Raízen e CNOOC: cooperação para novas aplicações do etanol na indústria chinesa

Cooperação técnica busca implementar inovações que integrem o etanol brasileiro a cadeias produtivas de alta complexidade e escala na China.

Cooperação técnica busca implementar inovações que integrem o etanol brasileiro a cadeias produtivas de alta complexidade e escala na China. Foto: divulgação

A Raízen, referência global em bioenergia, e a CNOOC (China National Offshore Oil Corporation), por meio de sua subsidiária China BlueChemical, assinaram hoje um Memorando de Entendimento para cooperar no desenvolvimento de soluções de baixo carbono.

A parceria visa gerar benefícios mútuos para as indústrias do Brasil e da China, apoiando a redução da dependência chinesa de importações de petróleo cru e apoiando a agenda verde do país asiático.

Escopo da Parceria

Com foco central na expansão de novos mercados, a cooperação prioriza estudos de viabilidade técnica e econômica para a introdução da mistura de etanol à gasolina na China, visando estimular a demanda pelo biocombustível de cana-de-açúcar. De forma complementar, a cooperação também avalia o potencial do etanol como insumo estratégico para a descarbonização de setores de difícil abatimento, englobando aplicações na cadeia de Combustível Sustentável de Aviação (SAF), nas indústrias química e marítima, até o intercâmbio de conhecimento sobre tecnologias avançadas, como o Etanol de Segunda Geração (E2G) e Hidrogênio Renovável.

“Este Memorando de Entendimento é consequência dos esforços e entendimento entre os governos do Brasil e China, bem como refletem os compromissos decorrentes da COP30. Ele é um marco institucional que conecta a capacidade produtiva e tecnológica do Brasil com a escala de mercado da China. Estamos unindo esforços para demonstrar que o etanol é uma solução de baixo carbono pronta e escalável para contribuir com a agenda de descarbonização na China”, destaca Cláudio Oliveira, VP de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Raízen.

Sobre a Raizen

A Raízen, joint venture entre a Cosan e a Shell, atua na produção, logística de distribuição e comercialização de combustíveis e açúcar. Como licenciada da marca Shell, atua na distribuição de combustíveis, lubrificantes e outras especialidades no Brasil, além de operações de refino na Argentina e distribuição de derivados de combustíveis e lubrificantes na Argentina e no Paraguai, com uma rede de mais de 8 mil postos revendedores nos três países. A empresa possui mais de 40 mil colaboradores, 28 usinas e mais de 70 bases de distribuição de combustíveis no Brasil, além de presença em portos e aeroportos.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

https://brasilinovador.com.br
https://brasilinovador.com.br/guia

Publicidade, Mantenedores e Media Partners
midia@brasilinovador.com.br

Conteúdo, Releases e Mailing de Imprensa
rede@brasilinovador.com.br

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.