Créditos: Adriano Rosa da Rocha

Prefeitura de Esteio e Sicredi firmam parceria para cooperativismo em escola

Na manhã desta terça-feira (7), a Prefeitura de Esteio e o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) Origens RS firmaram uma parceria para início do Programa Cooperativa Escolar na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Edwiges Fogaça, no Bairro Parque Amador.

O documento que formaliza a união foi assinado pelo prefeito Felipe Costella e pelo presidente do Sicredi Origens RS, Ronaldo Sielichow, em ato no Gabinete do Prefeito.

No encontro, o prefeito Felipe Costella destacou que ações voltadas ao desenvolvimento dos estudantes são sempre motivadoras. “São eles que têm o poder e o potencial de mudar o futuro”, disse. “Nós sabemos que educação se faz com qualidade técnica e com investimento. Nós estamos aqui plantando ações para que lá na frente possamos colher os resultados”, ressaltou.

Para o diretor da Emeb Edwiges Fogaça, Marcelo Azevedo, trazer a experiência cooperativa para as escolas é fundamental. “O cooperativismo é, também, uma ferramenta importante de inclusão social, de ampliação e repertório dos indivíduos que são envolvidos”, destacou.

Também participaram da ação, a titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Rosemary Kennedy, e, representando o Sicredi, a analista de projetos sociais Carine Neves, a jornalista Luciane Echevarria, o gerente regional Ademir Dallagnol e a gerente da agência esteiense, Juliana Fischer.

Programa Cooperativa Escolar

As atividades da Cooperativa na Emeb Edwiges Fogaça serão realizadas no contraturno escolar e contarão com a participação de alunos na faixa etária dos 11 aos 15 anos. Os jovens aprenderão como constituir a cooperativa, elaborar o estatuto social e fazer o fluxo de caixa, além das rotinas administrativas necessárias para o andamento do projeto, entre outros assuntos. O objetivo é desenvolver a educação financeira, o empreendedorismo social e a inclusão nas crianças e adolescentes.

Para início das atividades, serão necessários 20 estudantes inscritos. A escola já conta com 14 alunos confirmados. A ação terá um professor-orientador da escola, que receberá formação necessária para realização do programa e assessoria pedagógica do Sicredi. Os estudantes poderão escolher se querem trabalhar com um produto ou serviço. Se for do interesse do grupo, é possível construir, através da cooperação de todos, o objeto de aprendizagem da cooperativa para comercializá-lo futuramente.

A previsão é de que a Cooperativa Escolar tenha início ainda em outubro.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.