A unidade Procempa do Projeto Pescar completa 20 anos de atuação em 2025. Neste período, a companhia formou aproximadamente 350 jovens em tecnologia da informação. Na sexta-feira, 5, a Fundação Projeto Pescar, instituição responsável pelo programa, homenageou a Procempa pela trajetória de compromisso com o ensino socioprofissionalizante. O supervisor do setor de Projetos de Integração Técnico Social, Renato Arioli, e a articuladora da Procempa com a Fundação Projeto Pescar, Jacqueline Baptista, representaram a companhia no evento.
O Projeto Pescar Procempa oferece iniciação profissional em tecnologia da informação para jovens em situação de vulnerabilidade social. Além da etapa de conhecimento técnico, ministrada por funcionários voluntários da Procempa, a formação também envolve atividades de autoconhecimento e cidadania. Em 11 meses, os jovens recebem capacitação teórica e vivenciam práticas simuladas de trabalho.
Ainda em 2024, o Projeto Pescar Procempa se estabeleceu no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). “No Tecnopuc, os jovens estão diretamente inseridos dentro de um ecossistema de tecnologia e inovação relevante de Porto Alegre. Esta iniciativa proporciona que eles busquem dentro deste ambiente um caminho para seguir suas carreiras profissionais”, ressaltou Renato Arioli.
A presidente da Fundação, Adriana Loiferman, explica que o Projeto Pescar possui uma metodologia socioprofissionalizante que dá oportunidade aos jovens de baixa renda entrarem no mercado de trabalho. “Neste ano, a Procempa está completando 20 anos de parceria com o Projeto Pescar. Essa cooperação com a companhia já mudou a vida de inúmeros jovens. Que venham mais 20 anos”, pontuou.
Vicenti Ciotta (estagiário) / Supervisão: João Queiroz
Andrea Brasil