Programa reforça compromisso do setor com a redução de emissões e práticas responsáveis, alinhando-se às metas globais debatidas na COP30. Foto: divulgação

ABIOVE: Programa Bio+ impulsiona avanço sustentável do biodiesel

Com o avanço das discussões decisivas na COP 30 sobre transição energética e redução de emissões de gases de efeito estufa, o Brasil reforça seu papel estratégico no cenário global da sustentabilidade com iniciativas que unem inovação e responsabilidade ambiental. Um dos exemplos mais expressivos é o Programa Bio+ de Certificação de Biodiesel, criado pela ABIOVE e auditado pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. O programa vem elevando os padrões de qualidade e governança no setor, alinhando-se aos compromissos climáticos debatidos em Belém (PA).

Lançado em 2020, o Bio+ tem como objetivo garantir e reconhecer a qualidade do biodiesel produzido nas usinas dos associados ABIOVE, fortalecendo práticas sustentáveis ao longo de toda a cadeia produtiva. Com padrões rigorosos de controle e melhoria contínua, o selo consolidou-se como referência no mercado.

A evolução do programa chegou à fase Bio+ 2.0, que amplia o escopo da certificação para além do produto final, incluindo avaliação de processos produtivos, capacitação de equipes e robustez dos sistemas de gestão das usinas. Essa abordagem assegura uma visão completa da sustentabilidade, desde a matéria-prima até a entrega do biodiesel.

Com a parceria técnica do IQA, reconhecido por sua atuação na auditoria e certificação de sistemas de gestão, o Programa Bio+ ganha imparcialidade e credibilidade. A atuação do instituto eleva o programa a um novo patamar de excelência, reforçando o compromisso com a qualidade e a transparência do setor.

“O Bio+ demonstra que a indústria brasileira de biodiesel está preparada para os desafios climáticos globais. Estamos mostrando na prática que é possível crescer economicamente, gerar empregos e, ao mesmo tempo, reduzir emissões. Um compromisso em total sintonia com as discussões da COP30”, afirma o superintendente do IQA, Alexandre Xavier.

Selo de Qualidade Bio+

O Selo de Qualidade Bio+ avalia três grandes áreas: ambiente da usina, produto final e entrega do produto. Entre os critérios, estão o monitoramento de processos, qualificação de fornecedores, calibração de instrumentos críticos e ações de sustentabilidade e treinamento de equipes. A metodologia de certificação segue um ciclo estruturado de auditorias e amostragens, fundamentado nas normas da ABNT NBR ISO 9001 e na Resolução ANP nº 920/2023, garantindo conformidade técnica e rastreabilidade.

O impacto do setor de biodiesel brasileiro é expressivo. Atualmente, as 12 empresas certificadas pelo programa respondem por 3 milhões de m³ de produção, gerando 800 mil empregos diretos e indiretos e representando 3% do PIB nacional. A produção anual total no Brasil cresceu de 0,7 milhão de m³ em 2005 para 43 milhões de m³ em 2023, um salto que reflete o avanço tecnológico e a consolidação do biocombustível como vetor da matriz energética limpa.

As principais matérias-primas utilizadas são óleo de soja (70% a 80%), sebo bovino (15% a 20%) e outras fontes renováveis como óleo de fritura usado, algodão e palma (5% a 10%).

Do ponto de vista ambiental, o biodiesel apresenta redução de até 70% nas emissões de CO₂ no ciclo de vida em comparação com o diesel fóssil. Mesmo a mistura B5 (com 5% de biodiesel) proporciona uma redução de 3,6% nas emissões totais. Até 2022, o setor evitou a emissão de aproximadamente 42 milhões de toneladas de CO₂, segundo dados da ANP, PNPB e RenovaBio.

Com resultados sólidos e um modelo de certificação robusto, o Programa Bio+ reafirma que o biodiesel brasileiro não apenas cumpre os requisitos legais, mas adota padrões de excelência técnica e ambiental, contribuindo para as metas climáticas globais e reforçando o protagonismo do Brasil no caminho para uma economia de baixo carbono.

Sobre o IQA

Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias. Representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro como organismo de certificação, promove treinamentos presenciais e online, conteúdo em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.