Na tarde desta quinta-feira, 23, foram anunciados os vencedores da região Sul do Prêmio Finep de Inovação 2025. Iniciativas da comunidade Tecnopuc e da PUCRS estão entre as premiadas: a ProspectaBio, vinculada ao Tecnopuc Celeiro Hub, conquistou a categoria Deep Tech; o Centro Tecnológico Randon foi reconhecido em Transformação Digital da Indústria para Ampliar a Produtividade; e a PUCRS venceu na modalidade Complexo Econômico e Industrial da Saúde com um projeto do InsCer – Instituto do Cérebro. Projetos da Regenera Moléculas do Mar também ficaram entre os finalistas.
“O Prêmio Finep é uma referência em termos de inovação no país. Em nossa Universidade e no Tecnopuc, temos diversas parcerias e projetos apoiados pela Finep, do Tecnopuc ao Labelo, do InsCer a diversas empresas do nosso ecossistema. Em especial o reconhecimento da ProspectaBio na categoria Deep Techs é muito relevante, pois as deeep techs são hoje uma prioridade no processo de geração de novos empreendimentos no Tecnopuc, envolvendo ciência de alto nível e transformação deste conhecimento em valor para a sociedade”, declara Jorge Audy, superintende de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc.
Mais de 3 mil propostas são apoiadas pela Finep em todo o Brasil. Destas, 115 foram selecionadas para a premiação – três finalistas por categoria em cada região. Em primeiro lugar na categoria Deep Tech, a ProspectaBio desenvolve soluções biotecnológicas para o agronegócio, focando na melhoria da eficiência e na extensão da vida útil de bioinsumos agrícolas. Na cerimônia de premiação, realizada na sede da FIESC – Federação das Indústrias de Santa Catarina, em Florianópolis, a empresa foi representada por Lídia Mariana Fiuza, sócia-fundadora e CEO, e por Harry Luiz Pilz Júnior, pesquisador e sócio que foi orientado por Lídia durante a Iniciação Científica na graduação.
O projeto premiado trabalha no desenvolvimento de bioinsumos polifuncionais para a agricultura regenerativa, contemplando controle biológico, bioestimulação vegetal e regeneração do solo em uma única solução. “Esse reconhecimento reafirma que nós fizemos a escolha correta com a abertura do nosso CNPJ, em 2021, e com nossa integração ao ecossistema Tecnopuc, que impulsiona tudo isso que nós temos conquistado”, comemora Lídia. Composta por uma equipe diversa de pesquisadores, a ProspectaBio é resultado de mais de 30 anos de dedicação à ciência integrados às necessidades do mercado e da sociedade. “A nossa complementaridade traz uma pesquisa da bancada para as formulações do agro que já estão sendo registradas na Safra 25/26. São cinco produtos multifuncionais para agricultura regenerativa e até o final do projeto, em 2029, nós devemos totalizar minimamente dez produtos”, afirma a CEO da ProspectaBio.
Com o Projeto Olimpo, premiado na categoria Transformação Digital da Indústria para Ampliar a Produtividade, o Centro Tecnológico Randon amplia sua infraestrutura para acelerar a validação de veículos com sustentabilidade e segurança. A estrutura integra durabilidade virtual e experimental com emissão zero de carbono, fortalece a indústria nacional com testes de segurança passiva inéditos no Brasil e incorpora uma plataforma para ADAS (sistemas de assistência ao condutor), validando frenagem autônoma, detecção de pedestres e permanência em faixa.
A PUCRS conquistou na modalidade Complexo Econômico e Industrial da Saúde com a Plataforma Alvo-Específica para Edição Gênica em Neurônios com Mutação no Gene mTOR de Portadores de Epilepsia e Deficiência no Neurodesenvolvimento, desenvolvida pelo InsCer, que visa abrir caminho para um tratamento mais eficaz e personalizado para pacientes com epilepsia refratária e deficiências do neurodesenvolvimento associadas, bem como para outras patologias que utilizam a via mTOR, tais como câncer, doenças raras e autismo. O Instituto também foi finalista da categoria Infraestrutura de P&D em ICTs com o Centro Temático em Taupatias, voltado ao diagnóstico precoce e monitoramento da Doença de Alzheimer e outras taupatias.
Já a Regenera Moléculas do Mar, deep tech que explora a rica biodiversidade marinha do Brasil para desenvolver soluções inovadoras ficou entre as três melhores da região Sul nas categorias Cadeias Agroindustriais Sustentáveis e Bioeconomia, Descarbonização, Transição e Seguranças Energéticas.
A próxima etapa regional do Prêmio será realizada em Recife, no dia 17 de novembro, reunindo os projetos da Região Nordeste. Os vencedores de cada etapa disputarão os troféus nacionais em cerimônia marcada para dezembro, no Palácio do Planalto, em Brasília.
 
								 
								 
													 
								 
								 
								 
								 
             
             
             
             
             
             
             
             
             
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								