A TeamViewer, provedora líder global de soluções para ambientes de trabalho digitais, está aprimorando a eficiência da equipe de Testes & Desenvolvimento da Mercedes-AMG PETRONAS de Fórmula 1 por meio da tecnologia de Realidade Aumentada (RA) TeamViewer Frontline.
No Laboratório de Testes & Desenvolvimento da escuderia, o desafio é montar estruturas de teste complexas com velocidade e eficiência. Testar peças que precisam suportar um estresse imenso em condições de corrida é uma parte vital do design, tanto na criação de um novo carro quanto na implementação de melhorias ao longo da temporada de corridas.
Com a plataforma empresarial TeamViewer Frontline, a equipe consegue agora acelerar a preparação das estruturas de testes ao substituir desenhos impressos por instruções em tempo real via Realidade Aumentada. O processo manual de checagem entre estrutura e papel, que antes era demorado, ganhou agilidade graças à introdução de sobreposições animadas que mostram sequências de montagem passo a passo.
“A TeamViewer nos ajuda a minimizar o tempo de preparo dos veículos no setor de Testes & Desenvolvimento e a garantir que todas as estruturas estejam 100% corretas”, afirma Steve Riley, Chefe de Operações e Desenvolvimento de TI da equipe Mercedes-AMG PETRONAS de Fórmula 1. “Em vez de consultar guias de montagem e projetos localizados em outras partes do ambiente operacional, nossa equipe pode incorporar a tecnologia de RA ao fluxo de trabalho e visualizar imediatamente, com alta precisão, como as peças se encaixam na montagem. Os ganhos em todas as áreas de operação, somados a um desempenho aprimorado, se destacam onde realmente importa: nas pistas de corrida.”
Com a adoção das soluções TeamViewer Frontline, que utilizam tecnologia espacial, o processo de testes mudou completamente. A plataforma pode ser executada em um simples tablet, com diretrizes de RA que aparecem ao vivo na tela do dispositivo e que sobrepõem a montagem de teste no espaço físico e com sequências animadas. Esse processo oferece visibilidade imediata à equipe sobre o que vai em cada lugar, garantindo que todas as peças relevantes estejam presentes e corretamente instaladas.
“A área de Testes & Desenvolvimento é dedicada à segurança, à confiabilidade e à verificação de desempenho da maioria dos componentes que vão em um carro de F1”, diz Daniel Markland, Técnico Principal da área na Mercedes-AMG PETRONAS. “Com a Realidade Aumentada é possível visualizar imediatamente uma projeção do modelo CAD 3D em seu espaço real”, complementa o executivo.
A projeção de Realidade Aumentada ao vivo, que mostra as informações de montagem e das peças sobre a estrutura de testes, combinada à comparação em tempo real com os dados CAD, oferece aos engenheiros da equipe a segurança de que tudo está preciso, adequado e livre de inconsistências. Esse processo garante um desempenho muito mais otimizado em relação ao período anterior à adoção da plataforma TeamViewer Frontline pela escuderia de F1.
E dessa forma que a TeamViewer tem impacto direto no desempenho dos pilotos George Russell e Kimi Antonelli nos finais de semana de corrida.
“Um parceiro que entende como o tempo é crucial em uma corrida de Fórmula 1 é um parceiro essencial para acelerar o desenvolvimento, o teste e a entrega de peças para a pista. Contar com a TeamViewer ao nosso lado, conhecendo cada etapa do processo e engajada em impulsionar o desempenho em todas elas, tem enorme valor para nós”, conclui Markland.
Sobre a TeamViewer
Em 2005, a TeamViewer lançou a solução homônima TeamViewer, primeiro software capaz de se conectar a computadores em qualquer lugar do planeta para aumento de produtividade e redução de custos com viagens e deslocamentos desnecessários dos técnicos de suporte para resolução de problemas em outras regiões. Rapidamente, a tecnologia TeamViewer se tornou o padrão da indústria mundial para acesso e suporte remotos e a solução número 1 de centenas de milhões de usuários em todo o mundo para resolução de problemas de TI. Atualmente, mais de 660 mil clientes de todos os setores, desde pequenas e médias empresas até as maiores companhias de renome internacional, confiam na tecnologia TeamViewer para otimizar seus locais de trabalho digitais, capacitando tanto os funcionários que atuam em escritórios como os que estão na linha de frente. As organizações utilizam o extenso portfólio de soluções da TeamViewer para evitar e resolver interrupções com terminais digitais de qualquer tipo, gerenciar com segurança cenários complexos de TI e de dispositivos industriais e aprimorar processos com assistência e fluxos de trabalho com Realidade Aumentada (RA), alavancando a Inteligência Artificial (IA) e promovendo uma perfeita integração com os principais parceiros de tecnologia. No contexto da Transformação Digital global e de desafios como a escassez de mão de obra qualificada, o trabalho híbrido, a análise acelerada de dados e o surgimento de novas tecnologias, as soluções da TeamViewer oferecem um nítido valor agregado, aumentando a produtividade, reduzindo o downtime de máquinas, acelerando a integração de talentos e melhorando a satisfação do cliente e dos funcionários. Com sede em Göppingen, na Alemanha, a empresa emprega mais de 1.900 pessoas em todo o mundo e alcançou uma receita de cerca de 671 milhões de euros em 2024. A TeamViewer SE (TMV) está listada na Bolsa de Valores de Frankfurt e pertence ao MDAX.