O foco do programa está no desenvolvimento de modelos estruturados de navegação digital e suporte clínico extra-hospitalar, com especial atenção a tecnologias que permitam o monitoramento contínuo, por meio do acompanhamento regular de sintomas fora do ambiente hospitalar, e a resposta clínica precoce, para garantir um suporte adequado ao paciente antes do agravamento do quadro ou da ocorrência de crises.
Para participar, as startups precisam ter menos de nove anos de atuação, sede no Brasil e estar comercializando sua solução. As inscrições são gratuitas, ficam abertas até 17 de fevereiro e não há exigência de contrapartida em participação societária. Mais informações estão disponíveis no regulamento da iniciativa.
O que o programa oferece
Ao longo do programa, as startups selecionadas contarão com uma jornada estruturada de desenvolvimento e validação, que inclui mentorias especializadas, capacitações sobre o funcionamento do SUS, apoio no desenho de projetos piloto e acompanhamento técnico para o desenvolvimento de um estudo de Análise de Valor e Retorno Potencial para o SUS.
As atividades serão conduzidas por profissionais experientes nas áreas de saúde, inovação, gestão pública e economia da saúde, estimulando aproximação entre startups, gestores e instituições do sistema público.
A importância da iniciativa
No Brasil, cerca de 70% da população depende exclusivamente do SUS para acesso à atenção em saúde. Esse cenário exige soluções inovadoras que promovam mais eficiência, melhor experiência para o paciente e uso responsável dos recursos públicos.
Ao focar no cuidado oncológico ao longo da jornada do paciente, especialmente fora do ambiente hospitalar, o programa busca contribuir para a redução de atendimentos de urgência evitáveis, internações desnecessárias e sofrimento que pode ser prevenido com monitoramento contínuo e resposta clínica precoce.
Como participar
As startups interessadas devem realizar a inscrição por meio do formulário disponibilizado pela Eretz.bio até o dia 17 de fevereiro. Após a análise das propostas, as candidatas avançam para a banca de seleção. As empresas aprovadas iniciam o programa conforme o cronograma oficial.
Cronograma
- 05/02 – Lançamento da chamada de startups e abertura das inscrições
- Até 17/02 – Período de inscrições
- 18/02 – Seleção das startups que seguirão para a banca
- 19/02 – Divulgação das startups selecionadas
- De 23 a 27/02 – Realização da banca de seleção
- 27/02 – Divulgação do resultado final
- Março – Análise pelo Comitê de Governança de Projetos e contratação
- Abril – Início das mentorias e do projeto no HMVSC
- Abril a setembro – Desenvolvimento do projeto e do estudo de Análise de Valor e Retorno Potencial para o SUS
- Outubro – Análise dos resultados e realização do Matchday