cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil

Prêmio SomosCoop Melhores do Ano celebra impacto transformador do cooperativismo

Melhores do Ano celebra impacto transformador do cooperativismo

Evento reconheceu iniciativas que fortalecem comunidades e promovem a sustentabilidade

A cerimônia da 14ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, realizada nesta terça-feira (03), em Brasília, foi marcada por momentos emocionantes e de reconhecimento às iniciativas das cooperativas de todo o Brasil. Líderes do Sistema OCB, representantes das cooperativas premiadas, autoridades políticas, membros da imprensa e diversos convidados se reuniram para celebrar.

O evento destacou a importância do cooperativismo no desenvolvimento das comunidades e no fortalecimento de uma economia mais inclusiva e sustentável. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, não escondeu a emoção ao refletir sobre o impacto do prêmio. “Foi uma noite muito bonita. O reconhecimento em forma de troféu é a maneira que a Casa do Cooperativismo encontrou para motivar o movimento a ser cada vez mais exemplar, maior e melhor. É sempre animador poder contemplar cooperativas que buscam o desenvolvimento de suas comunidades e a prosperidade para os cooperados”, declarou.

Para Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB, o prêmio simboliza mais que a entrega de troféus. “Ele celebra o esforço contínuo das cooperativas em diversos setores. Assistir à cerimônia é testemunhar o sucesso e o desempenho coletivo das vencedoras. Esse momento reflete os valores do cooperativismo e deixa claro o potencial transformador desse modelo de negócios”, afirmou.

A gerente-geral da OCB, Fabíola Nader Motta, também deu destaque a relevância do prêmio como um reflexo das boas práticas implementadas pelas cooperativas. “Estamos vendo o crescimento de bons negócios e de uma comunidade mais forte. A premiação é um símbolo do compromisso e da coerência que baseia cada passo no ciclo virtuoso do cooperativismo. Essa é uma forma de evidenciar que os princípios do modelo de negócios se traduzem  em resultados positivos”, comemorou.

É ouro
Durante a cerimônia, 18 cases foram premiados nas categorias Comunicação Coop, Coop Cidadã, Cultura Cooperativista, Desenvolvimento Ambiental, Inovação e Intercooperação. A categoria Imprensa, novidade dessa edição, homenageou 12 jornalistas e veículos de comunicação que se destacaram nas subcategorias Jornalismo Impresso/Digital, Radiojornalismo, Telejornalismo e Mídia Cooperativa.

Para o gerente de Integração de Piscicultura da Copacol, Nestor Braun, que recebeu o prêmio na categoria Inovação pelo case UPA Copacol – Inovação Inédita, biossegurança e sustentabilidade na piscicultura integrada do Brasil, a busca por novas ideias foi o grande desafio na implementação do projeto. Ele ressaltou o esforço da cooperativa em alinhar sustentabilidade e eficiência produtiva em um setor desafiador. “A maior dificuldade foi a gente querer inovar e, para isso, pensar na questão do reuso da água e, também, na biosseguridade. Nesse processo, tivemos que viajar o mundo para coletar um pouco de tecnologia de diferentes modelos de trabalho e customizar algo específico que funcionasse no Brasil e no modelo de produção da Copacol. Foi um aprendizado global aplicado localmente”, disse.

Aifa Naomi Uehara de Paula, presidente do Sicoob Rondon, explicou que o projeto vencedor na categoria Coop Cidadã, Espaço Cooperar – Sicoob Primavera, nasceu da vocação da cooperativa em atender às necessidades das comunidades onde atua. Segundo ela, a iniciativa foi motivada pelo desejo de criar um impacto positivo nas cidades do interior que, na maioria das vezes, são carentes de recursos e oportunidades. “O projeto nasceu a partir de uma cooperativa que, ao abrir uma agência, principalmente no interior teve algumas necessidades”. Aifa explicou que a ideia foi muito bem aceita. “As crianças amam, e o espaço virou um ponto de encontro da cidade, mais do que da cooperativa. Ele pertence à comunidade”, pontuou.

Como presidente do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Ramos, que recebeu o prêmio ouro na categoria Comunicação Coop, com o case Donas do Negócios Sicredi, destacou que o projeto premiado foi impulsionado pelo compromisso de promover a inclusão feminina no mundo corporativo. “A motivação foi incluir a mulher empreendedora no universo dos negócios. Atuamos em Mato Grosso do Sul, Tocantins e Oeste da Bahia e desenvolvemos as comunidades locais com o objetivo de gerar impacto econômico direto para essas mulheres. Estamos extremamente satisfeitos com o reconhecimento do prêmio, que nos proporcionou a oportunidade de apresentar os resultados desse trabalho em três estados. É uma alegria imensa ver o impacto positivo desse projeto”.

Erineo Hennemann, presidente da Certel, celebrou o troféu do case Até o último associado, na categoria Intercooperação. Para ele, o prêmio representa um motor de fortalecimento para o cooperativismo como um todo. “A troca de experiências e o suporte mútuo entre cooperativas geram avanços significativos na gestão e nos resultados alcançados. Sem dúvida nenhuma, a intercooperação faz com que o modelo de gestão das cooperativas evolua muito”.

Como presidente do conselho de administração do Sicoob Coopemata, Cesar Augusto, destacou o orgulho e a satisfação pelo primeiro lugar na categoria Desenvolvimento Ambiental, com o case Transformação Sustentável: Neutralização de CO₂ e Reflorestamento para um Futuro Verde. Segundo ele, o prêmio é reflexo do compromisso coletivo com a sustentabilidade, tema central para o futuro das cooperativas e da sociedade. “Receber o ouro e celebrar é muito importante, não só pela participação da Coopemata, mas pelo conteúdo do projeto, que é sustentabilidade, um tema extremamente atual. Nos sentimos orgulhosos de demonstrar a relevância de zerar a emissão de CO₂. O projeto envolveu todos os nossos cooperados, especialmente as empresas, e nosso objetivo é inspirar e replicar essa ideia”.

Márcia Ramos, presidente do conselho do Sicoob Cooesa, se emocionou ao receber o prêmio principal na categoria Cultura Cooperativista, com o case Cooperativa Mirim Marajoara. Ela destacou a importância do projeto premiado e seu impacto na comunidade ribeirinha do Marajó. Para ela, a iniciativa é um marco não apenas para sua cooperativa, mas para toda a região. “O que esperamos com esse projeto é impactar a comunidade por meio da educação. Alcançamos crianças que, muitas vezes, nunca tiveram a oportunidade de pegar em um livro. É uma educação que transforma, que agrega valor e que impacta vidas. Temos a missão de levar o cooperativismo para o estado do Pará, impactando positivamente até mesmo as comunidades mais distantes, como as do Marajó”, descreveu Márcia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.