa ser coerente com o que ela entrega. Nesses 113 anos, a Tramontina sempre prometeu e entregou um produto de qualidade, com segurança, respeitando todos os stakeholders, o meio ambiente e muito mais”, destacou.

Tramontina enfatizou que a empresa se mantém atualizada e em sintonia com as mudanças ao longo do tempo. “Nos anos 1930, a Tramontina operava de uma maneira. Nos anos 1990, era diferente. E agora, nos anos 2020, é completamente outra coisa. Nós precisamos atender a uma diversidade de pessoas, culturas e ritmos de trabalho”, afirmou, destacando a importância da adaptabilidade.

Ao abordar o tema da inovação, Clóvis Tramontina fez uma conexão interessante entre o conceito moderno de startups e a história de sua própria empresa. “Startup foi o que meus avós, Valentin e Elisa Tramontina, fizeram há mais de 100 anos, quando quiseram criar um canivete diferente e montaram a Tramontina”, relembrou o empresário, traçando um paralelo entre os princípios de inovação de hoje e os desafios enfrentados pelos pioneiros da empresa no início do século XX. A menção à história de seus avós reforça a ideia de que a inovação sempre esteve no DNA da Tramontina.

Ao finalizar, Tramontina deixou um conselho importante para empreendedores. “O líder precisa ter valores, valores do bem, para ser um exemplo a ser seguido. Quando ele fala, precisa ecoar, as pessoas precisam admirar suas palavras, porque o que ele diz, ele faz. Não pode fazer um discurso e entregar outra coisa. A dica é resiliência e ação não só discurso. Aqui vocês tiveram atitude. Não se apavore com as primeiras dificuldades. Tenha foco e vá em frente”.

https://institutocaldeira.org.br/

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

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